20 sites e apps que vão ajudar a organizar suas viagens!

Eu adoro planejar minhas viagens! Pra mim é um jeito de já ir conhecendo o lugar e viajar antes mesmo de pegar o avião, mas eu entendo que tem gente que não gosta, pois as vezes pode ser cansativo e complicado, por ser uma tarefa que exige muita pesquisa e planejamento.

Não importa em que grupo você está, dos amantes de planejamento de viagem ou dos que preferem delegar essa tarefa, o Listas resolveu compartilhar com vocês os aplicativos e sites que usamos para planejar as nossas viagens e que podem, no mínimo, deixar essa tarefa um pouco mais prática!

TRANSPORTE

Skyscanner (voos)

Esse site é o meu preferido para busca de voos. Ele faz uma compilação entre vários sites comparativos de voos (Lastminute, Opodo, Edreams, etc.) e também de todas as cias aéreas, o que o torna super completo!

Vale alertar que o preço que é mostrado inicialmente nos resultados da pesquisa nem sempre é o preço final, pois muitas vezes ele te redireciona para sites comparativos que costumam cobrar uma taxa de serviço. Então na maior parte das vezes eu faço a pesquisa nele e acabo escolhendo os voos que posso comprar diretamente pela cia aérea (com a diferença que assim eu ja pesquisei e sei que estou pagando o melhor preço).

Prefere viajar de trem?

Rail Europe

Esse é um dos sites mais conhecidos e muito utilizados por turistas na Europa. A vantagem do Rail Europe é que ele tem uma versão em português e que faz uma compilação entre todos os sites nacionais de trem. Se você busca facilidade vale a pena!

No entanto, ele nem sempre mostra as melhores tarifas que você poderá encontrar diretamente no site das operadoras de trem de cada país (exemplos: SNCF e Thalys na França, RENFE na Espanha, SBB na Suíça e Deutsche Bahn na Alemanha) . Então se você procura as melhores tarifas, vale a pena pesquisar um pouco mais.

rail europe
Crédito Foto: Site Travelweek

Skyscanner (aluguel de carro)

Além de ser um site comparativo para voos, o skyscanner também tem um serviço de comparação de tarifas de aluguel de carro. No final das contas eu sempre acabo fazendo a reserva diretamente no site da empresa, mas gosto de usar esse site para ter uma noção dos preços antes de fazer a minha escolha.

Blablacar

Esse é um site de carona que funciona super bem aqui na Europa. Você seleciona de onde está saindo e para onde está indo, em qual data e a quantidade de pessoas e o site identifica quem estará fazendo esse trajeto no mesmo momento e quanto essa pessoa vai te cobrar pela “carona”. Bom para quem está viajando sozinho e com flexibilidade de datas!

blablacar
Site Blablacar.co.uk

HOSPEDAGEM

Booking

Depois que você já comprou suas passagens, agora é a hora de reservar seus hotéis! Para mim o melhor e mais completo site para reserva de hotéis é o Booking, pois é o que geralmente me mostra o maior número de opções.

Mas fique esperto! Em alguns casos os sites dos hotéis ainda tem tarifas melhores, então verifique antes de fazer sua reserva. Quer uma dica para facilitar sua busca no meio de tantas opções? Eu sempre filtro considerando: nota do estabelecimento (claro que vai depender do nível de qualidade que você está buscando, mas eu costumo escolher a partir de 8), distância do centro e preço. Isso já facilita muito!

Airbnb

Se você não quer ficar em hotel e busca algo mais “cozy”, uma das alternativas é usar o Airbnb. Já muito conhecido por viajantes, esse site permite que você alugue um apartamento ou casa por alguns dias ou pequena temporada direto com o proprietário.

O legal é que, normalmente por um preço melhor, você garante um nível de conforto maior do que se estivesse num hotel ou no mínimo se sentirá mais “em casa”.

IMG_8774
Nosso apartamento na capital islandesa…

Nas últimas vezes que fiz a comparação entre o preço de hotel e Airbnb, esse ultimo não valeu a pena, mas acho que porque eram estadias de 1 ou 2 dias. Então na minha experiência esse site é uma boa opção quando você planeja ficar a partir de 3 dias na cidade (até porque o processo de pegar chave, devolver chave pode ser meio chato/demorado) e também quando se está viajando em mais de 2 pessoas.

Uma grande sacada que esse site teve recentemente foi de oferecer “experiências”, que vão te permitir conhecer a cultura local de uma outra forma, como por exemplo jantar na casa de algum local e comer comida típica da região. Muito legal!

Couchsurfing

Outra opção para hospedagem (que eu nunca usei, pois dificilmente viajo sozinha, mas tenho amigos que já usaram e indicam!). Esse site permite que você se conecte com pessoas que disponibilizam um quarto ou uma cama/sofá-cama para receber viajantes.

A vantagem é que além de você não pagar nada por isso, ainda se hospeda na casa de um nativo, que poderá te dar dicas sobre a cidade e cultura local.

Trivago

O Trivago é atualmente o maior comparador de preços de hotéis do mundo!

Ao inserir os critérios de hotel que procura, como localização, número de estrelas e preço, o site apresenta uma seleção de hotéis que respeitam esses critérios pelo melhor preço. Ao clicar numa oferta, você é direcionado para o site de reserva escolhido, onde pode concluir a reserva.

PLANEJAMENTO DA VIAGEM

Google Trips

Agora que você já comprou suas passagens e reservou seu hotel, é hora de começar a planejar seus roteiros em cada lugar e o aplicativo Google Trips pode te ajudar muito nisso!

Ele consegue identificar, a partir do seu e-mail e mensagens, as datas das suas viagens e as suas reservas de hotel e consolidar tudo nesse aplicativo. Além disso ele te mostra as principais informações do lugar para onde você está indo (aeroportos, telefones úteis, etc), assim como opções de roteiros, lugares para visitar e os programas mais populares dos viajantes.

Kayak

Por meio do site do serviço e dos aplicativos para AndroidiOS e Windows Phone, é possível pesquisar ofertas para qualquer destino, tanto de hospedagem quanto cias aéreas, além de centenas de agências e operadoras de turismo.

Porém, o mais interessante na minha opinião em relação ao Kayak é poder utilizá-lo como uma ferramenta para consolidar todas as informações da viagem. Você abre uma nova viagem no site/app e inclui os bilhetes de transporte, as reservas de hospedagem e até o roteiro que pretende fazer. Ainda por cima é possível compartilhar o conteúdo com outras pessoas que vão viajar com você.

O bacana é que todo histórico da viagem fica salvo no site/app, então quando alguém perguntar onde você ficou hospedado há anos atrás onde quer que seja, é só consultar as informações daquela viagem no Kayak.

TripHobo

É uma plataforma de planejamento de viagens super inteligente, que calcula as distâncias entre as atrações que pretende visitar, assim como sugere o tempo de visita em cada uma delas com base no tempo médio que os visitantes costumam gastar nelas.

Além de fornecer dicas de atrações, o site sugere ainda acomodações e passeios com valor fechado e ajuda a calcular a despesa total da viagem.

É ideal pra quem gosta de planejar a viagem nos mínimos detalhes e assim como o Kayak também é possível compartilhar com os amigos.

Google Maps e Maps.me

Ambos sites podem te ajudar tanto na organização da viagem como (e principalmente) na viagem em si. Na parte de organização vai te ajudar a pesquisar a distância entre os lugares e qual o melhor roteiro a seguir e na viagem será seu melhor amigo para te guiar pela cidade.

Através deles é possível acessar arquivos de mapas de praticamente qualquer lugar, desde que tenha feito download anteriormente – já que ele não precisa de conexão com a Internet para trabalhar.

google maps
Parte do nosso trajeto na Islândia traçado utilizando Google Maps

Dica: com eles é possível baixar os mapas offline, o que facilita muito se você não tiver acesso à internet o tempo todo. Para fazer isso é simples: abra seu aplicativo, vá em menu, selecione a opção mapas offline e baixe a área no mapa que quer ter acesso offline.

Assim como o Google Maps, a grande vantagem do Maps.me é fazer o download dos mapas necessários quando estiver conectado no Wi-Fi, os mapas são super compactados e ocupam pouco espaço na memória do dispositivo.

Tripadvisor

Esse site pode te ajudar muito antes e durante a sua viagem para pesquisar sobre programas, lugares, restaurantes, tudo graças à avaliação de outras pessoas que já passaram por essa mesma experiência.

CONTROLE FINANCEIRO DE VIAGENS

Tricount e Splitwise

Sabe quando você viaja em grupo e começa a virar uma confusão controlar as despesas durante a viagem para depois dividir por igual entre todos? Pois o Tricount e o Splitwise são dois aplicativos que surgiram para sanar esse problema!

Ambos são gratuitos e tem o objetivo de organizar e dividir as despesas entre os amigos. Basicamente funciona da seguinte maneira: a cada nova despesa é preciso registrá-la no app, informar quem foi o responsável por ela, ou seja, quem pagou a despesa e quem são as pessoas do grupo que devem dividir tal custo.

O objetivo é que no final da viagem as pessoas possam pagar umas às outras o que devem em uma única vez e não fazer diversos pagamentos pequenos, o que geralmente causa muita confusão.

UTILITÁRIOS DE VIAGEM

Google Tradutor

Não vai te fazer falar uma nova língua mas pode quebrar um galho, seja para obter alguma informação ou para entender o que está escrito no metrô ou mesmo nas embalagens dos produtos no supermercado. Muito útil!

Google Photos

Esse aplicativo é indispensável para quem registra muitos momentos durante as viagens!

O Google Photos é um serviço de armazenamento de fotos e vídeos e permite armazenar gratuitamente na nuvem imagens de até 16 MP e vídeos em resolução full HD. Além disso ele mesmo cria histórias, filmes e busca fotos por locais, temas e pessoas.

No fim de cada dia de viagem, de preferência conectado à internet, é só clicar em “Assistente” para subir as fotos e depois de concluído clicar em “Liberar espaço”. Feito isso, é só ir nas fotos do celular para excluir todas as fotos que já estarão armazenadas na lixeira.

E ainda fica melhor…sabe quando você viaja com mais pessoas ou quer compartilhar as fotos da viagem com amigos? Então, no Google Photos é possível criar álbuns compartilhados, assim fica tudo na nuvem e seu celular com espaço livre para continuar tirando muitas fotos durante a viagem.

ONDE COMER

The Fork

Essa dica é para os “gourmets” de plantão! Aqui na França chama La Fourchette, mas o nome pode variar para outros países. Nele você consegue pesquisar os melhores restaurantes locais e fazer reserva diretamente pelo aplicativo para a maioria deles.

fork

Eu uso muito aqui em Paris e quando estou viajando e quero ir em algum restaurante gostoso.

Foursquare

Esse é outro aplicativo interessante para quem gosta de comer! O Foursquare recomenda lugares interessantes, como bares e restaurantes próximos ao local onde você se encontra.

Dá pra escolher por especialidade, por faixa de preço e é possível ver as avaliações de outros usuários que já visitaram os estabelecimentos. Vale super a pena!

Espero que essas dicas ajudem vocês no planejamento das suas próximas viagens!

Caso você conheça algum outro site ou aplicativo que usa na organização da sua viagem, conta pra gente!

Bio Zilka Saleh
WhatsApp Image 2017-12-09 at 14.07.43Oi! Eu sou a Zilka! Nasci e vivi em São Paulo minha vida toda até que uma (baita) oportunidade me trouxe para trabalhar em Paris no final de 2015. Desde que me mudei para Paris me descobri apaixonada por viagens e gastronomia e procuro constantemente explorar cada cantinho da Cidade Luz, essa cidade tão linda que tenho o privilégio de chamar de “casa”. O que mais gosto de fazer em Paris? Difícil escolher entre tantas coisas, mas estou sempre procurando explorar a cultura francesa, conhecer cantinhos novos e, claro, provar da culinária local! Lugares e coisas que estão na minha lista? Ver a aurora boreal, explorar todos os cantos da Toscana e conhecer o Japão!

Anúncios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.