5 restaurantes franceses em Paris queridinhos pelo Listas!

Eu quero começar dizendo que a lista de bons restaurantes em Paris é quase infinita! (sério!!!) Mas depois de morar um tempo na cidade você começa a descobrir alguns endereços que se tornam seus “coups de coeur” (“amor à primeira vista” em francês) e que você quer voltar sempre!

A ideia é poder compartilhar com vocês alguns dos restaurantes franceses que eu tive o prazer (e sorte!) de conhecer e que tenho certeza de que vocês também vão gostar!

Bon appetit!

1) BRASSERIE THOUMIEUX

A Brasserie Thoumieux fica no 7ème arrondissement, dentro de um hotel do mesmo nome e eu já te aviso: é amor à primeira vista pelo salão decorado em estilo “belle époque”, todo espelhado.

O chef é Sylvestre Wahid, que é também chef de um outro restaurante chamado Sylvestre no mesmo endereço (no 2° andar) e que tem nada mais nada menos do que 2 estrelas Michelin.

Thomieux
Restaurante Brasserie Thoumieux – crédito foto: site The Fork

A comida é francesa moderna e com opção de pratos para todos os gostos: peixe, frutos do mar, carne (e até hambúrguer). Tem também a opção de brunch aos domingos 😉

A comida é deliciosa então você pode ir tanto para almoço ou jantar, mas como o salão é fechado acho que ele é ideal para uma noite de dia frio, porque é bem aconchegante.

No entanto, se você for na hora do almoço, pode aproveitar para passear pela Rue Saint Dominique, cheia de boutiques ou andar até a rue Cler, cheia de charme com suas brasseries com terraços e lojas de frutas, queijos, vinhos, etc.

Melhor reservar com antecedência!

2) LE HIBOU

O Le Hibou pra mim é um restaurante coringa, ou seja, para toda hora! Super bem localizado no 6ème arrondissement, no quartier de Saint Germain, ele é ótimo para qualquer hora do dia, todos os dias da semana! Ele é ideal para um café, para um drink, (boire un verre como dizem os franceses), para beliscar algo rápido ou para um jantar em casal ou amigos.

A comida é muito gostosa, mas o charme desse restaurante está mesmo em sentar em uma das suas mesinhas redondas estilo parisiense no seu terraço, que fica aberto mesmo no frio (com os aquecedores que nos salvam). A noite ele fica ainda mais charmoso, com as luzes de decoração acesas que tornam o ambiente ainda mais agradável.

le hibou novo
Restaurante Le Hibou – crédito foto: site Paris Frivole

Prove a alcachofra como entrada! Ela é deliciosa!

3) LES EDITEURS

Não longe do Le Hibou fica esse restaurante tradicional, no meio do quartier mais literário de Paris!

Les Editeurs é um restaurante, brasserie, café, salão de chá e também uma biblioteca! Sim! Sua decoração, com suas poltronas aconchegantes em couro, além de suas estantes cheias de livros nos faz sentir no mundo dos escritores franceses.

les editeurs
Restaurante Les Editeurs – crédito foto: site The Fork

Lugar muito charmoso, com comida gostosa e com uma das minhas sobremesas preferidas de Paris: um tipo de “petit gateau” deliiiciooosooo que nesse restaurante eles chamam de “Minute de Chocolat Noir”. Pode pedir, você não vai se arrepender!

4) POTTOKA

Todos os amigos que eu levo nesse restaurante ficam apaixonados, não pelo ambiente em si, que não tem nada de especial: um pequeno salão, moderno, clean…mas  pela comida, que aqui tem um papel de destaque! Já provei alguns cardápios de estações diferentes e nunca me decepcionei.

pottoka
Restaurante Pottoka – crédito foto: site Pottoka

É realmente muito bom, da entrada à sobremesa, ou melhor, da entrada à conta, pois pelo nível de qualidade, não é um restaurante caro. O que é um achado em Paris!

O Pottoka fica no 7ème arrondissement e quando estiver lá você pode aproveitar para conhecer a pequena praça onde se encontra o famoso restaurante “La Fontaine de Mars” onde Obama jantou em uma das vezes que esteve em Paris.

Como o salão é pequeno e a demanda é grande, é indispensável reservar com antecedência!

pot 2
Salão clean do Pottoka

5) TOMY & CO

Descobri o Tomy & Co sem querer (fica do lado do meu trabalho e um dia resolvi provar) e como achei a comida muito boa fui pesquisar e vi que se tratava de um restaurante “branché” (da moda, em francês) que todos os franceses fãs de boa comida estavam loucos para conhecer!

tomy
Restaurante Tomy & Co – crédito foto: site Paris Capitale

O ambiente é agradável e moderno e quem comanda a cozinha é o chef Tomy Gousset que tem uma formação em business mas que resolveu largar tudo para estudar gastronomia e que depois de algumas experiências em restaurantes na França e nos Estados Unidos resolveu abrir seu próprio restaurante. Aparentemente está dando super certo e ele tem recebido muitos prêmios de “jovem talento”.

Claro que existem inúmeros outros restaurantes em Paris, sem falar nos restaurantes de chefs famosos e estrelados, mas aqui a ideia é compartilhar com vocês os que já fomos, testamos e gostamos! E claro que nossa busca por novos endereços continua…

E caso você tenha alguma indicação também pode compartilhar com a gente! Vamos testar com prazer!

Bisous!

Bio Zilka Saleh
WhatsApp Image 2017-12-09 at 14.07.43Oi! Eu sou a Zilka! Nasci e vivi em São Paulo minha vida toda até que uma (baita) oportunidade me trouxe para trabalhar em Paris no final de 2015. Desde que me mudei para Paris me descobri apaixonada por viagens e gastronomia e procuro constantemente explorar cada cantinho da Cidade Luz, essa cidade tão linda que tenho o privilégio de chamar de “casa”. O que mais gosto de fazer em Paris? Difícil escolher entre tantas coisas, mas estou sempre procurando explorar a cultura francesa, conhecer cantinhos novos e, claro, provar da culinária local! Lugares e coisas que estão na minha lista? Ver a aurora boreal, explorar todos os cantos da Toscana e conhecer o Japão!

Anúncios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.