Do lado oeste de Milos fica o lugar mais famoso da ilha grega, Kleftiko, repleto de formações rochosas em tons de branco que contrastam com as águas esverdeadas e cristalinas do Mar Egeu.

O nome Kleftiko significa “esconderijo de ladrões”, pois diz a lenda que lá era o local onde os piratas se escondiam, já que há muitas grutas.


Dizem que até é possível chegar lá por terra, porém não é recomendado. Se você olhar o mapa da ilha abaixo, vai ver que as estradas asfaltadas (linha vermelha) não chegam na parte oeste da ilha, onde fica Kleftiko.
Além disso, não há cobertura de seguro para os veículos que se aventuram nas estradas de terra na região

Ou seja, a única maneira de chegar tranquilamente em Kleftiko é de barco.
Diariamente saem muitos do Porto de Adamas, onde operam diversas empresas. Vale a pena fazer uma pesquisa prévia pra ver qual tem mais seu perfil, pois há diferença nas rotas e também nos valores.
Pra ter uma ideia, os preços variam mais ou menos de 22 a 70 euros!
Antes de passear a noite pelo Porto de Adamas, onde ficam os funcionários das empresas apresentando cada um seu pacote, fizemos então uma pesquisa rápida na internet e no Trip Advisor.
Descobrimos então a empresa POLCO SAILING CRUISES, super bem avaliada e que tem um diferencial, oferece passeios mais privativos, já que eles levam no máximo 10 pessoas no barco. Gostamos dessa ideia, pois não gostamos de muvuca!

O barco sai do Porto de Adamas e chega em Provatas ou o inverso, sendo que os trechos em terra de ida ou retorno são oferecidos por eles (trajeto de carro de 10 minutos).
Pagamos 70 euros para o passeio com a Polco (fora de alta temporada é um pouco mais barato), porém tinha comida e bebida inclusa (e de qualidade!).

Os funcionários são super simpáticos e no final do dia todo mundo já sabe o nome de todo mundo…

O barco tem velas, por isso se o tempo estiver favorável, eles as utilizam durante um tempo! Também tem uma rede, onde você pode descansar quando o barco estiver ancorado.
Eles fazem diversas paradas para mergulho, oferecem pés de pato, máscaras, bóias, contam as histórias dos lugares por onde passamos e servem comidas e bebida típicas da ilha.

Apesar de ter umas 4 paradas pra mergulho, o passeio tem dois pontos de destaque: Kleftiko, onde temos tempo pra nadar tranquilamente e depois entrar nas cavernas com um bote inflável pequeno.


E Sykia, a maior caverna de Milos, onde tem uma pequena praia.

Em diversos momentos, durante o passeio, o pessoal da Polco tira fotos da gente dentro da água com uma máquina a prova d’água e depois mandam por e-mail.
Foi uma experiência incrível, e mesmo pagando um pouco mais caro que os demais, achamos que valeu muito a pena!
Dá play pra ver como foi nosso passeio de barco em Milos:
Vale a pena saber que:
- Várias empresas que cobram mais barato não servem comida e bebida, você precisa pagar por elas. Outras até incluem, mas ouvimos dizer que nem sempre é de qualidade. Ou seja, cuidado para o barato não sair caro!
- A maioria das empresas oferece opção de rota que dá volta na ilha toda! Sinceramente, não sei como é possível dar a volta na ilha toda em 1 dia…sei que é viável, mas deve ser extremamente cansativo, pois você passa o dia todo olhando a paisagem de dentro do barco…Não que a paisagem não seja linda, mas imagino que seja bem monótono, portanto, pense bem!
Leia também:
+ Milos, a autêntica experiência grega
Bom passeio,
Melissa.
Que delícia de passeio! Muito apelativo e excelentes fotos!
Muito obrigada Dulce, foi realmente uma delícia! Abs