Milos, a autêntica experiência grega

Imagine o cenário: uma ilha com dezenas de praias repletas de formações rochosas multicoloridas, águas cristalinas, um barulho constante de cigarras, poucos turistas – a maioria gregos, restaurantes deliciosos, povo simpático…

IMG_4247
Vilarejo de pescadores klima

Milos, como nenhum outro lugar, conseguiu me transportar para as férias na praia com a minha família quando eu era criança, uma delícia!

IMG_4001
Milos

Apesar de fazer parte das ilhas Cíclades, próxima das famosas Santorini e Mykonos, Milos “ainda” não sofreu os efeitos do turismo massificado, o que permite ao visitante se encantar com sua simplicidade e viver uma autêntica experiência grega.

DCIM105GOPRO
Com ou sem emoção?

Apesar da última erupção ter ocorrido há mais de 60 mil anos, essa ilha de 150 km² localizada no Mar Egeu ainda dá sinais de intensa atividade vulcânica, o que resulta numa ilha montanhosa repleta de belíssimas paisagens.

IMG_3926

A ilha de 5.000 habitantes ainda é conhecida por ter sido nela que descobriram em 1820 a estátua de Afrodite, a “Vênus de Milos” exposta hoje no Museu do Louvre em Paris.

O QUE VER?

Tem muita coisa interessante em Milos, praias lindas, ruínas históricas, vilarejos de pescadores, museus…

mapa Milos

KLEFTIKO

A principal atração de Milos é a enseada de Kleftiko, famosa por suas águas cristalinas e incríveis formações rochosas repletas de grutas.

IMG_3812
Kleftiko
IMG_3811
Kleftiko

Kleftiko significa “esconderijo de ladrões”, pois diz a lenda que lá era o local onde os piratas se escondiam.

DCIM102GOPRO
Grutas de Kleftiko

Pra chegar lá, somente de barco (até tem quem consiga ir por terra, mas não é recomendável), por isso há diversas empresas oferecendo o passeio no Porto de Adamas.

Os preços variam muito, assim como o trajeto, por isso resolvi compartilhar essa experiência com vocês em outro post com todos os detalhes 😉 Clique aqui pra conferir!

IMG_3808
Kleftiko

DCIM102GOPRO

PRAIAS

No total há 75 praias em Milos, mas lógico que algumas delas se destacam.

As principais são:

FYRIPLAKA

Elegemos essa como nossa praia preferida de Milos!

IMG_7449
Fyriplaka – minha praia preferida em Milos!

Tem um visual lindo, areia fina, água menos fria que as demais praias e um público mais jovem.

IMG_3974
Fyriplaka
DCIM103GOPRO
E a transparência da água? É assim em todas as praias…

Tem um bar/restaurante e aluguel de cadeiras com guarda-sol (conjunto de 2 cadeiras + guarda-sol por 6 euros/diária). É possível acessá-la de ônibus a partir de Adamas.

IMG_4005

TSIGRADO

Essa é uma das praias mais famosas da ilha, não só por sua beleza, mas principalmente pela dificuldade de acesso.

DCIM103GOPRO
Tsigrado

Fica bem ao lado de Fyriplaka, tanto que é o mesmo ônibus para chegar nessas duas praias. A dificuldade é acessar de fato a praia, a pequena faixa de areia entre os rochedos.

IMG_4038
Tsigrado

É preciso descer um pequeno trecho segurando numa corda e depois descer uma escada íngreme entre dois rochedos por uma passagem hiper estreita.

IMG_4026
Um casal se preparando pra descer…

Nos contentamos em ver a praia lá do alto e não quisemos enfrentar a tal escada…rs

 

IMG_4036

PROVATAS

Outra praia de areia fina, numa cor meio dourada forte e algumas árvores que ajudam a fazer uma sombrinha…

IMG_7376
Provatas
IMG_3661
Provatas

A água, como sempre, super cristalina!

DCIM101GOPRO
Provatas
IMG_3672
Provatas

Tem um restaurante e estrutura de aluguel de cadeiras + guarda-sol. É possível acessá-la de ônibus a partir de Adamas.

PALIOCHORI

Apesar de ser uma praia de pedras, a elegi como minha segunda praia preferida em Milos.

IMG_4353
Paliochori

Os rochedos multicoloridos formados a partir da combinação de diferentes minerais e o mar forrado de pedrinhas coloridas propiciam um visual lindo!

DCIM105GOPRO
Paliochori

DCIM105GOPRO

 

 

Tem restaurantes e bares e várias estruturas de cadeira + guarda-sol para aluguel (a partir de 8 euros/diária). É possível acessá-la de ônibus a partir de Adamas.

Também oferecem equipamentos para a prática de esportes aquáticos.

IMG_4325

FYROPOTAMOS

Essa praia toda cercada por casinhas coloridas de pescadores é uma graça!

IMG_4128
Fyropotamos

Vale a pena caminhar por umas ruínas do lado direito da praia de onde se tem um visual lindo!

A praia é um misto de areia e pedrinhas, mas pra entrar no mar há várias pedras grandes. Muita gente tava entrando no mar com dificuldade – inclusive eu, porque não é lá muito confortável. Depois de atravessar essa faixa de pedras maiores, você chega numa parte que dá pé e é de areia.

IMG_4064
Linda Fyropotamos

Não tem estrutura nenhuma de restaurante ou aluguel de cadeiras, porém se você chegar pela manhã consegue estender uma toalha entre um conjunto de árvores que oferece uma sombrinha deliciosa.

IMG_4102
Sombra e água fresca 🙂

Não é possível chegar lá de ônibus.

PAPAFRAGAS

É uma pequena praia, dessas que tem uma faixa de areia minúscula e encrustada entre uns rochedos altos de cor cinza claro.

IMG_4409
Papafragas

Dá pra nadar numas cavernas formadas sobre as rochas, mas atenção se você for claustrofóbico, só de olhar fiquei incomodada com a ideia.

IMG_4405
Papafragas

Não é uma praia pra passar o dia, mas sem dúvida nenhuma vale a pena passar pelo menos pra conhecer. Chegamos lá no início da noite, a caminho de Pollonia, e descobrimos que é um lugar fantástico pra ver o por-do-sol, não tinha uma alma viva, e o visual é maravilhoso!

IMG_4411
Pôr-do-sol em Papafragas

IMG_4417

Não é possível chegar lá de ônibus.

SARAKINIKO

Outra praia bem famosa da ilha…

IMG_3631
Sarakiniko

Ganhou o apelido de “praia lunar” porque no lugar de areia há formações rochosas num tom branco brilhante que faz parecer mesmo que estamos em outro planeta.

IMG_3640
Sarakiniko e seu visual lunar

A praia, propriamente dito, é uma minúscula faixa de areia espremida entre duas rochas, por onde entra água do mar e forma uma espécie de piscininha natural.

IMG_3633
Praia de Sarakiniko
IMG_3643
Sarakiniko

Como o espaço ali é pequeno, a solução que os visitantes encontram é esticar a toalha nas pedras, o que não é lá muito confortável. Além disso, não tem sombra a partir das 12h.

IMG_3658
Sarakiniko

O visual é realmente lindo, vale a pena caminhar por lá pra tirar várias fotos. Porém, não achei confortável pra passar o dia, é mais pra conhecer e depois partir pra outra.

IMG_3648
Sarakiniko
IMG_3653
Sarakiniko

Tem uma vendinha de comidas bem pequena na entrada da praia, bem em frente ao ponto de ônibus que vem de Adamas. Não tem nenhuma estrutura de aluguel de cadeiras.

RUÍNAS HISTÓRICAS E VILAREJOS DE PESCADORES

Em KLIMA ficam diversas casinhas coloridas, bem típicas da ilha e também ruínas da cidade antiga, que foi o primeiro porto de Milos.

IMG_4219
Klima

É possível visitar as ruínas de um antigo teatro romano, assim como de duas acrópoles, o monte do Profeta Elias e Pyrgaki. Foi aí que a famosa Vênus de Milos teria sido encontrada em 1820.

Outro lugar de importância histórica é FILAKOPI, que foi um grande centro comercial da ilha no passado. Foi destruída e reconstruída por 3 vezes, e hoje atrai visitantes graças ao Museu Arqueológico.

Já em TRYPITI estão as Catacumbas de Milos, que 200 A.C já era utilizada como cemitério municipal.

Outro programa bacana é almoçar em MANDRAKIA, um minúsculo vilarejo onde ficam as típicas garagens de pescadores, as syrmas, também encontradas em Klima e na praia de Fyropotamos.

IMG_4154
Syrmas em Mandrakia

Elas são usadas no inverno para guardar os barcos dos pescadores e os proteger de rachaduras nos cascos.

O Restaurante Medousa é o único na pequena Mandrakia, e além de claro, muitos frutos do mar, o grande destaque deles são as saladas!

IMG_4166

MUSEUS EM ADAMAS

Como nos hospedamos em Adamas, tive mais tempo de explorar essa parte da ilha. No último dia, já cansados de praia (como assim? kkk) fomos no MUSEU DE MINERAÇÃO, que fala da exploração de minerais na ilha, por conta de toda atividade vulcânica, através de objetos, documentos e relatos de pessoas que trabalharam nas minas.

É interessante, pois a exploração mineira ainda é a principal atividade econômica da ilha (a segunda é o turismo!).

Outro lugar curioso, que não é bem um museu, é o KATAFYGIO (aberto das 19h a meia-noite – 3 euros de entrada), um “bunker” construído pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial para servir de abrigo dos bombardeios, tanto para os militares quanto para a população.

O lugar, que ficou abandonado durante décadas, abriu para visitação há cerca de 4 anos e recebe constantemente mostras fotográficas, pinturas, instalações etc. de artistas gregos. Tá lá um pouco decadente, ainda com muito potencial pra ser melhor utilizado, mas vale a pena conhecer pela história.

O QUE FAZER NA ILHA EM APENAS 3 DIAS?

Esse é o tempo que geralmente os visitantes ficam em Milos, então pra facilitar a vida de vocês, minha sugestão é:

Dia 1 – Visitar duas praias no sul da ilha, como Paliochori e Fyriplaka (espiar Tsigrado também) e jantar no O!Hamos! em Adamas.

Dia 2 – Passeio de barco até Kleftiko e jantar em Pollonia

Dia 3 – Praia Fyropotamos pela manhã, almoçar em Mandrakia, dar um pulo em Sarakiniko à tarde e ver o pôr-do-sol em Plaka.

QUANDO IR?

O ideal é visitar a ilha de meados de maio até meados de setembro, quando as temperaturas são mais altas, o mar menos gelado e dá pra curtir melhor as praias. Fora desse período a ilha fica muito deserta.

DCIM104GOPRO

Os meses de julho e agosto são alta temporada, por isso, nessa época tudo fica um pouco mais caro, desde hospedagem até locação de veículos.

Porém, ao contrário das vizinhas Santorini e Mykonos, na alta temporada Milos não chega a ser abarrotada de turistas, então dá pra se divertir/relaxar sem se estressar.

COMO CHEGAR?

Existem duas opções: avião ou ferry (balsa).

Os vôos que chegam e saem de Milos são somente de/para Atenas e duram 45 minutos. As companhias aéreas que operam esses vôos são a Aegean Airlines e a Olympic Air.

Já as ferries, conectam a ilha não somente à Atenas, mas à diversas outras ilhas do país. Pra terem uma ideia, o trecho entre Atenas e Milos leva 3h e entre Santorini e Milos 1h50. O principal Porto de Milos é Adamas, por onde chegam essas embarcações.

IMG_3607

 Clique aqui pra consultar horários e preços de ferries em Milos.

QUANTO TEMPO EM MILOS?

Com mais de 75 praias, tédio é uma coisa que você não vai sentir em Milos.

Pra ver o básico e conseguir sentir a vibe da ilha, recomendo no mínimo 3 dias. Agora se puder ficar mais, melhor!

Nós queríamos descansar nessa viagem à Grécia, e não ficar pulando de ilha em ilha. Por isso, decidimos ficar 8 noites em Milos (oi???) e não nos arrependemos! Até comecei a apreciar a arte do “slow travel”…kkk

IMG_3838

ONDE SE HOSPEDAR?

ADAMAS

É o centro da ilha, onde fica o principal porto, por onde chegam a maioria das ferries e também de onde saem os passeios de barco pela ilha.

Apesar do receio de se hospedar numa cidade portuária (raramente charmosas), elegemos Adamas para nos hospedar e ficamos super felizes com essa decisão.

IMG_3681
Linda Adamas

Tem uma estrutura muito boa de mercados, restaurantes, cafés etc. e de lá saem ônibus para diversos cantos da ilha. Tem também museus e duas praias, a Lagada e a Papikinou.

IMG_3616
Praia Lagada em Adamas
IMG_7261
Praia Papikinou em Adamas

Adorávamos passear a noite por Adamas, sair pra jantar nos restaurantes charmosos à beira-mar, ver as famílias passeando, as pessoas conversando nas varandas das casas, olhar as lojinhas de artesanato, tomar sorvete, uma delícia!

PLAKA

A 4km ao norte de Adamas, no topo de uma colina, situa-se Plaka, a capital de Milos.

IMG_3956
Plaka no alto do morro e Klima abaixo

O vilarejo florido é repleto de casinhas brancas, bem típicas das ilhas Cíclades, e foi construído em 1800 com as pedras de um antigo castelo.

Aliás, das ruínas desse antigo castelo, no topo da colina, é possível contemplar diariamente o espetáculo do sol se pondo no Mar Egeu.

IMG_4253
Pôr-do-sol em Plaka

Se ficar hospedado lá, estará bem próximo de sítios arqueológicos importantes da ilha, porém sem praia por perto. Irá precisar pegar ônibus ou carro pra visitar as praias.

POLLONIA

A 10km ao noroeste de Adamas fica Pollonia, um lugar super charmoso repleto de restaurantes a beira-mar e boas opções de hotéis. Senti que é um pouco mais sofisticado em comparação à Plaka e Adamas.

IMG_4430
Pollonia no anoitecer

De lá é possível pegar ônibus para outros lugares da ilha, mas por ser um pouco mais distante de tudo, acho que carro é imprescindível nessa caso.

IMG_4432
Praia de Pollonia

Do porto de Pollonia é possível pegar ferry (também com veículo) para visitar ilhas vizinhas, como Kimolos, que dizem ser super tranquila e com lindas praias.

COMO SE LOCOMOVER? 

É possível andar de ônibus por Adamas, mas além de ficar preso aos horários dos ônibus, que não são frequentes, eles também não chegam em todos os lugares. Independente disso, os ônibus são extremamente confortáveis e as tarifas custam a partir de 1€80 até 2€10, depende do destino. Paga-se a passagem direto ao motorista na saída do ônibus.

Clique aqui pra checar as tabelas de horários de ônibus em Milos.

Dependendo do tempo que ficar na ilha, o ideal mesmo é alugar carro, moto ou quadriciclo, assim você tem mais autonomia.

Dos 8 dias na ilha, alugamos quadriciclo somente para 3, pois nos demais dias nos programamos para ir de ônibus para praias onde o transporte chegava e também fazer o passeio de barco. Vale a pena fazer isso, se quiser economizar um pouco…

IMG_4017
Quadriciclo da Apollonas Sunshine

Não há muita diferença de preço entre aluguel de carro e quadriciclo, e apesar de não ser tão seguro quanto um carro, andar de quadriciclo em Milos é tranquilo, pois não há trânsito (diferente de Santorini!).

DCIM104GOPRO
Trânsito em Milos kkk

Reservamos o nosso pela internet, umas três semanas antes da viagem, com a empresa Apollonas Sunshine, que estão super bem avaliados no Trip Advisor. Está localizada em Adamas.

Eles abriram a locadora no verão de 2016, portanto, os quadriciclos e capacetes são super novinhos. Super indico essa empresa, pois foram muito atenciosos no período em que conversamos para fechar a reserva e também quando nos encontramos.

ONDE COMER?

Em Adamas, destaco o restaurante O!Hamos! na praia de Papikinou, que tem um ambiente delicioso em meio a árvores e móveis de madeira rabiscados com desenhos e mensagens dos clientes!

O cardápio traz receitas tradicionais, os pães, queijos, vinhos e molhos são todos caseiros e as carnes bovinas, de porcos e frangos vem da fazenda da família.

Outros restaurantes simpáticos em Adamas são os especializados em frutos do mar como o Navagio e o Mikros Apoplous. Também tivemos uma boa experiência no Arodo, ótimo atendimento e preço bom!

IMG_4054
Restaurantes charmosos em Adamas

Agora, mesmo se não tiver hospedado em Pollonia, vale muito a pena ir lá pelo menos uma noite pra jantar, pois há muitas opções interessantes, como os concorridos Gialos (bom chegar antes das 20h) e Armenaki e o Apuúpa, especializado em frutos do mar.

IMG_4431
Jantar em Pollonia é imperdível!

Deu pra ver que o que não falta é coisa interessante pra ver e fazer em Milos né?!

 

Yia sas!!! (se pronuncia iásas e em grego quer dizer oi e também tchau)

IMG_4207
Yia sas!
DCIM103GOPRO
Muito amor por Milos!!!

Leia também:

+ Passeio de barco em Milos até Kleftiko

Melissa 🙂

Anúncios

3 Comments »

Deixe uma resposta