Imagine o cenário: uma ilha com dezenas de praias repletas de formações rochosas multicoloridas, águas cristalinas, um barulho constante de cigarras, poucos turistas – a maioria gregos, restaurantes deliciosos, povo simpático…

Milos, como nenhum outro lugar, conseguiu me transportar para as férias na praia com a minha família quando eu era criança, uma delícia!

Apesar de fazer parte das ilhas Cíclades, próxima das famosas Santorini e Mykonos, Milos “ainda” não sofreu os efeitos do turismo massificado, o que permite ao visitante se encantar com sua simplicidade e viver uma autêntica experiência grega.

Apesar da última erupção ter ocorrido há mais de 60 mil anos, essa ilha de 150 km² localizada no Mar Egeu ainda dá sinais de intensa atividade vulcânica, o que resulta numa ilha montanhosa repleta de belíssimas paisagens.
A ilha de 5.000 habitantes ainda é conhecida por ter sido nela que descobriram em 1820 a estátua de Afrodite, a “Vênus de Milos” exposta hoje no Museu do Louvre em Paris.
O QUE VER?
Tem muita coisa interessante em Milos, praias lindas, ruínas históricas, vilarejos de pescadores, museus…
KLEFTIKO
A principal atração de Milos é a enseada de Kleftiko, famosa por suas águas cristalinas e incríveis formações rochosas repletas de grutas.


Kleftiko significa “esconderijo de ladrões”, pois diz a lenda que lá era o local onde os piratas se escondiam.

Pra chegar lá, somente de barco (até tem quem consiga ir por terra, mas não é recomendável), por isso há diversas empresas oferecendo o passeio no Porto de Adamas.
Os preços variam muito, assim como o trajeto, por isso resolvi compartilhar essa experiência com vocês em outro post com todos os detalhes 😉 Clique aqui pra conferir!

PRAIAS
No total há 75 praias em Milos, mas lógico que algumas delas se destacam.
As principais são:
FYRIPLAKA
Elegemos essa como nossa praia preferida de Milos!

Tem um visual lindo, areia fina, água menos fria que as demais praias e um público mais jovem.


Tem um bar/restaurante e aluguel de cadeiras com guarda-sol (conjunto de 2 cadeiras + guarda-sol por 6 euros/diária). É possível acessá-la de ônibus a partir de Adamas.
TSIGRADO
Essa é uma das praias mais famosas da ilha, não só por sua beleza, mas principalmente pela dificuldade de acesso.

Fica bem ao lado de Fyriplaka, tanto que é o mesmo ônibus para chegar nessas duas praias. A dificuldade é acessar de fato a praia, a pequena faixa de areia entre os rochedos.

É preciso descer um pequeno trecho segurando numa corda e depois descer uma escada íngreme entre dois rochedos por uma passagem hiper estreita.

Nos contentamos em ver a praia lá do alto e não quisemos enfrentar a tal escada…rs
PROVATAS
Outra praia de areia fina, numa cor meio dourada forte e algumas árvores que ajudam a fazer uma sombrinha…


A água, como sempre, super cristalina!


Tem um restaurante e estrutura de aluguel de cadeiras + guarda-sol. É possível acessá-la de ônibus a partir de Adamas.
PALIOCHORI
Apesar de ser uma praia de pedras, a elegi como minha segunda praia preferida em Milos.

Os rochedos multicoloridos formados a partir da combinação de diferentes minerais e o mar forrado de pedrinhas coloridas propiciam um visual lindo!

Tem restaurantes e bares e várias estruturas de cadeira + guarda-sol para aluguel (a partir de 8 euros/diária). É possível acessá-la de ônibus a partir de Adamas.
Também oferecem equipamentos para a prática de esportes aquáticos.
FYROPOTAMOS
Essa praia toda cercada por casinhas coloridas de pescadores é uma graça!

Vale a pena caminhar por umas ruínas do lado direito da praia de onde se tem um visual lindo!
A praia é um misto de areia e pedrinhas, mas pra entrar no mar há várias pedras grandes. Muita gente tava entrando no mar com dificuldade – inclusive eu, porque não é lá muito confortável. Depois de atravessar essa faixa de pedras maiores, você chega numa parte que dá pé e é de areia.

Não tem estrutura nenhuma de restaurante ou aluguel de cadeiras, porém se você chegar pela manhã consegue estender uma toalha entre um conjunto de árvores que oferece uma sombrinha deliciosa.

Não é possível chegar lá de ônibus.
PAPAFRAGAS
É uma pequena praia, dessas que tem uma faixa de areia minúscula e encrustada entre uns rochedos altos de cor cinza claro.

Dá pra nadar numas cavernas formadas sobre as rochas, mas atenção se você for claustrofóbico, só de olhar fiquei incomodada com a ideia.

Não é uma praia pra passar o dia, mas sem dúvida nenhuma vale a pena passar pelo menos pra conhecer. Chegamos lá no início da noite, a caminho de Pollonia, e descobrimos que é um lugar fantástico pra ver o por-do-sol, não tinha uma alma viva, e o visual é maravilhoso!

Não é possível chegar lá de ônibus.
SARAKINIKO
Outra praia bem famosa da ilha…

Ganhou o apelido de “praia lunar” porque no lugar de areia há formações rochosas num tom branco brilhante que faz parecer mesmo que estamos em outro planeta.

A praia, propriamente dito, é uma minúscula faixa de areia espremida entre duas rochas, por onde entra água do mar e forma uma espécie de piscininha natural.


Como o espaço ali é pequeno, a solução que os visitantes encontram é esticar a toalha nas pedras, o que não é lá muito confortável. Além disso, não tem sombra a partir das 12h.

O visual é realmente lindo, vale a pena caminhar por lá pra tirar várias fotos. Porém, não achei confortável pra passar o dia, é mais pra conhecer e depois partir pra outra.


Tem uma vendinha de comidas bem pequena na entrada da praia, bem em frente ao ponto de ônibus que vem de Adamas. Não tem nenhuma estrutura de aluguel de cadeiras.
RUÍNAS HISTÓRICAS E VILAREJOS DE PESCADORES
Em KLIMA ficam diversas casinhas coloridas, bem típicas da ilha e também ruínas da cidade antiga, que foi o primeiro porto de Milos.

É possível visitar as ruínas de um antigo teatro romano, assim como de duas acrópoles, o monte do Profeta Elias e Pyrgaki. Foi aí que a famosa Vênus de Milos teria sido encontrada em 1820.
Outro lugar de importância histórica é FILAKOPI, que foi um grande centro comercial da ilha no passado. Foi destruída e reconstruída por 3 vezes, e hoje atrai visitantes graças ao Museu Arqueológico.
Já em TRYPITI estão as Catacumbas de Milos, que 200 A.C já era utilizada como cemitério municipal.
Outro programa bacana é almoçar em MANDRAKIA, um minúsculo vilarejo onde ficam as típicas garagens de pescadores, as syrmas, também encontradas em Klima e na praia de Fyropotamos.

Elas são usadas no inverno para guardar os barcos dos pescadores e os proteger de rachaduras nos cascos.
O Restaurante Medousa é o único na pequena Mandrakia, e além de claro, muitos frutos do mar, o grande destaque deles são as saladas!
MUSEUS EM ADAMAS
Como nos hospedamos em Adamas, tive mais tempo de explorar essa parte da ilha. No último dia, já cansados de praia (como assim? kkk) fomos no MUSEU DE MINERAÇÃO, que fala da exploração de minerais na ilha, por conta de toda atividade vulcânica, através de objetos, documentos e relatos de pessoas que trabalharam nas minas.
É interessante, pois a exploração mineira ainda é a principal atividade econômica da ilha (a segunda é o turismo!).
Outro lugar curioso, que não é bem um museu, é o KATAFYGIO (aberto das 19h a meia-noite – 3 euros de entrada), um “bunker” construído pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial para servir de abrigo dos bombardeios, tanto para os militares quanto para a população.
O lugar, que ficou abandonado durante décadas, abriu para visitação há cerca de 4 anos e recebe constantemente mostras fotográficas, pinturas, instalações etc. de artistas gregos. Tá lá um pouco decadente, ainda com muito potencial pra ser melhor utilizado, mas vale a pena conhecer pela história.
O QUE FAZER NA ILHA EM APENAS 3 DIAS?
Esse é o tempo que geralmente os visitantes ficam em Milos, então pra facilitar a vida de vocês, minha sugestão é:
Dia 1 – Visitar duas praias no sul da ilha, como Paliochori e Fyriplaka (espiar Tsigrado também) e jantar no O!Hamos! em Adamas.
Dia 2 – Passeio de barco até Kleftiko e jantar em Pollonia
Dia 3 – Praia Fyropotamos pela manhã, almoçar em Mandrakia, dar um pulo em Sarakiniko à tarde e ver o pôr-do-sol em Plaka.
QUANDO IR?
O ideal é visitar a ilha de meados de maio até meados de setembro, quando as temperaturas são mais altas, o mar menos gelado e dá pra curtir melhor as praias. Fora desse período a ilha fica muito deserta.
Os meses de julho e agosto são alta temporada, por isso, nessa época tudo fica um pouco mais caro, desde hospedagem até locação de veículos.
Porém, ao contrário das vizinhas Santorini e Mykonos, na alta temporada Milos não chega a ser abarrotada de turistas, então dá pra se divertir/relaxar sem se estressar.
COMO CHEGAR?
Existem duas opções: avião ou ferry (balsa).
Os vôos que chegam e saem de Milos são somente de/para Atenas e duram 45 minutos. As companhias aéreas que operam esses vôos são a Aegean Airlines e a Olympic Air.
Já as ferries, conectam a ilha não somente à Atenas, mas à diversas outras ilhas do país. Pra terem uma ideia, o trecho entre Atenas e Milos leva 3h e entre Santorini e Milos 1h50. O principal Porto de Milos é Adamas, por onde chegam essas embarcações.
Clique aqui pra consultar horários e preços de ferries em Milos.
QUANTO TEMPO EM MILOS?
Com mais de 75 praias, tédio é uma coisa que você não vai sentir em Milos.
Pra ver o básico e conseguir sentir a vibe da ilha, recomendo no mínimo 3 dias. Agora se puder ficar mais, melhor!
Nós queríamos descansar nessa viagem à Grécia, e não ficar pulando de ilha em ilha. Por isso, decidimos ficar 8 noites em Milos (oi???) e não nos arrependemos! Até comecei a apreciar a arte do “slow travel”…kkk
ONDE SE HOSPEDAR?
ADAMAS
É o centro da ilha, onde fica o principal porto, por onde chegam a maioria das ferries e também de onde saem os passeios de barco pela ilha.
Apesar do receio de se hospedar numa cidade portuária (raramente charmosas), elegemos Adamas para nos hospedar e ficamos super felizes com essa decisão.

Tem uma estrutura muito boa de mercados, restaurantes, cafés etc. e de lá saem ônibus para diversos cantos da ilha. Tem também museus e duas praias, a Lagada e a Papikinou.


Adorávamos passear a noite por Adamas, sair pra jantar nos restaurantes charmosos à beira-mar, ver as famílias passeando, as pessoas conversando nas varandas das casas, olhar as lojinhas de artesanato, tomar sorvete, uma delícia!
PLAKA
A 4km ao norte de Adamas, no topo de uma colina, situa-se Plaka, a capital de Milos.

O vilarejo florido é repleto de casinhas brancas, bem típicas das ilhas Cíclades, e foi construído em 1800 com as pedras de um antigo castelo.
Aliás, das ruínas desse antigo castelo, no topo da colina, é possível contemplar diariamente o espetáculo do sol se pondo no Mar Egeu.

Se ficar hospedado lá, estará bem próximo de sítios arqueológicos importantes da ilha, porém sem praia por perto. Irá precisar pegar ônibus ou carro pra visitar as praias.
POLLONIA
A 10km ao noroeste de Adamas fica Pollonia, um lugar super charmoso repleto de restaurantes a beira-mar e boas opções de hotéis. Senti que é um pouco mais sofisticado em comparação à Plaka e Adamas.

De lá é possível pegar ônibus para outros lugares da ilha, mas por ser um pouco mais distante de tudo, acho que carro é imprescindível nessa caso.

Do porto de Pollonia é possível pegar ferry (também com veículo) para visitar ilhas vizinhas, como Kimolos, que dizem ser super tranquila e com lindas praias.
COMO SE LOCOMOVER?
É possível andar de ônibus por Adamas, mas além de ficar preso aos horários dos ônibus, que não são frequentes, eles também não chegam em todos os lugares. Independente disso, os ônibus são extremamente confortáveis e as tarifas custam a partir de 1€80 até 2€10, depende do destino. Paga-se a passagem direto ao motorista na saída do ônibus.
Clique aqui pra checar as tabelas de horários de ônibus em Milos.
Dependendo do tempo que ficar na ilha, o ideal mesmo é alugar carro, moto ou quadriciclo, assim você tem mais autonomia.
Dos 8 dias na ilha, alugamos quadriciclo somente para 3, pois nos demais dias nos programamos para ir de ônibus para praias onde o transporte chegava e também fazer o passeio de barco. Vale a pena fazer isso, se quiser economizar um pouco…

Não há muita diferença de preço entre aluguel de carro e quadriciclo, e apesar de não ser tão seguro quanto um carro, andar de quadriciclo em Milos é tranquilo, pois não há trânsito (diferente de Santorini!).

Reservamos o nosso pela internet, umas três semanas antes da viagem, com a empresa Apollonas Sunshine, que estão super bem avaliados no Trip Advisor. Está localizada em Adamas.
Eles abriram a locadora no verão de 2016, portanto, os quadriciclos e capacetes são super novinhos. Super indico essa empresa, pois foram muito atenciosos no período em que conversamos para fechar a reserva e também quando nos encontramos.
ONDE COMER?
Em Adamas, destaco o restaurante O!Hamos! na praia de Papikinou, que tem um ambiente delicioso em meio a árvores e móveis de madeira rabiscados com desenhos e mensagens dos clientes!
O cardápio traz receitas tradicionais, os pães, queijos, vinhos e molhos são todos caseiros e as carnes bovinas, de porcos e frangos vem da fazenda da família.
Outros restaurantes simpáticos em Adamas são os especializados em frutos do mar como o Navagio e o Mikros Apoplous. Também tivemos uma boa experiência no Arodo, ótimo atendimento e preço bom!

Agora, mesmo se não tiver hospedado em Pollonia, vale muito a pena ir lá pelo menos uma noite pra jantar, pois há muitas opções interessantes, como os concorridos Gialos (bom chegar antes das 20h) e Armenaki e o Apuúpa, especializado em frutos do mar.

Deu pra ver que o que não falta é coisa interessante pra ver e fazer em Milos né?!
Yia sas!!! (se pronuncia iásas e em grego quer dizer oi e também tchau)


Leia também:
+ Passeio de barco em Milos até Kleftiko
Melissa 🙂
Boa noite!
Adorei o post, estou super encantada por Milos! Vocês sabem me dizer como ir para Firiplaka de ônibus? Não achei a informação ):
Obrigada!
Oi Gabriela, boa noite! Agradeço o carinho. No centrinho de Milos tem um ponto de ônibus, fica bem em frente a um lugar que chama Yankos. Na dúvida é só perguntar pra alguém por lá porque o lugar é pequeno e é o único ponto de ônibus no centrinho. No post eu disponibilizei esse link no item “Como se locomover” pra checar os horários do ônibus, da uma conferida: http://milosbuses.com/ Espero ter ajudado! Você vai adorar Milos, é uma ilha encantadora! Abraços, Melissa
Adore o blog!
Qual hotel vocês escolheram em Milos?
Olá Tatiana, obrigada pelo retorno, fico feliz que tenha gostado! Nós ficamos no Katerina Rooms, que não é na verdade um hotel…eles alugam quartos grandes, que são tipo umas casinhas…foi bacana, e é uma alternativa se precisar fazer uma viagem com um orçamento mais justinho, senão, tem um hotel que parece super bacana em Adamas e fica perto de onde nos hospedamos que chama Lagada Beach Hotel. No post eu falo um pouco sobre cada região da ilha pra se hospedar, esse em Adamas parecer bem bacana, mas vale a pena checar os sites de reserva de hotéis pra avaliar outra opções, tem muita coisa nesse esquema de aluguel de quartos…espero ter ajudado e espero que adore Milos, nós gostamos muito! Abs, Melissa
Ola Melissa, adorei seu post!!! Para o aluguel de quadriciclos, eles pedem carteira de motorista de carro/moto?
Obrigado
Olá André, muito obrigada pelo retorno. Em Santorini não nos pediram, mas em Milos a empresa em que alugamos era mais organizado e pediram sim! Meu marido apresentou a carteira de motorista de carro internacional, mas acredito que a nacional também seja válida. Para não ter nenhuma surpresa indesejada, recomendo que faça a reserva com antecedência (especialmente se for na alta temporada) e questione o documento necessário para aluguel do quadriciclo. Abraços! Melissa
Olá Melissa, muito bom o seu relato. Pretendo ficar em Adamas tb, eu consigo ir jantar em pollonia e voltar de ônibus? Sabe valores de tx e se tem bastante lá?