Há tempos que tenho vontade de fazer essa lista juntando dois assuntos que amo muito, viajar e filmes!
Os filmes sobre viagens nos inspiram e despertam ainda mais a vontade de viajar por esse mundão, não é mesmo?! O que eu mais gosto é como eles reforçam também a ideia de como uma viagem pode ser transformadora no âmbito pessoal, de como podemos aprender sobre outras culturas e principalmente sobre nós mesmos!
Pra sintetizar isso, compartilho com vocês a mensagem final do filme “Comer, Rezar, Amar”, um dos mais inspiradores pra mim:
”Ao final, passei a crer que: se você tiver coragem de deixar tudo o que é familiar e conhecido, desde a sua casa até antigos ressentimentos, para partir numa jornada em busca da verdade interna ou externa e se dispuser a encarar tudo o que lhe acontecer como uma pista e aceitar todos que cruzarem seu caminho como um mestre e se estiver preparado, acima de tudo para aceitar e perdoar realidades duras sobre si mesmo, então, a verdade não lhe será negada. É algo que acredito por experiência”.
1 – A VIDA SECRETA DE WALTER MITTY
Ben Stiller interpreta Walter, um homem pacato que trabalha há muitos anos na revista LIFE, como responsável pelos ativos negativos (fotografia). Pra fugir do marasmo de sua vida, vive num mundo de ilusão!
Sua vida começa a ficar agitada quando ele não encontra o negativo de uma foto escolhida por um fotógrafo que trabalha há anos com a LIFE, para ser a capa da última edição da revista.

Utilizando os outros negativos como pista, ele sai em busca do fotógrafo, que é um homem do mundo, sem telefone ou endereço fixo. Seu profissionalismo – e uma vontade antiga e adormecida de viajar – fazem Walter pisar nas terras gélidas da Groenlândia e na Islândia, uma experiência incrível que o faz sair de seu mundo imaginário.
2 – O CAMINHO
Uma história linda, super sensível, sobre um homem que não gosta de viajar e sair de sua rotina, que se vê numa situação de ter que ir à Europa para buscar o corpo de seu filho, morto no caminho de Santiago de Compostela.
Para sua própria surpresa, uma vez lá, ele decide continuar a famosa travessia espiritual que seu filho iniciou, mesmo sem nenhum tipo de preparo físico ou mental.

Ao longo dessa caminhada de reflexão, ele encontra pessoas especiais que o ajudam a mudar sua vida!
3 – COMER, REZAR, AMAR
Nem sei dizer quantas vezes já vi esse filme, é um dos meus preferidos da vida!
Inspirado no livro de sucesso da americana Liz Gilbert, a história é sobre uma passagem real da vida da autora que embarca numa viagem de 1 ano em busca de uma vida mais feliz!
Para essa jornada em busca de reequilíbrio, ela decide passar pela Itália, pela Índia e por Bali. Além da incrível estrela Julia Roberts, o filme tem uma trilha sonora linda e uma mensagem final que não canso de ouvir (a mesma que compartilhei no início desse post 😉 !

4 – UM BOM ANO
Max é um homem de negócios bem sucedido que vive em Londres, quando recebe a notícia de que seu tio, proprietário de um vinhedo na França, faleceu.
Sendo seu único herdeiro, Max vai ao vinhedo prevendo fazer um bom negócio, mas ao chegar lá, percebe que não será tão fácil vender o lugar que lhe traz tantas lembranças importantes da infância.

5 – A BUSCA
Esse filme brasileiro, que conta com Wagner Moura no elenco, conta uma história super bonita de transformação que se dá por meio de uma viagem de carro repentina pelo Brasil.
O casal de médicos, Théo e Branca, está passando por um turbulento divórcio, quando o filho de 15 anos, tenso com toda confusão do divórcio e pressão do pai em querer impôr suas vontades acima das dele, resolve fugir de casa.
Desesperados, eles saem em busca de pistas de onde o menino possa estar. É quando Théo parte em busca do filho pelo Brasil, uma viagem cheia de surpresas onde as pistas vão surgindo e levando ele a se tornar uma pessoa mais leve e um pai menos controlador.

6 – O EXÓTICO HOTEL MARIGOLD
Várias pessoas da terceira idade (que não se conhecem), resolvem por motivos distintos se mudar para a Índia!
Eles escolhem o hotel com base em fotos na internet, mas ao chegar lá, a realidade que encontram é um pouco diferente do esperado.
É um filme sensível que mostra a necessidade de adaptação constante na vida e a beleza do encontro com o desconhecido!

7 – THE BUCKET LIST
Um filme emocionante com os dois mega atores Morgan Freeman e Jack Nicholson.
Eles interpretam dois homens com câncer em estado terminal, que fogem juntos do hospital para colocar em prática suas “listas de últimos desejos”.

8 – SOB O SOL DA TOSCANA
Depressiva por causa de seu divórcio, Frances Mayes acaba cedendo à pressão de uma amiga e embarca rumo à Itália.
Ao passear pela bela Toscana, é surpreendida pelo forte desejo de comprar uma casa na região, onde passa a viver momentos hilários e comoventes!

9 – MEIA-NOITE EM PARIS
Essa comédia romântica super original, escrita e dirigida por Woody Allen, conta a história de Gil, um escritor americano que vai à Paris com a noiva e a família dela.
Ele passa a fazer uns passeios noturnos sozinho, quando descobre que ao badalar da meia-noite é transportada para a Paris da década de 20, a melhor época considerada por ele.

Nessas viagens de volta ao tempo, ele encontra grandes artistas que frequentavam à cidade na época, como Salvador Dalí e Ernest Hemingway.
10 – CARTAS PARA JULIETA
Um romance que conta a história de uma jovem que vai à Verona com o noivo numa viagem de pré lua-de-mel, porém o cara só quer saber de buscar fornecedores para seu futuro restaurante em NY.
Sophie começa então a passear sozinha e descobre um grupo de mulheres voluntárias que respondem as cartas de amor endereçadas à Julieta, aquela mesmo de “Romeu e Julieta”.

Ela que é aspirante a escritora, resolve ajudar o grupo, e acaba encontrando uma carta de 1957 escrita por Claire, uma senhora inglesa que era jovem na época. Sophie responde a carta e faz ressurgir em Claire o desejo de reencontrar seu amor de juventude.
Ela e o neto vão à Itália encontrar Sophie, e os três saem pela Toscana numa deliciosa viagem de carro em busca de Lorenzo.
11 – A PRAIA
Filme de 2000 com Leo di Caprio ainda novinho, que fez o mundo descobrir a Tailândia e querer se aventurar nesse paraíso!
A história é sobre um jovem mochileiro que descobre em Bangkok um mapa de como chegar num paraíso super secreto no sul da Tailândia, uma praia “quase” deserta!

12 – EURO TRIP – PASSAPORTE PARA A CONFUSÃO
Esse é aquele filminho bem “sessão da tarde”, sabe? Bom pra dar risada…
Logo após levar um fora da namorada, Scott decide partir pra Europa atrás de uma menina que conheceu pela internet.
Ele e mais alguns amigos, todos americanos, visitam diversos países da Europa e passam por muitas situações bizarras!

13 – O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN
Um dos meus filmes preferidos com Paris de pano de fundo! A comédia romântica capta a Cidade Luz de uma maneira bem charmosa, sem apelar para os famosos cartões-postais!

Amélie é uma jovem de 20 e poucos anos que se muda para o bairro de Montmartre em Paris ao sair da casa de seu pai no subúrbio.
Num certo momento ela decide começar a fazer pequenos gestos pra tentar transformar a vida das pessoas ao seu redor, porém, o que ela não imaginava é que essas ações acabariam por transformar sua própria vida!
14 – O AMOR NÃO TIRA FÉRIAS
Mais um da minha lista de filmes favoritos da vida, daqueles que podem ser vistos e revistos a vida toda e não vou enjoar.
É uma comédia romântica, vibe natal, que mostra como a mudança de ares pode ser incrível pra melhorar a vida!

Cansadas de suas vidas amorosas frustradas, duas mulheres que se conhecem apenas pela internet, resolvem trocar de casa durante as festas de final de ano. Uma mora numa mansão em Los Angeles e a outra num pequeno chalé super afastado da agitada Londres. O final é lindo 🙂
E aí, o que achou dessa lista? Qual seu preferido e qual acrescentaria aqui?
Leia também:
+ A Paris (nada clichê!) de Amélie Poulain: roteiro para os fãs do filme
+ 20 lugares imperdíveis na Islândia
+ 6 dicas para curtir ao máximo Koh Phi Phi
+ 7 cidades imperdíveis para visitar na Toscana
Boas viagens,
Melissa!
Vi a maioria destes filmes e concordo plenamente com as sugestões.
Já agora, o último filme que vi e gostei, intitulado “Paris pode esperar”, trabalho de estreia de Eleanor Coppola, poderia encaixar neste conjunto e filosofia, pois é uma espécie de roadtrip gastronónimo por França e uma viagem de redescoberta dos prazeres da vida por uma mulher. Sugiro a sua visualização.
Dulce, nunca vi esse filme que mencionou, mas pela sua descrição já me apaixonei pelo roteiro. Vou procurar vê-lo o quanto antes, muito obrigada pela indicação. Grande abraço!
O filme é de 2016, mas só agora estreou em Portugal. A realizadora é a mulher de Francis Ford Coppola.
Eu tô tentando descobrir a data de lançamento aqui na França, não lembro de ter visto nenhum cartaz. Assisti agora o trailer na internet e gostei muito, tô louca pra ver!