Cinéfila que sou, me atrevo a dizer que o filme “O Fabuloso destino de Amélie Poulain” (2001), é um dos filmes mais delicados e criativos do cinema francês!
A comédia romântica – bem à la francesa – tem um estilo muito singular, e capta Paris de uma maneira bem charmosa, sem os frequentes clichês!
É principalmente o bairro boêmio de Montmartre que serve de pano de fundo para a história de Amélie (interpretada pela atriz Audrey Tautou), uma jovem de 20 e poucos anos que se muda pra lá ao sair da casa do pai no subúrbio.

Num determinado momento, Amélie decide fazer as pessoas ao seu redor felizes através de pequenos gestos. O que ela não imaginava é que essas ações acabariam por transformar sua própria (monótona) vida!
Antes de ler o roteiro abaixo, que tal criar um clima com a trilha oficial do filme produzida por Yann Tiersen? É linda, Link aqui! – considere também ouví-la com fone de ouvido andando por Montmartre 🙂
O mapa detalhado do roteiro você encontra aqui!
Roteiro Amélie Poulain
Comece o passeio chegando pela ESTAÇÃO DE METRÔ ABBESSES – linha 12.
Essa é uma das estações mais profundas da Cidade Luz, tanto que pra chegar na rua há um elevador gigantesco que quebra o galho da galera. Se preferir pode subir de escada, mas são cerca de 180 degraus…


Saindo do metrô, procure a secreta e charmosa Passage de Abbesses.
Suba a escadaria e olhe pra frente, você vai se deparar com o “AU MARCHÉ DE LA BUTTE”, uma pequena mercearia que ficava a 5 metros do apartamento de Amélie.


Como ficava no seu caminho pra casa, Amélie passava bastante por ali, tanto que ela se afeiçoou pelo funcionário da mercearia, o Lucien, frequentemente maltratado pelo proprietário Sr. Collignon.


De lá siga para a PLACE SAINT-PIERRE, de onde se tem uma vista linda da SACRÉ-COEUR, que é a Basílica do Sagrado Coração.

Foi ali que Amélie marcou um encontro com o Nino e criou um jogo de pistas para que ele pudesse encontrá-la! O pobre subiu correndo os 222 degraus até chegar na Basílica.

Se não quiser subir a pé como Nino, uma opção mais prática é o funicular, que fica do lado esquerdo da praça. É preciso comprar bilhete, como o de metrô.

Lá de cima a vista é muito bonita e o lugar está sempre cheio de gente e artistas de rua, muito animado!


Foi lá do alto que Nino procurou pela misteriosa Amélie num telescópio.

Na sequência caminhe pela Rue du Mont Cenis e vire à esquerda na RUE SAINT-VINCENT e siga até o fim dela. Foi nessa rua onde Amélie e Nino passaram de moto na última cena do filme.


Pra ver o lugar onde Amélie viu Nino pela primeira vez caminhe até a entrada da ESTAÇÃO DE METRÔ LAMARCK-CAULAINCOURT. Foi lá também que ela ajudou um senhor cego.

Continue o passeio descendo pela Rue Girardon (no caminho tem a Place Dalida e uma vista linda da Rue de l’Abreuvoir), depois pela Rue Tholozé até chegar ao número 10.
Lá situa-se o CINÉMA STUDIO 28, cinema que Amélie gostava de ir pra assistir filmes antigos e ver a reação dos outros telespectadores.

Bem pertinho dali, no número 18 da Rue Lepic está o lugar mais emblemático do filme, o CAFÉ DES DEUX MOULINS.


É nesse café que Amélie trabalhava como garçonete e onde se passam muitas cenas do filme.

Em estilo Art Déco, o lugar mantém hoje fotografias de Amélie pelas paredes e no banheiro um verdadeiro santuário dedicado ao filme, um pequeno espaço repleto de objetos utilizados na produção, inclusive o anão que ficava na casa de seu pai.


Durante a semana o café é mais vazio, por isso, se tiver oportunidade de ir numa tarde durante a semana a visita vai ser mais agradável.

Aproveite para pedir um crème brûlée, sobremesa favorita de Amélie que gostava de quebrar a casquinha do doce com a pontinha da colher!


Dali, pegue o metrô – linhas 2 e 4 pra chegar na GARE DE L’EST, estação de trem de Paris onde Amélie desvenda o mistério que envolve a coleção de fotos rasgadas que Nino guarda num álbum.


Aproveite pra tirar foto numa cabine Photomaton, que tanto aparece no filme! Tem várias espalhadas pela cidade, mas já que vai estar na Gare de l’Est, é bom aproveitar a oportunidade!

E por fim, caminhe por mais cerca de 10 minutos pra chegar às margens do CANAL SAINT-MARTIN, lugar que Amélie gostava de ir pra ficar jogando pedrinhas na água e pensando na vida! Quem nunca?! rs

Aliás, esse não é somente um lugar querido por Amélie, mas sim por muitos parisienses que frequentam a região pra fazer piqueniques nas margens do canal durante o verão e curtir os bares, lojas e cafés descolados da região.


Ah, não vá embora de Paris sem antes comprar uma caixinha de música com a “Valse d’Amélie”, vai te fazer lembrar pra sempre com carinho desse passeio pelo fabuloso mundo de Amélie Poulain!
Leia também:
+ 14 filmes sobre viagem que vão inspirar suas próximas férias
Bom passeio 😉
Melissa
Um belo e cinematográfico roteiro! Muito giro!
Muito Obrigada Dulce 💗
amei… vou estar la em junho
Que demais! Montmartre é ainda mais incrível para quem é fã de Amelie! Boa viagem!!! Abs, Melissa
Nossa, obrigado! Em junho estarei fazendo este roteiro todo com certeza!!! Que delícia!
Obrigada pelo comentário Marcelo, feliz que gostou! Desejo ótima viagem 😊
Amei esse roteiro!! É meu filme favorito. 🧡fico feliz que tenha gostado! Também adoro o filme ♥️