11 cidades imperdíveis para visitar na França

Há tempos que tenho vontade de fazer essa lista, mas a verdade é que selecionar apenas 11 cidades imperdíveis na França foi bem mais difícil do que eu imaginava!

Apesar do país não ser enorme, cada região é muito diferente uma da outra, tanto em termos de paisagem, quanto de gastronomia e cultura.

Diante de tanta diversidade, meu racional foi justamente tentar selecionar cidades de vários cantinhos do país que amei conhecer! Tem pra todos os gostos, cidades medievais, cidades com falésias, cidade nos Alpes…

Ah…claro que Paris não entrou na lista, seria muito óbvio! Rs

1 – ROCAMADOUR

O Vale do Dordonha é a região da França (sudoeste) com mais cidades na lista das “mais bonitas do país”.

É uma região que eu gostaria muito de voltar e passar vários dias somente lá, porque o tempo que passei na Dordonha me deixou com aquela sensação de “quero mais”!

A cidade de Rocamadour foi uma das responsáveis por esse sentimento!

IMG_9357
A magnífica Rocamadour – a foto não faz jus à beleza do lugar!

Imagine um vilarejo construído num penhasco, mas não no alto do penhasco, no meio…

IMG_9462
Rocamadour

As pequenas casas, capelas, torres e muralhas saem do penhasco, como se fosse uma imagem 4D, surreal de lindo!

IMG_9426
Repare como penhasco e as construções se entrelaçam…

Desde a Idade Média a cidade é um local de oração, que atrai todos os anos milhares de peregrinos, que alcançam o topo da cidade de joelhos para ver de perto a estátua da Virgem Negra. Ela foi levada lá por um eremita chamado Zaqueu de Jericó, e se tornou um local sagrado para os cristãos após diversos milagres terem sido atribuídos à ambos.

 

É uma delícia caminhar pela cidade, mas prepare-se, como ela é vertical, tem muitos degraus!

Na entrada da cidade há apenas uma rua estreita, onde estão localizados grande parte dos hotéis e restaurantes de Rocamadour.

IMG_9458
Entrada charmosa da cidade

IMG_9376
Rua principal de Rocamadour

Inclusive, muitos restaurantes tem varanda com vista para o vale, de onde saem cedinho alguns passeios de balão (deve ser lindo!).

IMG_9382
Restaurantes com varanda para o vale

IMG_9460
Passeio de balão pra ver a cidade e a região do alto

Há apenas 18km de Rocamadour fica uma atração imperdível da região, o Gouffre de Padirac, um poço gigante de 100m de profundidade que dá acesso a uma gruta espetacular repleta de estalactites e estalagmites, onde se faz um tour guiado, uma parte de barco e outra a pé!

IMG_9474
Gouffre de Padirac – poço que dá acesso à gruta! Lá dentro não pode tirar fotos 😦

2 – CASSIS

Cassis é uma das cidades mais charmosas da Côte d’Azur, faixa litorânea no sul da França, banhada pelo mediterrâneo.

A cidade em si é bem pequena, mas tem uma estrutura ótima de hotéis e restaurantes.

cassis 1
A charmosa Cassis na Côte d’Azur

O maior atrativo em Cassis são seus calanques, que podem tanto ser percorridos por trilhas, quanto admirados a partir do mar.

IMG_9520
Calanques de Cassis

As duas opções são interessantes, mas defendo aqui um passeio de barco, o visual é incrível!

cassis 2
Calanque de Cassis visto pelo mar

Você pode fazer um passeio de barco em grupo ou alugar um barco pequeno e desbravar a região por conta própria, saiba mais aqui!

cassis 3
Foto tirada do alto das pedras onde fizemos piquenique. Olha o visual! Nosso barco é o vermelhinho

3 – ANNECY

Uma cidadezinha apaixonante, daquelas que parecem ter saído de um conto de fadas!

annecy 2
A linda Annecy

Annecy, nos Alpes Franceses (bem pertinho da Suíça), é recortada por canais e por isso recebeu o carinhoso apelido de “Veneza dos Alpes”. 

annecy
Canais de Annecy

Lá fica o segundo maior lago da França e sem dúvida o mais bonito que já vi, o Lac d’Annecy. Se visitar a cidade no verão, não deixe de fazer um passeio de barco pelo lago ou alugar um pedalinho.

annecy 1
Lago de Annecy

Outra coisa imperdível em Annecy é provar Tartiflette, prato típico da região feito com batatas, cebolas, bacon e queijo Rebochon derretido, acompanhado de um bom vinho.

Clique aqui pra saber mais sobre Annecy.

annecy 3

4 – LYON

A segunda maior cidade da França é um prato cheio para quem ama comer bem – Lyon tem mais de 13 restaurantes estrelados – e também para quem adora visitar museus diferentes.

Museu d

 

Agora, se você não é gourmet e nem fã de museu, não se desespere! Como toda cidade grande que se preze, há uma infinidade de outras coisas interessantes pra fazer em Lyon.

Lyon 4
Lyon

Caminhe pelas margens dos rios Rhône e Saône, se aventure nos “traboules” – passagens secretas que atravessam diversos prédios –  percorra as lindas praças da cidade repletas de esculturas e lindas construções, faça um piquenique no Parc de la Tête d’Or, descubra os vestígios romanos espalhados por lá, veja a cidade do alto da Basílica Notre Dame de Fourvière e divirta-se, Lyon é repleta de jovens e sempre muito animada!

Lyon 2
Vestígios romanos em Lyon

Lyon 1
Lyon vista do alto
Clique aqui pra saber como foi nosso roteiro de 2 dias em Lyon e como chegar lá a partir de Paris.

5 – DIJON

A capital da Borgonha, região que produz alguns dos melhores vinhos do mundo, é imperdível pra quem, obviamente, ama vinhos e comer bem.

dijon 2
Vinícolas da Borgonha

Por causa do passado de riqueza e poder, há muitas construções belíssimas na cidade e telhadinhos coloridos em estilo gótico flamboyant.

dijon 4
Telhados coloridos de Dijon

No centro histórico há o Percurso da Coruja, símbolo de Dijon, que leva os turistas aos principais pontos turísticos da cidade.

dijon 1
Percurso da coruja no centro histórico

Além de percorrer o simpático centro histórico, não saia de Dijon sem provar as famosas mostardas produzidas na cidade, sem comer ao menos um boeuf bourguignon, tomar uma taça de kir e fazer um passeio pelas vinícolas da região para degustar muitos vinhos!

dijon 3
Boeuf Bourguignon

6 – ESTRASBURGO

Um lugar único na França, onde a cultura francesa e germânica se fundiram com o passar do tempo por conta da disputa secular de território.

Estrasburgo 1
Estrasburgo

Estrasburgo é uma das cidades mais fotogênicas que visitei na França, daquelas que você chega e logo se apaixona!

Estras 3
Que fotogênica!

Além de linda, tem muita história e atrações para todos os gostos: diversos museus interessantes, a majestosa Catedral Notre Dame de Strasbourg, um centro antigo super charmoso, passeio de barco pelos canais, muito comércio e ótima gastronomia!

Estrasb 2
Catedral de Estrasburgo

Imperdível também passear pela Petite France, local onde tem as mais lindas casinhas coloridas em estilo enxaimel que circundam diversos pequenos canais que recortam essa parte da cidade. Um charme!

Estras 4
Petite France
Clique aqui pra saber como foi nosso roteiro de 1 dia em Estrasburgo e como chegar lá a partir de Paris.

7 – REIMS

A pouco mais de 100km de Paris e menos de 1h em TGV (trem de alta velocidade) chegamos em Reims (se pronuncia “rãns”), a cidade mais importante da região de Champanhe.

IMG_4746
Reims

Isso mesmo, é lá que são produzidas as champanhes exportadas para o mundo todo!

A cidade era reconhecida no passado como o local onde aconteciam as cerimônias de coroação da monarquia francesa, que durou mais de um milênio. Por isso, visite com calma o monumento mais grandioso da cidade, a Notre Dame de Reims, realmente impressionante!

IMG_1416
Catedral Notre Dame de Reims

Foi lá também que os alemães assinaram sua rendição em 1945, colocando um fim na trágica Segunda Guerra Mundial.

Hoje é mais famosa pela produção de champanhe, que você pode ver de perto em passeios guiados pelas vinícolas ou nas casas de champanhe espalhadas pela cidade, como a Mumm, a Jacquart e a Veuve-Clicquot-Ponsardin.

IMG_4702
Maison Mumm em Reims

Nós fizemos o tour guiado com degustação na Mumm e gostamos bastante! Vale dizer que é importante reservar com antecedência.

Porém o passeio que mais curtimos em Reims foi um tour de bike pelas vinícolas, que terminou na cave de um pequeno produtor local, um negócio familiar, onde fizemos degustação e compramos algumas garrafas. Super recomendo! A empresa é a L’échappée Bulles, saiba mais aqui!

IMG_4779
Tour de bike pelas vinícolas de Reims

Não vá embora de Reims sem provar o famoso biscoito rosa da Maison Fossier, um patrimônio da região!

IMG_4707

8 – ÉTRETAT

É considerada a cidade francesa com as mais belas falésias!

etretat 4
Falésias de Étretat

São 140 km de falésias formadas por calcário branco que chegam a 100m de altura.

etretat 1
Deslumbrante…

O visual é lindo e o mais interessante na cidade é justamente percorrer as falésias, descobrir as grutas que são acessadas pela praia e contemplar aquela imensidão de mar azul, uma lindeza!

etretat 3
Gruta em Étretat

9 – CAEN

Lugar obrigatório na França para quem se interessa por assuntos relacionadas à Segunda Guerra Mundial!

A cidade de Caen abriga um dos museus mais sensacionais sobre o assunto, o Memorial de Caen – Cité de l’Histoire pour la Paix. A exposição permanente conta desde a origem da Primeira Guerra Mundial até o final da Segunda.

caen 1
Memorial de Caen

Ficamos umas 5h lá dentro, super compenetrados…só saímos quando a fome bateu de vez, mas com dó, porque ainda ficou faltando coisa pra ver.

Além do museu, há algumas outras atrações na cidade, como as ruínas do Château de Caen, onde morou William, o Conquistador (Duque da Normândia) e as Abadias de Saint-Étienne e Sainte-Trinité.

caen 2
Abadia de Saint-Étienne

Aproveite a ida até Caen pra dar um pulo em Omaha Beach (50km de distância), uma das praias por onde os aliados chegaram na Segunda Guerra e cuja batalha foi retratada no filme “O Resgate do Soldado Ryan”.

omaha
Omaha Beach – Praia do Dia D – Segunda Guerra Mundial

Clique aqui pra saber mais sobre nossa viagem de carro pela Normândia (uma das melhores da vida!), quando visitamos Étretat e Caen.

10 – SAINT-MALO

Muita gente descobre Saint-Malo ao utilizar a cidade como base para conhecer um dos destinos turísticos mais procurados da França, o Monte Saint-Michel, mas ao chegar lá não tem quem não se apaixone!

IMG_8678
Saint-Malo

Nós dormimos duas noites na cidade após percorrer de carro boa parte da costa da Normândia e já ter visitado o Monte Saint-Michel, e fomos recebidos com um lindo pôr-do-sol!

Situada às margens do Canal da Mancha, a cidade antiga é toda murada e é uma verdadeira jóia da Bretanha, região famosa da França por sua beleza e gastronomia – não deixe de provar galette com sidra.

IMG_8685
Saint-Malo

No passado, Saint-Malo ficou conhecida como cidade-corsária, pois de lá partiam muitos navios piratas em busca de tesouros mundo afora.

Quem caminha pelas muralhas de Saint-Malo tem dificuldade de imaginar que 80% de tudo aquilo foi destruído em 1944 pelos bombardeios dos alemães durante a Segunda Guerra Mundial.

IMG_5286

Felizmente a cidade foi totalmente reconstruída e muitos edíficios recuperaram seu estilo original!

Se puder se hospedar intra-muros, ou seja, dentro da parte murada, melhor! Apesar de ser mais caro, o lugar é muito charmoso e tem uma ótima infra turística!

IMG_8719
Cidade murada de Saint-Malo
Apenas cuidado com a alta temporada, de Junho a Agosto a cidadezinha fica lotada de turistas que vão se banhar nas suas praias!

IMG_5269
Cidade tranquila no início de Setembro
11 – BORDEAUX

A última cidade aqui da lista está atualmente entre as “top 10 cidades recomendadas pelo Guia Lonely Planet” para conhecer na França.

Bordeaux 1
Bordeaux – a cidade francesa mais trend da atualidade

De fato, Bordeaux é uma das cidades mais vibrantes e dinâmicas da França, e tem sido chamada por aqui de “nova Paris”.

Com uma bela arquitetura, ótima gastronomia e todo encanto do mundo dos vinhos, Bordeaux tem atraído cada vez mais turistas.

Bordeaux 2
Galera em 2015 passeando em Bordeaux

Com o recém-inaugurado Cité du Vin, museu que abrange diversos assuntos relacionados ao vinho e a recente linha de TGV (trem de alta velocidade) que liga Paris à cidade em apenas 2h, espera-se que aumente ainda mais o turismo por lá!

vin
Cité du Vin – prédio em formato de decantador de vinho – crédito foto: Bordeaux-tourisme.com

Fui em 2015 e gostei muito, mas tô louca pra ir de novo pra passear por algumas vinícolas e conhecer o novo museu Cité du Vin.

Bon voyage!

Melissa

 

Anúncios

4 Comments »

  1. Curiosamente, estive a semana passada em Rocamadour e no Gouffre de Padirac, este ultimo um lugar fabuloso. Rocamadour impressiona, mas estava triste e chuvosa. No post que hoje publiquei, entre outros, faço uma pequena referência a esses lugares.
    Há uns bons anos passei por Saint Malo e gostei muito; e há uns trinta e tal anos, passei uns dias em Annecy, cidade muito bonita e com uma envolvência fantástica. Foi aí que vi nevar pela primeira vez, o que nunca esquecerei.
    Da vossa lista, muitos não conheço, mas Étretat, cativa-me.
    Eu acrescentaria o lindíssimo Monte de Saint Michel!
    Bons passeios!

    Curtir

    • Você já conhece bastante coisa da lista Dulce 😃 Uma pena ter pego chuva em Rocamadour, mas imagino que tenha sido interessante de qualquer forma! Ótima sugestão Monte Saint Michel, é de fato um lugar lindo! Grande abraço 😉

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s