Descubra Aveiro, a “Veneza portuguesa”

No caminho entre Coimbra e Porto, duas cidades bastante famosas em Portugal, situa-se Aveiro, ainda pouco conhecida pelos turistas que visitam o país.

IMG_0723
Aveiro

Essa pequena cidade ganhou a fama de “Veneza portuguesa”, pois no século 16 o mar recuou na região e deixou ao longo de 11 mil hectares faixas litorâneas que criaram uma lagoa em paralelo ao mar.

IMG_1700
Passeio de moliceiro na Ria de Aveiro

Essas faixas litorâneas acabaram se transformando numa rede de canais, a Ria de Aveiro, que se comunicava com o mar, facilitando assim a entrada de mercadores e navegadores vindos de toda Europa. Durante um século a cidade viveu um grande crescimento econômico!

Infelizmente no século seguinte, devido a instabilidade da comunicação entre a Ria e o mar, os canais de acesso entre ambos foi fechado e a água parada da lagoa criou condições de insalubridade, o que gerou uma grande crise econômica e social, já que os habitantes começaram a deixar a cidade.

IMG_0704
Centro de Aveiro

Hoje a Ria é uma área protegida, pois nela habitam diversas espécies marítimas. Porém, nos últimos anos a cidade passou a investir em atividades turísticas nos canais, com o objetivo de atrair mais turistas.

Para isso eles recuperaram antigos barcos, os moliceiros, que se assemelham às gôndolas venezianas e que levam os turistas para conhecer a cidade por outro ângulo. Não fizemos o passeio por falta de tempo, mas acredito que seja interessante.

IMG_0720
Moliceiros – barcos coloridos com desenhos que retratam a história e tradições de Aveiro

Além de passear pelas margens da Ria, outro programa imperdível é provar os famosos “Ovos moles de Aveiro”, um doce típico da região criado no passado nos conventos da cidade.

IMG_0714
Ovos Moles de Aveiro

O doce é feito a partir de uma mistura de ovos e açúcar – como quase todos os doces portugueses – e coberto por uma fina camada de hóstia em formatos marinhos, como conchas e peixes.

Provamos o doce na Confeitaria Peixinho, que existe há 160 anos e é imperdível. Aliás, aproveite e compre também o pão de ló – saiba mais aqui “11 doces portugueses que você precisa provar”.

IMG_0752
Confeitaria Peixinho

Um outro lugar onde você pode saber mais sobre a história dos Ovos moles de Aveiro é na Oficina do Doce, que também mostra a confecção do doce.

Já pra quem gosta de museu, uma opção interessante é o Museu de Aveiro, que situa-se dentro do antigo Convento de Jesus e expõe uma importante coleção de arte sacra.

Agora, se preferir apenas bater perna pela cidade, não deixe de reparar nos lindos prédios em tons pastéis de estilo Art Nouveau, construídos pelos portugueses que voltaram enriquecidos do Brasil!

Também há um centro comercial enorme e super moderno, que contrasta bastante com o centro antigo da cidade, que fica bem ao lado.

IMG_0732

Se nessas andanças bater uma fome, o que não falta por lá são opções de restaurantes e cafés. Dentro do tradicional Mercado do Peixe, por exemplo, você encontra ótimos restaurantes de mariscos.

IMG_0707
Mercado do Peixe

Agora vou dar uma dica de local: se estiver de carro e quiser almoçar super bem, vale a pena dirigir 15km até o Restaurante “O Florindo” (End.: 755, R. Banda 12 de Abril 29, 3750. Aberto diariamente, exceto às quartas-feiras, das 12h as 14h30 e das 19h as 22h30).

Temos uns tios que tem casa na região e moram lá alguns meses por ano e foram eles que nos levaram lá. A comida é deliciosa e ali só tem locais!!!

Ah…mais uma coisa, se tiver tempo, aproveite pra dar um pulo na Praia da Costa Nova, ela fica a 12km do centro de Aveiro e é famosa pelas casinhas de madeira listradas e coloridas.

IMG_0688
Casinhas listradas da Praia da Costa Nova

Fui no inverno e estava super vazia, mas deve ser um lugar bem interessante no verão.

IMG_0693
Praia da Costa Nova

Se tiver mais dicas de Aveiro, escreve pra gente nos comentários 😉

Bom passeio,

Melissa.

Anúncios

2 Comments »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s