A Toscana tem tradição milenar na produção de vinhos, muitos deles famosos mundialmente, como o Brunello di Montalcino.
Por isso é um paraíso para os enófilos e também para os que simpatizam com a expressão italiana Dolce far niente (doce fazer nada)!

No post “7 cidades imperdíveis para visitar na Toscana” fiquei de compartilhar com vocês minha experiência numa degustação de vinhos na cidade de San Gimignano, já que foi incrível!
A cidade de San Gimignano recebe anualmente cerca de 3 milhões de visitantes e é, portanto, um destino bastante procurado pelos turistas que querem fazer uma degustação de vinhos.

Fizemos a nossa no vinhedo Sovestro in Poggio, que fica a pouco mais de 2.5km do centro de San Gimignano e oferece uma autêntica experiência toscana!
A propriedade do vinhedo que se chama Guardastelle, foi herdada pela Susanna. Ela teve no início muita dificuldade de continuar a produção de vinhos, pois não tinham nenhuma experiência.
Os anos se passaram, e hoje junto com seu marido Fausto, produzem na Sovestro in Poggio bons vinhos e azeites de oliva.

Como é a visita e a degustação?
Na chegada ao local fomos recebidos pelo simpático Fausto, que fez inicialmente uma visita guiada – em inglês – com o grupo pelo vinhedo, onde explicou sobre o cultivo das vinhas e técnicas de transformação das uvas em vinho.
O galpão onde as máquinas e barris de vinho ficam armazenados estava em reforma, inclusive estão utilizando em 2017 a propriedade de um amigo para armazenar seus barris.
Depois da visita fomos conduzidos à sala de jantar da propriedade pra tão esperada degustação de vinhos e almoço com produtos típicos da região.
Porém, vale ressaltar que o local onde acontece a degustação é outro e estava fechado para reforma, por isso acabou acontecendo excepcionalmente nessa sala.

Sinceramente, achei que seria algo bem mais simples, mas foi um verdadeiro almoço italiano, com bastante comida!

Cada prato servido foi combinado com um vinho e o Fausto explicou a diferença entre eles. Todos os vinhos servidos são produzidos e vendidos na propriedade 😉

A comida era simplesmente maravilhosa!!!

Éramos um grupo de 9 pessoas e ele nos deixou bastante à vontade, tanto que nosso almoço durou cerca de 1h30! Conversamos bastante, trocamos experiências e dicas sobre a região e foi bem agradável!

No total, entre a visita guiada e o almoço/ degustação, ficamos lá cerca de 2h15.
Reservas e preço
É obrigatório fazer reserva! Você pode mandar e-mail para tasting@guardastelle.com informando a data de interesse e a quantidade de pessoas.
O valor por pessoa é de 28 euros e o pagamento deve ser feito no dia da visita em dinheiro.
A reserva pode ser cancelada até 24h antes sem nenhum prejuízo. Porém se você cancelar num período inferior a esse ou simplesmente não aparecer, eles debitam 50% do valor do seu cartão de crédito, que deve ser informado no momento da reserva.
É importante chegar com pelo menos 5 minutos de antecedência. Eles informam por e-mail a localização exata para você colocar no GPS e não ter dificuldade em achar o lugar.
Hospedagem
De abril a outubro é possível se hospedar na Guardastelle. Saí de lá sonhando com isso…rs Na próxima vez que for à Toscana já sei onde vou passar pelo menos duas noites 🙂
A propriedade conta com 5 quartos e 5 apartamentos, todos diferentes entre si, mas com uma semelhança, a típica decoração toscana.
Clique aqui pra saber mais sobre a hospedagem!
Ciao,
Melissa
1 comentário Adicione o seu