O mundo está descobrindo a Islândia, a terra do fogo e do gelo!
Com essa descoberta surge imediatamente a vontade de fazer uma road trip pelo país, já que se trata de uma ilha do tamanho mais ou menos da Inglaterra.

Porém se engana quem pensa que essa é uma viagem como outra qualquer. Mesmo que você já tenha feito várias viagens de carro, a da Islândia precisa de um pouco mais de planejamento, além de uma boa dose de espírito aventureiro.
Isso porque é normal dirigir horas e não se deparar com nenhum vilarejo ou posto de gasolina, já que dois terços dos 320 mil habitantes do país estão concentrados na capital Reykjavík.
Nesse post vou compartilhar com vocês algumas dicas que nos ajudaram a organizar nossa viagem de carro pela Islândia, já o roteiro detalhado que fizemos você encontra aqui!
1 – SOLICITE UMA CARTEIRA DE HABILITAÇÃO INTERNACIONAL
Já alugamos carro em vários países aqui da Europa, e na grande maioria aceitam tranquilamente apenas a carteira de habilitação brasileira e nem pedem pela permissão internacional.
Porém na Islândia eles foram bem criteriosos no momento de retirada do carro e questionaram inclusive o fato de termos endereço na França já que tínhamos passaporte brasileiro.
Pra evitar um estresse maior e não inviabilizar a viagem programada de carro no país, vale a pena solicitar a Permissão Internacional para Dirigir (PID), um documento fornecido pelo Detran no Brasil.
No geral é bem simples, porém os valores e prazos de recebimento podem variar de cidade para cidade.
Em São Paulo, onde o Diogo solicitou a PID em 2014, ele fez o pedido pelo site do Detran SP e recebeu o documento pelo correio em 7 dias úteis. A PID de SP custa hoje (maio/2017) R$275,77 + R$11,00 da taxa de entrega. Pode também ser solicitada e retirada pessoalmente no Poupatempo-SP.
2 – FAÇA A RESERVA DO CARRO COM ANTECEDÊNCIA
Essa dica é importante especialmente pra quem pretende visitar a Islândia na alta temporada, que vai de junho a agosto.
Assim como passagem aérea e hospedagem, tudo fica mais caro nessa época do ano na ilha, além disso o número de turistas aumenta drasticamente.
É verdade que há inúmeras locadoras de carro no país, porém ao reservar em cima da hora, você terá menos chance de encontrar opções de carro mais eficientes em relação à custo/performance e vai ter que pegar o que tiver disponível.
3 – ESCOLHA O MODELO CERTO DE CARRO DE ACORDO COM A ÉPOCA E ATIVIDADES QUE PRETENDE FAZER
Carro 4×4
Se você decidir fazer essa viagem entre novembro e março, quando o inverno é muito intenso na Islândia, não tem outra solução a não ser um carro 4×4, pois é preciso um carro mais robusto para essa época. Certifique-se também que as rodas sejam as mais adequadas possíveis para andar na neve.
Outra situação em que o 4×4 é imprescindível é se você quiser se aventurar pelo interior gélido e deserto do país. As estradas de acesso a essa região são chamadas de F-Roads e ficam abertas somente de 15.06 a 01/09.
Somente os 4×4 são autorizados a rodar nas F-Roads! É importante saber que se resolver entrar com um carro nessas estradas que não seja 4×4, além da seguradora não cobrir nenhum dano no carro, você ainda poderá receber uma multa altíssima.
Carro 2×2
Se você for no verão, de junho a agosto e decidir rodar somente por Reykjavík e a Golden Circle, que é a rota turística mais famosa do país e próxima da capital, pode ser interessante alugar um carro com tração apenas em 2 rodas.
De qualquer forma, mesmo no verão, eu não arriscaria alugar um carro muito pequeno, por mais convidativo que o preço possa ser. Isso porque o tempo por lá é muito instável e teria receio de pegar chuva forte ou ventania num carro com pouca estabilidade.
Nossa escolha de carro
Fizemos uma pesquisa básica antes de alugar o carro, e muitos sites falavam da importância de alugar um carro mais robusto, tipo 4X4, pra suportar com mais facilidade qualquer problema na estrada.
Apesar de termos feito a viagem em maio, fora da temporada de inverno forte, preferimos seguir esse conselho e alugar um 4×4. Optamos então pelo modelo Skoda-Yeti (aliás, foi super econômico em combustível).
Um carro como esse nos deu um pouco mais de segurança nos dias em que enfrentamos ventanias surreais, daquelas de balançar o carro!!!

No Aeroporto Internacional de Reflavík (50km da capital Reykjavík) há dezenas de locadoras de carro, tanto que há um shuttle com 4 paradas que leva os visitantes até elas. Para comparar os preços dos aluguéis de carros, nossa sugestão é o site Car Hire Labs.
4 – CHAME OS AMIGOS PARA ESSA VIAGEM
O preço do aluguel de carro, como tudo na Islândia, é bem caro, por isso fazer essa viagem em 4 ou 5 pessoas ajuda a diluir os custos da viagem – além de ser bem mais divertido!
5 – FIQUE ATENTO A COBERTURA DO SEGURO
Nossa reserva foi feita pela internet com a empresa Alamo, que já incluía o seguro básico contra furto, danos e terceiros. Não fizemos um seguro adicional contra riscos e amassados por cascalhos, pois o seguro do nosso cartão de crédito aqui na França já tem essa cobertura.
Se você não tiver esse seguro, vale a pena incluir na reserva, pois as tempestades e ventanias são muito comuns no país!
As empresas também oferecem seguro contra tempestades de areia e cinzas de vulcão! Nós resolvemos arriscar e contar com a sorte, deu tudo certo…mas é um risco!
6 – NÃO CONTE COM A SORTE E SIM COM GPS E/OU INTERNET
Apesar da estrada N1 ser razoavelmente bem sinalizada, não dá pra imaginar viajar pela Islândia sem GPS ou algo do tipo, por isso, se o carro não vier com GPS é importante incluí-lo na reserva.
Outra opção é alugar na locadora um aparelho de Wi-fi para o carro, assim você consegue utilizar o App Waze na estrada.
Caso a locadora onde vá alugar o carro não tenha esse aparelho de wi-fi disponível, outra opção é comprar um chip numa operadora de telefone islandesa, como a Síminn, que oferece chips a partir de 20 euros.

Como nosso plano de internet aqui da França tem cobertura na Islândia, apenas utilizamos o Waze. Foram super raros os momentos em que não tivemos sinal de internet na estrada e logo voltava.
Muita gente dizia ser importante ter um mapa físico, mas a gente preferiu baixar o mapa do país antes da viagem pelo aplicativo Maps.Me, que aliás, nem chegamos a utilizar!
7 – NUNCA PERCA A OPORTUNIDADE DE ABASTECER O CARRO
O grande segredo nessa viagem é antecipar suas necessidades, portanto, nunca perca a oportunidade de abastecer o carro.
O ideal é que o tanque nunca fique abaixo da metade, pois nunca se sabe a quantos km de distância você vai encontrar o próximo posto. Fazendo dessa forma, não vai ter nenhum estresse!!!
Como na maioria dos países europeus, na Islândia também não há funcionários nos postos de gasolina. É o esquema “faça você mesmo”! As bombas de combustível informam o passo a passo e o pagamento só pode ser feito com cartão de crédito (melhor viajar com mais de um cartão só pra garantir).
Vimos uma dica no blog Viaje na Viagem sobre jamais escolher a opção “Full Tank”, ou seja, completar o tanque, pois eles dizem que se a operação não for concluída por algum motivo, como falta de combustível na bomba ou expiração do prazo do procedimento, eles debitam um valor alto do cartão como caução e só estornam dias depois! A gente preferiu seguir o conselho pra não ter dor de cabeça.
8 – FIQUE ATENTO AOS RADARES DE VELOCIDADE
Como já mencionei antes, a Ring Road N1 é a principal estrada do país e tem 1.339km. Ela passa por todas as regiões, exceto o centro da Islândia, que é acessível apenas de 15.06 a 01.09 pelas estradas F-Roads.
A N1 é uma estrada bem pavimentada, no geral bem sinalizada e sem buracos – com exceção do sul onde há muito turismo. A velocidade máxima é de 90km/h e mesmo que você esteja completamente sozinho na estrada – o que vai acontecer na maior parte do tempo – tem muito radar por lá, por isso fique atento!
Essa estrada tem apenas duas faixas, uma para cada sentido, e nas pontes só dá pra ir um carro por vez, mas como tem poucos carros na estrada, achamos bem tranquilo!
9 – ESTEJA PREPARADO PSICOLOGICAMENTE PARA MUDANÇAS CLIMÁTICAS REPENTINAS
O tempo na Islândia é muito instável e é preciso estar minimamente preparado para ter que lidar com tempestades e nevascas (melhor nem pensar nas possíveis tempestades de areia e cinzas no caso de erupção de vulcões) kkk
O ideal é evitar pegar a estrada de noite, no verão escurece quase 1h da manhã e no inverno no meio da tarde.
Teve uma noite que demoramos pra pegar a estrada rumo nosso hotel e no meio do caminho o tempo mudou e nos deparamos com uma neblina muito forte, que deixou a gente bem tenso com a falta de visibilidade.

10 – NÃO PARE NA ESTRADA PARA TIRAR FOTOS
Em 2016 mais de 220 visitantes estrangeiros se envolveram em acidentes de trânsito na Islândia, incluindo dois fatais. A maioria deles perdeu o controle do carro e saiu da estrada, por isso, não superestime suas habilidades automobilísticas.
Além da instabilidade meteorológica, outro fator que causa acidentes nas estradas é a paisagem! rs O visual é tão incrível e tão diferente a todo momento, que muita gente para o carro no meio da estrada pra tirar foto.

Por mais que seja tentador, não se esqueça que a N1 tem apenas uma faixa em cada sentido, então não vale a pena correr o risco de causar/sofrer um acidente.
O ideal é procurar um acostamento – não tem muitos – ou utilizar as estradas secundárias e entrada de fazendas para estacionar, e aí sim sair do carro para contemplar aquela natureza deslumbrante e tirar milhões de fotos!

11 – NÃO FIQUE NA MÃO
Antes de pegar a estrada o ideal é baixar o App 112 Iceland e fazer check-in conforme avança na viagem. Caso tenha qualquer problema na estrada, seja com o carro ou com catástrofes naturais, as equipes de resgate do país irão te procurar.
Outra opção é acessar o site www.safetravel.is e submeter seu plano de viagem para que eles saibam por onde você vai passar, no caso de desastres naturais eles terão uma ideia de onde procurar possíveis vítimas.
12 – ACOMPANHE DIARIAMENTE A SITUAÇÃO DAS ESTRADAS
E por fim, confira sempre o site road.is, que fornece informações atualizadas das estradas de todo país, inclusive quando elas fecham devido ao mau tempo ou algo do tipo.
Outra opção é ligar no 1777 ou 1778, centrais de atendimento em inglês que fornecem essas informações.
13 – NÃO SE PREOCUPE COM PEDÁGIOS…
O único pedágio pelo qual passamos foi no caminho de Reflavík para Akureyri, bem na saída do túnel Hvalfjordur. Custou 1.000 coroas islandesas, algo entorno de 10 euros.
14 – NEM COM ESTACIONAMENTOS!
Todas as atrações naturais do país tem estacionamento e são gratuitos.
Em Akureyri, segunda maior cidade do país, os estacionamentos são livres, exceto das 10h as 16h, onde só é possível estacionar durante 2h. É preciso colocar um relógio de papel no vidro do carro, que pode ser retirado gratuitamente nas lojas dos postos de gasolina.
Já em Reykjavík, a capital do país, há diferentes zonas de estacionamento, que vão da P1 a P4. A P1 é a mais cara (cerca de 2 euros/h), pois está no miolo do centro da cidade. A P4 custa entorno de 1 euro.
Como a cidade é relativamente pequena, mesmo que você pare um pouco mais afastado do centro, não vai andar mais que 15 minutos pra chegar no centro.
15 – A MELHOR ÉPOCA DO ANO PRA FAZER UMA VOLTA À ILHA DE CARRO
É bom evitar o período de inverno mais intenso, que vai de novembro a fevereiro. Nesse período há muita neve, pouca visibilidade e muitas estradas ficam fechadas. Infelizmente essa é a melhor época pra ver aurora boreal!
Nos meses de abril e maio, quando as temperaturas já não estão mais negativas, costuma chover e ventar bastante, mas é bem viável fazer esse roteiro. Nós começamos a viagem no início de maio e de 7 dias tivemos apenas 1 com chuva e vento e outros 2 de muito vento.

Já de junho a agosto é o verão, alta temporada, quando os dias são bem mais longos, as temperaturas chegam aos 22 graus e é o período mais ideal.
É nesse período também em que as F-Roads que dão acesso ao centro gélido do país estão abertas, sendo uma oportunidade única pra visitar essa região tão inóspita.
Boa viagem 😉
Melissa
Islandia é muito maravilhosa né? Eu fui sozinha, então não compensou alugar o carro. =( Acabei sem fazer a sonhada roadtrip
Sozinha é complicado mesmo Kamylla!!! Que pena, mas é um lugar que vale a pena voltar né?! Abs, Melissa
quando quizer fazer de novo a roadtrip fale comigo eu faco viagens pela islandia fora
Great tips Melissa! Thank you very much! So looking forward to start my road trip in Iceland in just 2 days 😀
Thank you Gustavo, so glad that you liked the tips! Great that you are going to Iceland, I’m sure your are gonna enjoy it so much! Have fun 😀
Adorei o relato da sua viagem!! Tudo bem completo, encontrei informações que não conseguia em outros lugares. Parabéns!! Irei em Outubro do dia 20/10 (chego bem tarde 23:30H) e volto dia 29/10 (saio de lá as 2 da manhã do dia 30), darei toda a volta, já tenho os guesthouses bookados e agora tem que aguentar a ansiedade.
Você trocou dinheiro por lá?? Se sim, onde??
Estou pensando em trocar um pouco no aeroporto (não terei tempo de trocar em outro lugar) e usar cartão de crédito, o que acha??
Acha que uma média de 200 km por dia é muito, sendo que o sol nasce as 8 e pouco e escurece as 17:30…
Fico no aguardo!
Abs
Olá Marcela, muito obrigada, fiquei super feliz com seu comentário! Que delícia a expectativa de ir pra Islândia, é realmente emocionante. Quanto a suas perguntas, nós não trocamos dinheiro lá, apenas sacamos um pouco de dinheiro no aeroporto com nosso cartão aqui da França. Pelo horário que você vai chegar lá, realmente não terá outra possibilidade a não ser trocar no aeroporto, lembre-se de levar dólar ou euro, eles não trocam reais. De qualquer forma, é importante saber que a Islândia é um dos países onde mais se usa cartão, mesmo para valores pequenos, por isso não fique preocupada em trocar grandes quantias. Quanto a quilometragem, acho tranquilo 200km por dia, especialmente se estiver com um carro confortável. Realmente só tenha o cuidado de não percorrer grandes distâncias a noite, especialmente em outubro quando o tempo já vai estar mais complicado. A única vez que pegamos estrada a noite tinha muita neblina e ainda faltava muito pra chegar no nosso guesthouse, foi meio perrengue! Qualquer outra dúvida que surgir, estou à disposição!
Abraços,
Melissa.
Oi Melissa,
Obrigada pelo retorno!
A intenção é de sair uns 30 min antes do sol nascer pra ganhar tempo e não chegar no próximo guesthouse mais tarde que 18h. Sei que é um pouco imprevisível, as vezes, mas farei de tudo pra que eu não precise dirigir a noite, como mencionou.
Apesar do IOF alto dos nossos cartões, usarei 95% dele na viagem, mas ter uma graninha em mãos sempre é necessário.
Comprarei sim card no aeroporto para ter internet no celular, terei um mapa de papel e um mapa off-line tb caso a internet não funcione, acho que está bom né?!
Com relação a abastecer carro, vocês compraram o cartão pre pago no posto?
Sabe se posso entrar com comida (barrinhas, biscoitos, salgadinhos, etc) na mala despachada no aeroporto?
De novo agradeço!
Foi o melhor post da Islândia que encontrei na internet e com direito a perguntas e respostas ficou PERFEITO! Valeu e parabéns!
Oi Marcela, obrigada pelo elogio 😀 Fiquei super feliz! Quanto ao card de internet e mapas está ótimo, está mais do que preparada para qualquer eventualidade. Sobre o abastecimento do carro, a gente não comprou o cartão pré pago, utilizamos sempre o cartão bancário mesmo. Em tempo: existem alguns postos de gasolina que são somente para pessoas associadas, aconteceu uma vez de pararmos pra abastecer num posto e não conseguimos pois não éramos sócios do posto…rs Estou te avisando apenas pra saber que isso existe lá, mas são poucos…com certeza não terá dificuldade de achar postos de gasolinas “normais”. Quando a entrar com comida, vc pode desde que seja industrializada, porque aí tem infos de ingredientes etc…Mais uma vez, Muito obrigada pelo seu retorno. Estou à disposição caso tenha mais dúvidas e tente escrever depois pra contar como foi sua experiência na Islândia, desejo que seja incrível!!! Abraços, Melissa
Boa tarde.
Marcela, poderia contar sua experiencia em outubro, pois estou indo este ano, chego dia 14/10 e retorno dia 21/10.
obrigada.
bjos
Olá Melissa, parabéns pelo post. Dicas bem valiosas. Chegarei na terra do fogo e gelo no final de outubro (dia 19) para uma road trip de 11 dias. Estou na fase de reservar o carro. Gostaria de saber em qual locadora você alugou o seu e como foi o processo/experiência de retirada e de entrega. Pergunto isso, pois, tenho lido muitos relatos sobre problemas, principalmente na devolução, quando as companhias cobram valores absurdos por danos menores, quando, muitas vezes, o dano até preexistia e não foi devidamente verificado no início.
Parabéns e obrigado.
Olá Alexandre, muito obrigada por seu retorno, fico super feliz que tenha gostado das dicas😀 Nós reservamos o carro com a empresa Alamo Rent a Car, que fica dentro do aeroporto de Reflavík. Foram super atenciosos e não tivemos nenhum problema com eles, nem na retirada e nem na devolução. Um conselho que te dou é fazer uma análise bem criteriosa do carro no momento que for pegar a chave. Geralmente essa “vistoria” é feita com um funcionário da empresa e caso o carro já tenha riscos ou qualquer outro dano, geralmente já vai estar descrito no papel que eles te entregam na retirada, mas se achar algum problema adicional, voce precisa mostrar pra eles e pedir pra incluirem na descrição de “danos” do carro. O problema geralmente acontece quando não fazemos essa “vistoria” bem feita, pois depois se eles alegarem que não existia aquele dano, não temos como comprovar! Te desejo uma ótima viagem, que corra tudo bem! Mais uma vez obrigada pelo comentário. Abraços, Melissa
Oi Melissa, muito obrigada pelo post. estou morando na França também e estamos planejando ir em março/18. Suas informações foram muito úteis. Por acaso seu plano de telefone é da free mobile? Eu uso esse plano e já pesquisei no site da empresa e fala que a Islândia esta incluso, mas como a internet será muito importante ainda fico com o pé atrás em relação ao sinal. agradeço seu retorno.
Oi Paula, muito obrigada pelo comentário! Sim, nosso plano era Free e funcionou realmente super bem na Islândia. Durante toda viagem teve apenas um momento em que ficamos sem sinal e logo voltou. Pra não correr o risco de ficar na mão, considere levar um mapa físico ou baixar um offline. Ótima viagem pra vc, abraços!
Olá, Parabéns pelo Blog, gostei muito!!
Acabei de voltar da minha road trip na Islândia e vou te dizer, é uma aventura que jamais esquecerei na minha vida. O Pais é lindo, paisagens de cair o queixo, mas quem vai dirigir por lá tem que estar atento sempre, pois o clima lá muda em questão de segundos…você pode estar subindo uma serra com sol, no meio dela começa a nevar, e no final esta chovendo , é punk mesmo. Teve um dia que estava dirigindo e começou a nevar moderadamente, e do nada ao passar entre duas montanhas fomos surpreendidos por uma rajada de vento que cobriu nosso carro com neve e por quase 20 segundos ficamos sem visibilidade nenhuma, tive que frear meu carro no meio da pista pedindo para Deus para que nenhum carro tivesse vindo naquele momento. Pessoal, não estou exagerando, mas quem um dia estiver marcando de fazer uma viagem desta, tenha o máximo de prudencia possível, pois realmente não é brincadeira, sem falar dos penhascos que você passa e não tem nenhum tipo de proteção. Mas perigos a parte, é um sensação inexplicável, algo que ficará realmente marcado para sempre na vida de quem fizer esta aventura. Peço a Deus um dia poder ter a oportunidade de fazer isso tudo novamente, pois realmente vale muito a pena.
Obs. Ter internet no carro é de extrema importância, o Waze é uma excelente ferramenta que em nenhum momento nos deixou na mão. Ahhh, nunca deixar o combustível abaixo do meio tanque.
Olá Eduardo, que demais seu relato, visitar a Islândia é realmente uma experiência incrível! E você tem toda razão, é preciso ser muito prudente, também tivemos essa sensação de que o tempo muda muito rápido e as mudanças são as vezes bruscas. Muito obrigada por compartilhar sua experiência conosco! Abraços, Melissa
Melhor roteiro da Islandia !
Muito obrigada Valeria 🤗
Boa noite Melissa,
Muito boas as informações passadas. Muito obrigada! Vou com meu namorado em julho para a Islândia e vamos fazer esta road trip. Estou bem animada. Vc escreveu que acha bom reservar o carro com antecedência.
Quando vc fez esta reserva debitaram automaticamente do seu cartão ou não? Porque eu gostaria de pagar lá… ou seja, só em julho mesmo…
Obrigada desde já,
Ola Marcela, muito obrigada pelo comentário! No nosso caso (e acredito que as demais empresas funcionem da mesma forma) só realizamos de fato o pagamento na retirada do carro. Antes, no momento da reserva, o número do cartão foi apenas para confirmação da reserva. Abs e ótima viagem! Melissa
Parabéns pelo post, Melissa. Adorei a forma didática dos comentários, as dicas foram super valiosas, iremos para a Islândia em agosto, ficaremos quatro dias e de lá partiremos para a Groenlândia de barco.Estávamos indecisos sobre locar um carro ou fazer excursões, optamos pelo carro após a leitura. Obrigada!
Ola Cynthia, super obrigada pelo retorno, fico feliz que tenha sido útil pra vocês! Desejo uma ótima viagem! Abs, Melissa
Olá Melissa! Já agradecendo seu post com tantas informações preciosas. Eu vou viajar sozinho pra Islândia no início de março e pensei em ficar 3 dias em Rejkjavik para Golden Circle, Blue Lagoon e Northern Lights e em seguida, minha ideia é: alugar um carro e fazer a roadtrip em 6 dias. Já estou a par que há que se ter prudência total… o detalhe é que vou sozinho (boa parte das minhas viagens, fiz só). Então baixar o app com a rota é essencial pra segurança, já que março ainda é inverno… Vocês dormiram cada noite numa cidade?
obrigado,
abs
Ola Erom, muito obrigada pelo comentário. A gente dormiu cada noite numa cidade, exceto em Golden Circle onde ficamos duas noites e por fim Reykjavik também duas noites. No norte, região do Lago Myvatn eu teria dormido mais uma noite, foi a região que mais gostei (mais deserta) e gostaria de ter tido mais tempo ali…no seu caso que irá fazer a viagem no inverno é importante pensar em evitar pegar estrada (trechos longos) a noite…em Março não sei o horário que costuma escurecer, vale a pena checar. Porque a noite tudo é mais difícil…fica mais perigoso! Só tomaria esse cuidado na hora de planejar a volta pelo país. Espero que curta muito a Islândia, um lugar único nesse mundo! Abraços, Melissa
Obrigada por todas as informações, serão preciosas para todos os que as lerem antes de visitarem a Irlanda
Muito obrigada pelo comentário Manuela, fico muito feliz!