Como ver o Papa no Vaticano

O Papa é pop!

Com seu estilo simples e amigável, Papa Francisco tem conseguido atrair muita gente aos eventos do Vaticano, e as pesquisas demonstram que muitos nem católicos são!

Foi justamente essa imagem positiva e seu carisma que me atraiu à um evento no mês passado em Roma, quando eu estaria mesmo passeando pela cidade.

IMG_6061
Papa na Udienza Generale

Uma semana antes da viagem, ao comprar online os ingressos para os Museus do Vaticano (a fila é sempre enorme!) me dei conta de que estaria lá numa quarta-feira, dia da semana em que eu tinha ouvido falar que o Papa participa de um evento na Piazza San Pietro.

Enfim, bastou um pouco de pesquisa pra descobrir que sim, é realmente possível ver o Papa às quartas-feiras no Vaticano na Udienza Generale e não somente nas missas dominicais.

Tinha apenas um detalhe, às quartas-feiras é preciso convite e eu não tinha!!! Ainda assim consegui vê-lo, e foi emocionante!

Aproveito então pra compartilhar com vocês algumas dicas práticas de como ver o Papa no Vaticano.

ANGELUS – MISSAS DOMINICAIS

Esse é o evento que todos conhecem, quando o Papa celebra uma missa aos domingos (meio-dia) de uma janela que fica num prédio do lado direito da Piazza San Pietro.

IMG_6199
O Papa faz a missa dominical numa das janelas do prédio mais alto que aparece nessa foto

Pra assistir a missa não precisa de convite, é só chegar um pouco antes pra passar pelo controle de segurança e acessar à praça.

UDIENZA GENERALE – EVENTO ÀS QUARTAS-FEIRAS

É um evento onde o Papa chega com seu Papa-móvel, passeia com ele entre os fiéis espalhados pela Piazza San Pietro e depois transmite algumas mensagens aos presentes, que são traduzidas por outros membros da Igreja em diversas línguas, inclusive português (de Portugal).

Muito emocionante a chegada dele!

No final, ele avisa que vai abençoar todos as pessoas presentes, assim como seus objetos e pertences religiosos. Na sequência ele abençoa pessoalmente um grupo de pessoas sentada numa área reservada da praça que estão enfrentando problemas sérios de saúde.

IMG_6071
Papa na Udienza Generale

O evento começa geralmente às 10h, mas pode acontecer do Papa passar um pouquinho antes com o Papa-móvel (no dia que fui ele chegou as 9h30) e termina por volta das 11h.

IMG_6078
No final da Udienza Generale todos sobem nas cadeiras pra tentar ver melhor o Papa, uma loucura!
IMG_6097
Piazza di San Pietro após Udienza Generale – a fila enorme é pra passar pela segurança pra entrar na Basílica de São Pedro

Durante o inverno e dias chuvosos, o evento é transferido para um auditório do Vaticano, a Sala delle Udienze di Paolo VI e aí o número de participantes é mais limitado (mais garantido ter convite ou então chegar bem cedo pra tentar um lugar, explico melhor abaixo).

Agora o mais importante de tudo, ao contrário da missa dominical, pra assistir à Udienza Generale é preciso de convite, que é totalmente gratuito, porém precisa ser solicitado ao Vaticano com antecedência.

COMO CONSEGUIR CONVITE PARA A UDIENZA GENERALE?

É preciso solicitar o convite para a Secretaria da Prefeitura do Vaticano através de um formulário, que deve ser preenchido com todas as informações solicitadas e enviado por fax ou correio ao Vaticano.

O pedido deve ser feito com pelo menos um mês de antecedência da data do evento, mas com três meses de antecedência já é possível fazer a solicitação.

Você receberá confirmação do Vaticano para a retirada do convite, que acontece no escritório deles no Portão de Bronze (Portone di Bronzo). É possível retirar somente na véspera do evento das 15h as 19h ou no próprio dia do evento a partir das 7h30.

portone

Fique atento: Podem ter pessoas nos arredores da praça tentando vender “convites” da Udienza Generale, mas é furada, isso não existe, é puro golpe!

Então, se você está lendo esse post e ainda falta um tempão pra sua viagem, com certeza está tranquilo e feliz da vida que verá o Papa. Agora, se assim como eu, você descobrir essa informação tarde demais para pedir um convite, saiba que nem tudo está perdido!

COMO PARTICIPAR DA UDIENZA GENERALE SEM CONVITE?

Dizem que é possível se dirigir ao Portão de Bronze na véspera da Udienza Generale, onde fica o escritório que entrega os convites para o evento e simplesmente pedir um pra você, porém não é garantido!

Como eu já tinha muita coisa pra fazer em Roma na véspera da Udienza Generale, resolvi não perder tempo indo até o Vaticano na véspera e arriscar na segunda possibilidade, que é chegar bem cedo no dia do evento e tentar um lugar.

Na verdade, foi muito, mas muito mais simples do que eu imaginava!

Cheguei as 7h40, me dirigi a uma das entradas da Piazza San Pietro e logo comecei a dizer para o guarda que eu não tinha convite, mas queria participar do evento. Gastei meu inglês à toa, ele nem questionou nada e muito menos pediu convite e me deixou entrar.

A segunda etapa foi passar pela segurança do Vaticano, onde ficam as esteiras e detectores de metais. Quando passei pela segurança, imaginei que teria alguém dentro da praça controlando os convites ou encaminhando as pessoas sem convite para o cercado do lado direito da praça, onde ficam teoricamente as pessoas sem convite.

Porém, como chegamos bem cedo e a praça ainda estava bem vazia, fomos seguindo o fluxo de pessoas e a única opção era sentar no centro da praça, onde ficam as cadeiras para as pessoas que tem convite!

Fiquei chocada, lá estava eu sentada na quinta fileira de cadeiras, mesmo sem convite!

IMG_6055
Muito pertinho do Papa 🙂

O importante é realmente chegar bem cedo (antes das 8h), pois conforme as cadeiras vão sendo ocupadas, depois sobra somente o cercado na lateral da praça onde é preciso ficar de pé e mais longe do Papa.

IMG_6040
Udienza Generale na Piazza di san Pietro – detalhe para o Guarda Suíço de roupa colorida

SEMPRE CONFIRA A AGENDA DO PAPA

O Papa tem uma agenda de viagens de trabalho e também sai de férias nos meses de Julho e Agosto, portanto sua agenda de eventos no Vaticano pode sofrer modificações.

Sendo assim, antes de se programar para assistir à uma missa dominical ou Udienza Generale, vale a pena conferir a Agenda de Eventos do Papa.

IMG_6043

Não deixe de conferir também nosso Roteiro de 2 dias em Roma.

Boa sorte 😉

Melissa

Anúncios

10 Comments »

  1. Que legal , tenho muita vontade de ve-lo , eu vou estar em uma quarta feira la , porem pego meu voo as 14:00 então ja vou ter feito check-out, da para com a mala ?? ou fica meio impossível ?? Para falar verdade essas malas só atrapalham

    obrigada

    • Oi Thaiana, olha, o esquema de segurança lá é forte, acho mais prudente ir sem mala. Da uma checada, pois deve ter a possibilidade de deixar a mala em algum lugar no hotel após o check-out e saindo do Vaticano você pega a mala pra seguir viagem…Vale a pena o esforço, é realmente emocionante ver o Papa 😉 Obrigada pelo comentário! Abraços, Melissa

      • Obrigada pela resposta
        O pior e que vou estar vindo de VENEZA , então não vou ter hotel em Roma … Vc sabe se tem algum lugar ou hotel que fique com a mala por um período ??

      • Você chega de trem? Nas estações de trem tem guarda volumes, pode ser uma alternativa. Hotel mesmo só guarda se você for hóspede…

      • Chego de ônibus , estou pensando em pegar o último ônibus , que aí economizo uma diária , será que na rodoviária tbm tem guarda volumes ??

      • Oi Muitoooo obrigada , pelas respostas !! me ajudou muito !!!
        acho que deve te interessar tbm , que estava pesquisando …e encontrei esse site
        https://bagbnb.com
        ( ele tem varios guarda volumes, no caso de Roma perto do Vaticano tem 3 , uma opção tbm ne , e o valor 5 euros por dia na maioria )

        esse outro , é de uma rede http://www.stowyourbags.com
        Acho que seria um post interessante , pois todo mundo sofre ocm esses horarios de check-in e check-out

        Mas muiiitooo obrigada mesmo

      • Obrigada pela dicas Thaiana, com certeza sao dicas úteis e que to mundo precisa…boa viagem!!!

  2. Olá Melissa! Estarei na quarta feira do dia 18/04/2018 para assistir a missa, porém não sabia que precisaria esse “convite”. Mesmo para as pessoas que ficam em pé, há necessidade do convite?? Qual o site que devo tentar pedir esse convite???

    • Cinara, bom dia! Para conseguir o convite é preciso solicitar com pelo menos um mês de antecedência no site da Prefeitura do Vaticano (link no post). Como você não tem esse tempo, sugiro que vá na quarta-feira bem cedo, chegue lá por volta das 7h da manhã, foi o que fiz e deu certo. Sentamos na terceira fileira e conseguimos ver o Papa bem de pertinho. Quantas as pessoas que ficam em pé, teoricamente não precisaria de convite, mas se você chegar tarde e já estiver lotado, você não vai conseguir entrar. Vá cedo e com certeza não vai ter problema! Boa sorte! Abraços, Melissa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *