Óbidos, uma das cidades medievais mais preservadas de Portugal

Óbidos, com seus pouco mais de dois mil habitantes é uma vila medieval pitoresca e muito preservada, graças à monarquia portuguesa que estava sempre por lá.

A vila toda murada foi tomada dos mouros em 1148 pelo Rei D. Afonso Henriques.

img_0226
Muralha de Óbidos

No século XIII, D. Dinis ofereceu a vila como presente de casamento para a Rainha Santa Isabel. A partir daí até 1834, se tornou uma tradição dos monarcas oferecer a vila de Óbidos como dote para as novas rainhas.

Como Óbidos é realmente bem pequena, é possível visitá-la numa manhã ou tarde, porém se quiser fazer uma viagem tranquila e sentir a fundo o clima medieval da cidade, a sugestão é se hospedar no Castelo de Óbidos, que foi por muito tempo a principal atração turística da cidade e onde hoje funciona uma pousada.

img_0268
Pátio na entrada do Castelo de Óbidos, onde funciona hoje uma pousada

Nós optamos por passar uma manhã em Óbidos (achamos suficiente!) e depois seguir viagem de carro até Fátima, onde passamos algumas horas. De lá seguimos para Coimbra, onde dormimos duas noites.

O QUE VER EM ÓBIDOS:

Se estiver de carro, procure um estacionamento do lado de fora da cidade, próximo à Porta da Vila, principal porta de entrada para a cidade.

img_0213

A PORTA DA VILA data do século XVII e tem um painel lindo no seu interior revestido de azulejos azuis e brancos que retratam a Paixão de Cristo.

img_0215
Porta da Vila

Depois de atravessar a porta você tem duas opções: Seguir reto direção à RUA DIREITA, onde encontrará vários comércios, ou subir a escada que se encontra logo a esquerda da Porta da Vila, que te levará à MURALHA que rodeia Óbidos.

img_0216
Óbidos

Nós preferimos ver primeiro a cidade do alto e só depois caminhar por suas ruas e visitar os pontos turísticos.

img_0220

A muralha tem 1.5km e circunda toda cidade, ao percorrê-la você consegue ter uma visão panorâmica muito bonita de Óbidos!

img_0234
Muralha de Óbidos

Ao longo da muralha tem algumas escadas, então não é preciso percorrê-la toda.

Vale só dizer que a muralha não tem proteção, obviamente é toda de pedra e muito alta, então ajuda se você estiver com um calçado confortável e não escorregadio pra se sentir mais seguro.

img_0244

Já lá embaixo, logo que descemos da muralha nos deparamos com a Igreja de São Tiago.

img_0258
Igreja de São Tiago – Livraria Santiago

Não se engane pela fachada tradicional de igreja, pois lá dentro é uma surpresa! Ao invés de altares, imagens de santos, pinturas…uma livraria!

Isso mesmo, dentro da Igreja de São Tiago funciona desde 2013 a LIVRARIA SANTIAGO, cujo proprietário, dono da livraria lisboeta Ler Devagar, resolveu criar esse espaço literário para ocupar a igreja que estava abandonada.

img_0255
Livraria Santiago

Inclusive a cidade promove anualmente o Festival de Literatura FOLIO, que atrai cada vez mais visitantes!

Perto da livraria fica o CASTELO DE ÓBIDOS, que sugeri no início do post como opção interessante de hospedagem pra quem decidir passar a noite por lá.

img_0266
Castelo de Óbidos

Como não é uma atração turística, só resta aos visitantes contemplar o exterior da construção e o pátio de entrada do castelo. De lá se tem uma vista também muito bonita da cidade.

img_0264
Óbidos

Do castelo fomos andando meio sem rumo pelas ruelas, para apreciar as casinhas brancas com detalhes em azul e amarelo e decoradas com flores. Um chame!

img_0272

img_0271

img_0287

Em algum momento você vai se deparar com a IGREJA DE SANTA MARIA, onde aconteceu o casamento dos primos Afonso V e Isabel, com 10 e 8 anos de idade respectivamente.

img_0281
Igreja de Santa Maria

img_0284

Ao lado da igreja fica o MUSEU MUNICIPAL DE ÓBIDOS, que abriga uma coleção de obras de arte religiosas. Nós não o visitamos, mas caso se interesse é mais uma opção de programa na cidade.

Dali pra RUA DIREITA é um pulo, nela se concentram muitos cafés, restaurantes, lojinhas de artesanato, tem bastante coisa interessante pra ver!

img_0278

Um programa obrigatório ali é provar a famosa GINJINGA DE ÓBIDOS, uma tradicional bebida portuguesa feita a base de ginja, uma fruta semelhante à cereja. É um licor bem docinho. Eles servem no copo ou copinho de chocolate.

img_0277
Ginja

EVENTOS IMPORTANTES EM ÓBIDOS

Além do Festival Literário Folio, a cidade sedia anualmente outros eventos importantes, como a Feira Medieval, o Festival do Chocolate, O Natal de Óbidos (durante todo o mês de Dezembro) e as celebrações religiosas durante a Semana Santa, que é o principal evento da cidade.

Confira aqui mais informações sobre os eventos.

Caso decida se hospedar na cidade durante algum desses eventos, principalmente na Semana Santa, é importante reservar hotel com antecedência.

COMO CHEGAR

Óbidos fica a cerca de 85km de Lisboa.

DE CARRO: seguir pela estrada A8 sentido Leiria e pegar a saída 15.

DE ÔNIBUS: saem diariamente de Lisboa da estação Campo Grande. Confira horários e valores com a empresa Rodoviário do Tejo (Rodotejo).

DE TREM: não vale a pena porque a estação de trem de Óbidos fica distante da cidade.

Bom passeio!

Melissa 🙂

 

Anúncios

1 Comment »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s