Óbidos, com seus pouco mais de dois mil habitantes é uma vila medieval pitoresca e muito preservada, graças à monarquia portuguesa que estava sempre por lá.
A vila toda murada foi tomada dos mouros em 1148 pelo Rei D. Afonso Henriques.

No século XIII, D. Dinis ofereceu a vila como presente de casamento para a Rainha Santa Isabel. A partir daí até 1834, se tornou uma tradição dos monarcas oferecer a vila de Óbidos como dote para as novas rainhas.
Como Óbidos é realmente bem pequena, é possível visitá-la numa manhã ou tarde, porém se quiser fazer uma viagem tranquila e sentir a fundo o clima medieval da cidade, a sugestão é se hospedar no Castelo de Óbidos, que foi por muito tempo a principal atração turística da cidade e onde hoje funciona uma pousada.

Nós optamos por passar uma manhã em Óbidos (achamos suficiente!) e depois seguir viagem de carro até Fátima, onde passamos algumas horas. De lá seguimos para Coimbra, onde dormimos duas noites.
O QUE VER EM ÓBIDOS:
Se estiver de carro, procure um estacionamento do lado de fora da cidade, próximo à Porta da Vila, principal porta de entrada para a cidade.
A PORTA DA VILA data do século XVII e tem um painel lindo no seu interior revestido de azulejos azuis e brancos que retratam a Paixão de Cristo.

Depois de atravessar a porta você tem duas opções: Seguir reto direção à RUA DIREITA, onde encontrará vários comércios, ou subir a escada que se encontra logo a esquerda da Porta da Vila, que te levará à MURALHA que rodeia Óbidos.

Nós preferimos ver primeiro a cidade do alto e só depois caminhar por suas ruas e visitar os pontos turísticos.
A muralha tem 1.5km e circunda toda cidade, ao percorrê-la você consegue ter uma visão panorâmica muito bonita de Óbidos!

Ao longo da muralha tem algumas escadas, então não é preciso percorrê-la toda.
Vale só dizer que a muralha não tem proteção, obviamente é toda de pedra e muito alta, então ajuda se você estiver com um calçado confortável e não escorregadio pra se sentir mais seguro.
Já lá embaixo, logo que descemos da muralha nos deparamos com a Igreja de São Tiago.

Não se engane pela fachada tradicional de igreja, pois lá dentro é uma surpresa! Ao invés de altares, imagens de santos, pinturas…uma livraria!
Isso mesmo, dentro da Igreja de São Tiago funciona desde 2013 a LIVRARIA SANTIAGO, cujo proprietário, dono da livraria lisboeta Ler Devagar, resolveu criar esse espaço literário para ocupar a igreja que estava abandonada.

Inclusive a cidade promove anualmente o Festival de Literatura FOLIO, que atrai cada vez mais visitantes!
Perto da livraria fica o CASTELO DE ÓBIDOS, que sugeri no início do post como opção interessante de hospedagem pra quem decidir passar a noite por lá.

Como não é uma atração turística, só resta aos visitantes contemplar o exterior da construção e o pátio de entrada do castelo. De lá se tem uma vista também muito bonita da cidade.

Do castelo fomos andando meio sem rumo pelas ruelas, para apreciar as casinhas brancas com detalhes em azul e amarelo e decoradas com flores. Um chame!
Em algum momento você vai se deparar com a IGREJA DE SANTA MARIA, onde aconteceu o casamento dos primos Afonso V e Isabel, com 10 e 8 anos de idade respectivamente.

Ao lado da igreja fica o MUSEU MUNICIPAL DE ÓBIDOS, que abriga uma coleção de obras de arte religiosas. Nós não o visitamos, mas caso se interesse é mais uma opção de programa na cidade.
Dali pra RUA DIREITA é um pulo, nela se concentram muitos cafés, restaurantes, lojinhas de artesanato, tem bastante coisa interessante pra ver!
Um programa obrigatório ali é provar a famosa GINJINGA DE ÓBIDOS, uma tradicional bebida portuguesa feita a base de ginja, uma fruta semelhante à cereja. É um licor bem docinho. Eles servem no copo ou copinho de chocolate.

EVENTOS IMPORTANTES EM ÓBIDOS
Além do Festival Literário Folio, a cidade sedia anualmente outros eventos importantes, como a Feira Medieval, o Festival do Chocolate, O Natal de Óbidos (durante todo o mês de Dezembro) e as celebrações religiosas durante a Semana Santa, que é o principal evento da cidade.
Confira aqui mais informações sobre os eventos.
Caso decida se hospedar na cidade durante algum desses eventos, principalmente na Semana Santa, é importante reservar hotel com antecedência.
COMO CHEGAR
Óbidos fica a cerca de 85km de Lisboa.
DE CARRO: seguir pela estrada A8 sentido Leiria e pegar a saída 15.
DE ÔNIBUS: saem diariamente de Lisboa da estação Campo Grande. Confira horários e valores com a empresa Rodoviário do Tejo (Rodotejo).
DE TREM: não vale a pena porque a estação de trem de Óbidos fica distante da cidade.
Bom passeio!
Melissa 🙂
1 comentário Adicione o seu