Como é morar em Paris?

Nessa semana (25.02.17) completo 2 anos de vida em Paris! Eu que morria de vontade de visitar a cidade, acabei vindo pela primeira vez já para morar 🙂

Então, para celebrar essa data importante e sabendo que muita gente se apaixona pela cidade quando vêm de férias e sonha um dia morar uma temporada (ou pra sempre!) na Cidade Luz, resolvi compartilhar algumas curiosidades sobre o dia a dia por aqui. 

Afinal, como é morar em Paris?

Eu tenho a impressão de que um dia, daqui há muitos anos, quando eu olhar pra trás vou achar que o que vivemos aqui foi um sonho e não realidade.

Até hoje acho surreal morar em Paris, a cidade é muito linda!

img_1223
Paris vista do alto do Arco do Triunfo

Morar em Paris é NUNCA, JAMAIS se cansar de ver a Torre Eiffel. 

Recentemente, minha vizinha francesa que mora há mais de 30 anos em Paris, confessou que até hoje quando ela passa ao lado da dama de ferro, saca o telefone da bolsa e tira uma fotinho! rs Pensei que fosse só eu…

img_2530

Confira aqui: 14 coisas que amo fazer em Paris

Mas não é porque a cidade é linda que ela não tem problemas ou coisas que me irritam…rs

Eu já não gostava de fumaça de cigarro em São Paulo, mas aqui em Paris o negócio é muito mais complicado! Deve ser um dos lugares no mundo com mais fumantes por metro quadrado, eu vivo tentando me esquivar, mas as vezes não tem escapatória…rs

Outra coisa é que eu não gosto de supermercados, nunca gostei! Só que em Paris, como a maioria das pessoas não tem carro, moram em prédios sem elevador e tem geladeiras bem pequenas – compatíveis com o tamanho de seus apartamentos – o jeito é ir pelo menos umas 3 ou 4 vezes no mercado durante a semana…não dá pra comprar tudo de uma só vez!

É realmente super raro ver as pessoas fazendo compras grandes nos mercados dentro de Paris.

Por outro lado, uma das coisas que mais amo aqui é justamente não precisar de carro pra nada, a vida é muito mais simples e prática!

Como a cidade é quase toda plana, acabamos fazendo muita coisa a pé. É ótimo pra unir o útil ao agradável, pois ao mesmo tempo que nos exercitamos vamos descobrindo lugares novos.

Também nos acostumamos a subir muitas escadas, já que elevador e escada rolante é raro na cidade. Talvez esse seja o segredo das parisienses serem magras.

Além de bater perna, usamos e abusamos do transporte público na cidade, que nos leva a todos os lugares possíveis e imagináveis, é fantástico!

Nosso sonho é viver em SP sem carro…será que vai rolar?

img_1790
Uma das estações de metrô mais profundas da cidade, ainda bem que essa tem elevador 🙂

Por falar em transporte público…

Paris é muito associada a perfume né? Porém preciso dizer que nem tudo são flores! rs

A verdade é que quando andamos muito de metrô temos que nos habituar ao cheiro de xixi em algumas estações e também à outros odores nem um pouco agradáveis. Fazer o que né?! A solução é prender a respiração e apertar o passo…

Por falar em apertar o passo, é curioso como os parisienses andam sempre muito rápido!!!

Eu que não gosto de andar correndo, as vezes me vejo andando super rápido sem necessidade, como se eu estivesse super atrasada para algum compromisso. A impressão que dá é que se você não entrar no ritmo será atropelado pelas pessoas! rs

Por falar em parisienses, pessoas tão estereotipadas no mundo inteiro, uma das coisas mais curiosas é observá-los, principalmente nos primeiros meses em que se está morando na cidade.

Depois de dois anos aqui, cheguei a conclusão de que realmente os parisienses não são pessoas muito receptivas e gentis com estranhos, mas que como qualquer coisa na vida, não podemos generalizar! De vez em quando temos agradáveis surpresas!!!

Agora, o que me inspira nos parisienses é a maneira como eles aproveitam o tempo livre deles. Ficar na frente da TV durante o final de semana? Jamais! Os parisienses não são nada caseiros, inclusive a maioria nem TV tem.

Eles gostam mesmo é de aproveitar a cidade!

img_2907
Bar Nuba

Gostam de conhecer novos restaurantes, visitar museus, aproveitar os parques, ir ao teatro, cinema, festivais etc…

img_7757
Jardin des Plantes

Por falar em aproveitar os parques, um programa incontornável aqui em Paris nos meses de primavera e verão é fazer piquenique. As pessoas esperam ansiosamente por esse período, parece que todos ficam mais felizes, mais simpáticos…rs

Eu já perdi a conta de quantos fiz e é definitivamente um dos meus programas preferidos quando o tempo está bom.

img_3328
Parc des Buttes Chaumont

Clique aqui pra conferir nossa lista de 10 lugares em Paris pra fazer piquenique.

Morar em Paris é descobrir que em Agosto a cidade fica vazia, uma delícia! Os parisienses saem da cidade para curtir o verão perto do mar e muitos comércios fecham durante 3 ou 4 semanas em Agosto, impressionante! Sobram apenas os turistas…

É nesse mês que me arrisco mais a andar de bike pela cidade, porque não tem trânsito nenhum 🙂

Ainda olhando pelo lado positivo, outra coisa que adoro é ter uma boulangerie a cada esquina, onde sempre somos recebidos com um simpático “Bonjour Madame/ Monsieur” , e encontramos uma baguette deliciosa. Quando está quentinha então…

img_3223
Boulangerie La Parisienne

Também encontrar inúmeras opções de queijos deliciosos e de vinhos nos mercados por um preço irrisório, é fantástico!

img_1089

Agora o que não é fantástico é a burocracia por aqui, não é a toa que a palavra tem origem francesa.

A maioria das coisas por aqui funciona a base de carta com aviso de recebimento. Vai cancelar a matrícula da academia? Tem que mandar carta pra sede. Pagar as contas pela internet? Aqui não existe boleto, mas você pode ir direto no banco ou mandar um cheque pelo correio…

Deve ser por essas e outras que o francês tem o hábito de bufar. Faz parte da cultura deles dar uma bufada básica toda vez que estão irritados ou quando não sabem responder alguma pergunta. Não leve pro lado pessoal, é uma coisa muito deles.

Outra coisa que é muito deles é dizer NÃO sem culpa. Eles não tem problema algum em dizer não quando não querem algo ou não concordam com alguma coisa, o que é extremamente difícil pra nós, brasileiros.

Então morar em Paris é uma boa oportunidade pra praticar a falar NÃO, porque dificilmente alguém aqui vai se ofender! (confesso que eu ainda me sinto um pouco mal ao falar NÃO…rs)

Outra coisa pra aprender com eles é respeitar os horários dos compromissos. Se um francês marcar com você um encontro as 20h, não chegue as 21h30, você vai passar vergonha!

Por falar em marcar encontros, quem mora em Paris sabe que beber na rua é bem caro. Por isso, quando faz frio os amigos costumam se reunir em casa e cada um leva o que beber e comer.

Agora quando está calor, o encontro acontece nos parques e na beira do rio Sena.

img_8631
Quai de la Tournelle

Morar em Paris é isso, é saber que um dia você vai embora e vai sentir uma falta imensa da beleza e da vida nesse lugar, mesmo não sendo tudo perfeito!

img_6884
Detalhe da Pont Alexandre III e Grand Palais ao fundo

E você, já teve a experiência de morar em Paris? O que acrescentaria nessa lista?

Bisous,

Melissa 😉

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s