Visita ao Santuário de Fátima: como chegar e o que ver

Depois de 1917 a cidade de Fátima nunca mais foi a mesma! A partir desse ano, após relatos dos Três Pastorinhos sobre seis aparições da Virgem Maria, o local se tornou um dos maiores centros de peregrinação católica do mundo.

Numa área que representa o dobro da Praça de São Pedro no Vaticano, o Santuário de Fátima recebe anualmente mais de 6 milhões de visitantes e em 2017 comemora o centenário das aparições de Nossa Senhora.

UM POUCO DE HISTÓRIA…

Em 13 de maio de 1917, as crianças Lúcia e seus primos, os irmãos Jacinta e Francisco, afirmaram ter visto “uma senhora mais brilhante que o sol” sob uma pequena azinheira (árvore típica da região) num lugar conhecido como Cova de Iria, local onde cuidavam das ovelhas.

Lúcia via, ouvia e falava com a aparição, Jacinta via e ouvia e Francisco apenas via.

img_0333
A Capelinha das Aparições construída na área que era a Cova de Iria

Ao longo do ano aconteceram outras cinco aparições da Virgem Maria aos pastorinhos, todas no dia 13 do mês.

A última foi em 13 de outubro, quando anunciaram que haveria um milagre para que todos acreditassem nas mensagens ditas pela Virgem Maria. Na ocasião, cerca de 70 mil peregrinos se juntaram e assistiram ao chamado “Milagre do Sol”.

As mensagens de Virgem Maria aos pastorinhos consistia em transmitir ao mundo um apelo à oração constante e à penitência.

img_0336
Santuário de Fátima

O QUE VER EM FÁTIMA?

CAPELINHA DAS APARIÇÕES

O local onde encontrava-se a azinheira, árvore sob a qual Nossa Senhora teria aparecido cinco vezes aos pastorinhos, logo virou ponto de peregrinação. Infelizmente a árvore foi destruída, pois os fiéis arrancavam seus galhos quando chegavam no local.

Com dinheiro de doação dos fiéis, foi construída uma pequena capela, e no lugar da antiga árvore tem hoje uma imagem de Nossa Senhora de Fátima.

img_0338
Capelinha das Aparições com imagem de Nossa Senhora de Fátima

É ali que vemos as manifestações de fé mais fortes, muita gente caminhando de joelhos enquanto rezam o Terço.

BASÍLICA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA

A Basílica, concluída em 1953 em estilo neobarroco, foi construída no local onde os pastorinhos viram um “relâmpago” enquanto brincavam, que teria sido o primeiro sinal de Nossa Senhora.

img_0311
Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Na basílica estão enterrados os três pastorinhos: Lúcia (1907 – 2005), Jacinta (1910 – 1920) e Francisco (1908 – 1919).

img_0335
Interior da Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima

BASÍLICA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

A Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima já não suportava há muito tempo a quantidade de visitantes que iam até o Santuário, por isso em 2007 foi inaugurada a Basílica da Santíssima Trindade, uma construção grandiosa e moderna que abriga pouco mais de 8.000 fiéis sentados.

img_0305
Basílica da Santíssima Trindade

No altar há um fragmento de mármore do túmulo do Apóstolo Pedro.

img_0304
Interior da Basílica da Santíssima Trindade

MUSEU – O MILAGRE DE FÁTIMA 

Para quem quiser conhecer um pouco mais a fundo a história das aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos, a sugestão é a visita ao museu interativo O Milagre de Fátima, que fica ao lado do Santuário.

COMO CHEGAR?

Ônibus: A rodoviária de Fátima fica a cerca de 10 minutos a pé do Santuário, por isso é uma opção muito mais prática do que o trem, já que a estação de trem da cidade fica a 23km de distância.

Consulte o site da empresa Rede Expressos para verificar bilhetes a partir de várias cidades de Portugal até Fátima.

Em Lisboa o ônibus dessa empresa com destino a Fátima sai da estação Sete Rios (linha azul) e leva 1h30 pra chegar no destino.

Carro: A principal estrada do país, a A 1 que liga Lisboa a Porto, passa por Fátima. A estrada é bem sinalizada e ao redor do Santuário há vários bolsões de estacionamento, que são gratuitos.

Fátima está a 125km de Lisboa e a 85km de Coimbra.

ALGUMAS DICAS:

  • Os dias 12 e 13 do mês são sempre muito lotados, pois as aparições aconteciam sempre no dia 13. Portanto, evite esses dias se quiser fazer uma visita mais tranquila;
  • Em 2017 acontece a celebração do Centenário das Aparições, com uma programação intensa ao longo do ano, que inclui concertos e peregrinações. O ápice acontecerá em 13.05 (data da primeira aparição de Nossa Senhora), quando o Papa Francisco irá ao Santuário. Consulte aqui a programação do Centenário;
img_0339
Relógio da contagem regressiva para celebração do centenário das aparições de Nossa Senhora
  • Para verificar os horários das missas no Santuário, clique aqui;
  • Se você não for tão católico, a visita ao Santuário não deve passar de umas 2 horas, por isso considere combinar a visita a outra cidade no mesmo dia. Nós, por exemplo, saímos de Sintra rumo à Óbidos, uma linda cidadezinha medieval, onde passamos a manhã. Depois do almoço seguimos para Fátima e depois de conhecer o Santuário fomos dormir em Coimbra, dando continuidade na nossa viagem pelo país até Porto.
img_0234
Óbidos
  • Se for de carro, tenha o cuidado de deixar malas e bolsas nos porta-malas. Há alguns casos de arrombamento de carros onde os pertences estão à vista.

Boa visita!!!

Melissa

Anúncios

1 Comment »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s