A capital da Costa del Sol, região litorânea de 160km no sul da Espanha, é uma cidade imperdível pra quem for explorar a região de Andaluzia ou quiser apenas curtir uma praia durante o verão.
A cosmopolita Málaga é a quinta maior cidade da Espanha, e apesar de ter se modernizado bastante nas últimas décadas, ainda guarda verdadeiras relíquias do passado de dominação pelos fenícios, romanos e mouros.
Fundada em 800 A.C., foi no passado uma agitada cidade portuária.
Nós a visitamos numa viagem de carro pela Andaluzia em novembro/16 e ficamos encantados com o clima do lugar.
Nesse caso, o clima ao qual me refiro não é o meteorológico, já que pegamos bastante chuva (costuma fazer sol uns 300 dias por ano…rs), mas sim ao clima acolhedor dessa cidade super simpática.
Um dia é suficiente pra conhecer as principais atrações de Málaga, já que tem muita coisa no centro da cidade.
1 – PLAZA DE LA CONSTITUCIÓN
A sugestão é começar a explorar Málaga a partir dessa praça, que desde a ocupação moura assumiu o papel de principal praça da cidade.
É local de encontro dos malagueños e também palco de acontecimentos culturais importantes.
2 – CALLE LARIOS
Essa rua de pedestres é uma das zonas comerciais mais importantes da Espanha, ideal para fazer umas comprinhas ou apenas começar a se ambientar na cidade.
Ao redor dela há passagens e várias ruelas super charmosas, onde você encontra muitos bares e restaurantes.
3- MERCADO CENTRAL DE ATARAZANAS
Pra quem curte um mercadão, vale a pena dar um pulo no Mercado Central de Atarazanas, repleto de frutas, verduras, peixes e uns petiscos pra enganar a fome.
É recomendado ir na parte da manhã, quando o lugar é mais agitado e os produtos estão mais frescos.
4 – CATEDRAL DE LA ENCARNACIÓN
A catedral da cidade foi construída entre 1528 e 1782 no local onde antes existia uma mesquita, exatamente como aconteceu em toda Andaluzia depois que os reis católicos expulsaram os mouros da região.
Ela é conhecida também como “La Manquita” (manca), já que uma das torres não foi construída por falta de recursos.
A catedral é grandiosa, e pra visitá-la por dentro é preciso comprar ingresso.
5 – PLAZA DEL OBISPO
Em frente à Catedral encontra-se uma graciosa praça.
Rodeada por prédios coloridos, o grande destaque é o Palácio Episcopal, construído entre 1500 e 1700 onde hoje funciona o Museu Diocesano.
6 – FORTALEZA ALCAZABA
A Fortaleza Alcazaba de Málaga é um castelo fortificado construído entre os séculos VIII e XI e se destaca pela exposição de objetos fenícios, romanos e mouriscos.
No local também é possível visitar as ruínas do teatro romano, um dos monumentos históricos mais antigos da cidade, que foi apenas descoberto na segunda metade do século XX durante a obra de um edifício na cidade.
7 – RUÍNAS DO CASTILLO DE GIBRALFARO
Há uma opção de bilhete combinado, que possibilita visitar a Fortaleza Alcazaba mais as ruínas do Castillo de Gibralfaro, castelo no alto de uma colina de mesmo nome onde os governantes muçulmanos moravam.
Nós não subimos porque estava ameaçando cair uma chuva daquelas (e caiu mesmo! rs), mas por ser um lugar muito alto, dizem que a vista que se tem da cidade é maravilhosa.
9 – PLAZA DE LA JUDERÍA
Em frente as ruínas do teatro romano fica a Plaza de la Judería, um lugar simpático repleto de restaurantes, onde há também uma passagem inusitada para a rua paralela, toda grafitada.
É uma ação da Prefeitura pra dar um toque mais moderno ao centro da cidade.
10 – CALLE GRANADA
Essa é a rua pra onde você deve ir quando a fome bater.
Nela há muitos bares e restaurantes, além de lojinhas de souvenirs.
O que nos leva ao próximo item.
11 – PROVAR MUITAS TAPAS
As tapas são pequenas porções de comida (as vezes não tão pequenas assim), que são um símbolo espanhol.
Em Málaga há muitas opções de tapas de frutos do mar e uma opção é fazer como os espanhóis e ir pulando de bar em bar. Em cada um você prova uma tapa diferente.
Nós gostamos bastante da Casa Lola, um lugar agradável que serve boas tapas.
Uma sugestão também interessante é ir na casa de tapas mais antiga da cidade, a “Antiga Casa da Guarda” (Alameda Principal, 18)
12 – FUNDACIÓN PICASSO
Localizado em frente à linda Plaza de la Merced, fica um dos pontos turísticos mais visitados de Málaga, a casa onde o artista Picasso viveu seus primeiros anos de vida.
Lá funciona a Fundación Picasso, que abriga uma exposição sobre as diferentes fases do artista através de mais de 200 obras doadas pela sua esposa e seu neto.
E aí, tem mais alguma sugestão do que fazer em Málaga? Inclui nos comentários…
Melissa 😉