Como toda capital que se preze, Madrid oferece várias atividades culturais e tem uma vida noturna agitada, com seus bares e restaurantes de tapas.
A cidade surgiu em 852 com os mouros, mas foi depois de 1500, sob o governo dos Habsburgos e depois dos Bourbons que Madrid adquiriu alguns de seus monumentos mais bonitos, entre eles destaco a Plaza Mayor e o Palácio Real.

Foi também nessa época que artistas espanhóis como Goya e Velazquez foram atraídos à cidade.
Aqui compartilho com vocês alguns pontos interessantes pra incluir no seu roteiro pela capital espanhola. Nós tínhamos 3 dias na cidade, tempo suficiente pra visitar o que vou incluir aqui na lista e até um pouco mais, porém São Pedro não nos ajudou.

Foram 3 dias de chuva quase que ininterrupta em Madrid, um desespero! Pra ajudar, também estava super frio, uma combinação que não favorece muito numa viagem, né?! rs
1 – PLAZA MAYOR
Essa é a principal praça da cidade e durante séculos sediou diversas atividades, desde touradas até execuções.

Em seu centro fica a estátua de Filipe III, antigo rei da Espanha também conhecido como Filipe, o Piedoso.
No entorno da praça há inúmeras opções de restaurantes e cafés.
2 – GRAN VÍA
Inaugurada em 1910, a Gran Vía é a principal avenida de Madrid, repleta de lojas, cafés, restaurantes, cinemas e teatros, que oferecem musicais e peças teatrais. É a Broadway Madrilenha!
Mesmo com tanta informação ao seu redor, não deixe de olhar pro alto e admirar as belezas arquitetônicas ao longo da avenida, tem prédios belíssimos.
3 – MERCADO SAN MIGUEL E MERCADO SAN ANTON
Uma das coisas mais gostosas de fazer em Madrid é comer, ainda mais com tempo chuvoso…rs
O Mercado San Miguel localizado bem próximo da Plaza Mayor é uma alternativa super interessante.

Esse mercado gourmet tem diversas opções de “barraquinhas”, onde você pode provar as azeitonas super famosas, as tapas, os vinhos, bocadillos variados (sanduíches), doces e por aí vai…
Apesar de ser uma experiência interessante, aproveito pra dizer que o mercado tem os preços meio salgadinhos. Por exemplo, um bocadillo de calamares, que é um sanduíche super típico da cidade de lula frita, custa no mercado 9 euros.
Em todos os outros lugares da cidade vimos depois o mesmo bocadillo e de qualidade similar por no máximo 3 euros! Ainda assim, vale a pena ir lá pra provar alguma coisinha…

Outra opção é o Mercado San Anton, que fica no descolado bairro Chueca.
No andar debaixo funciona mesmo um mercado, no segundo piso tem “barraquinhas” e mesas espalhadas pra você sentar e degustar seu pedido. No último piso funciona um restaurante e há um terraço bem simpático, que deve ser incrível no verão.

Se comparado ao San Miguel, o Mercado San Anton tem pouca variedade de comidas e algumas das barracas servem outros tipos de comida, não só espanhola.
4 – PALÁCIO REAL DE MADRID
Utilizado como residência da monarquia espanhola até 1931, de lá pra cá o enorme Palácio Real de Madrid que possui 1.000 quartos serve apenas para cerimônias oficias da realeza.

Lá dentro funciona um museu e é possível fazer uma visita guiada. Outra dica é assistir à troca de guarda que acontece toda primeira quarta-feira do mês as 12h, exceto nos meses de Janeiro, Agosto, Setembro e dias chuvosos.
Se o tempo estiver bom, aproveite pra dar um pulinho no Jardines de Sabatini, uma área verde super simpática que fica próximo ao palácio.
5 – PLAZA PUERTO DEL SOL
Essa é uma praça super movimentada no centro de Madrid.
Confesso que pela sua fama eu esperava mais, porém vale a pena dar um pulinho num dos principais points da cidade.

É nela que os madrilenhos aguardam ansiosos a virada de Ano Novo, é nela que fica o marco zero da cidade, referência utilizada para calcular a distância das estradas do país e também é nela que fica o mascote da cidade.

A estátua em bronze de um urso com uma planta característica da Espanha é o símbolo de Madrid.

6 – MUSEU DO PRADO
Na avenida Paseo del Prado estão reunidos os grandes museus madrilenhos. Tem para todos os gostos…
O mais importante do país é o Museu do Prado, que está também entre os melhores do mundo.

Ele expõe a maior coleção do mundo de pintura espanhola, dentre elas alguns dos grandes destaques são dos artistas Goya e Vélazquez.

7 – CENTRO DE ARTE REINA SOFIA
Para os amantes de arte moderna vale a pena visitar o Reina Sofia, instalado num edifício onde antigamente funcionava um hospital do século XVIII.
Nele há obras importantes de artistas consagrados, como Dalí, Miró e Picasso.
Por falar em Picasso, é lá que fica uma de suas obras mais famosas, a tela Guernica (1937), que representa um protesto contra o ataque aéreo de 1937 à cidade basca de Gernika por pilotos alemães.
8 – MUSEU THYSSEN-BORNEMISZA
Esse museu abriga uma das maiores coleções particulares de pinturas do mundo, a da família Thyssen-Bornemisza.

Expostas no Palácio de Villahermosa no Paseo del Prado, podemos viajar desde o Renascimento até o século XX através das pinturas italianas, holandesas, alemãs, nos estilos mais variados.
9 – PLAZA E FUENTE DE CIBELES
Na Calle de Alcalá, uma rua importante de Madrid, fica a Plaza Cibeles.

Nela, a Fuente Cibeles reina absoluta na parte central. É uma escultura da deusa Cibeles, símbolo da Terra, da Agricultura e da Fertilidade sentada numa carruagem que é puxada por leões.

É nessa praça que os torcedores do Real Madrid se reunem pra comemorar as vitórias do time.
10 – COMER TAPAS
Pra onde quer que você olhe irá se deparar com centenas de opções de bares e restaurantes para degustar tapas.

Uma opção interessante pra se arriscar nos restaurantes é o Chueca, bairro LGBT super descolado.
Nós fomos numa rua na região central que também tem muitas opções e nos foi indicado por um madrilenho, a Calle Cava Baja.

Lá, fomos na Taberna Los Huevos de Lucio, bem recomendado em outros blogs e aprovados por nós.

A dica é chegar cedo, porque o lugar lota numa velocidade surpreendente. O carro chefe deles são as fritas com ovos fritos e bacon, parece simples, mas os do Lucio tem um sabor incrível.
Outro lugar onde também comemos bem, apesar da cara de turístico, é o Paraíso del Jamón (Calle del Arenal, 26). A qualidade é boa e o preço ótimo!

11 – PLAZA DE ESPAÑA
Essa grandiosa praça localizada bem perto da Gran Vía exibe um monumento de 1929 construído em homenagem ao escritor Miguel de Cervantes.
Nela tem as esculturas de Dom Quixote e Sancho Panza cavalgando, personagens da literatura espanhola.

12 – COMER O MELHOR CHURROS DE MADRID
É na Chocolatería San Ginés, no centro da cidade, que você vai provar o melhor churros!

Inaugurada em 1894, a casa ficou famosa quando passou a ser parada obrigatória das pessoas que saiam do teatro. Elas passavam lá pra tomar chocolate com churros.

Hoje, a chocolateria fica aberta 24h e acredite, sempre tem uma filinha. O salão da chocolateria é super charmoso e suas paredes exibem quadros dos famosos que já passaram por lá pra provar o famoso churros.
É realmente uma delícia, especialmente o chocolate quente!!!
Se o tempo tivesse contribuído, gostaria ainda de ter visitado esses lugares: Monastério de las Descalzas Reales, Mercado de Pulgas El Rastro, Parque del Retiro e Templo de Debod.
Se você for fã de futebol, uma opção interessante é também incluir o estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid no roteiro, seja para uma visita guiada ou para assistir à um jogo.
E você, tem mais alguma dica de Madrid? Inclui aqui embaixo nos comentários pra ajudar outros viajantes!
Melissa