Frankfurt em 4h: 7 sugestões do que fazer

A cidade de Frankfurt serviu como porta de entrada e saída para a viagem de carro que fizemos pela Rota Romântica, na região da Baviera. No último dia de viagem devolvemos o carro na estação central de trem e tínhamos então cerca de 4h livres na cidade até o horário de partida do nosso trem rumo à Paris.

Daí surgiu a questão: o que fazer em Frankfurt em tão pouco tempo? 

img_7374
Frankfurt

Por sorte, a estação de trem está muito próxima do centro histórico da cidade, um dos principais pontos turísticos de Frankfurt, mas saiba que se você tiver uma conexão de vôo longa (no mínimo umas 5h) é possível também chegar rapidinho lá de táxi ou trem (cerca de 25 minutos), vale super a pena!

img_7385
Frankfurt

Apesar de Frankfurt ser um dos principais centros culturais da Europa, muita gente que viaja pra lá, inclusive alguns alemães, dizem que não há nada de mais pra ver na cidade.

O que posso dizer é que as poucas horas que passeamos por lá nos deixaram um boa impressão da cidade, não o suficiente pra voltar e ficar mais dias, mas também não achei ruim como muita gente diz.

Selecionei algumas dicas de atrações e lugares interessantes pra conhecer caso tenha pouco tempo na cidade, veja as que mais te interessam e monte seu roteirinho. Detalhe: dá pra fazer tudo a pé!

mapa-atrac%cc%a7oes

1 – CONHECER A PRAÇA MAIS BONITA DO CENTRO HISTÓRICO

A Praça Römerberg localiza-se em Altstadt, região mais antiga de Frankfurt e que já foi no passado considerada o centro histórico mais bonito da Europa.

img_7379
Praça Romerberg

O Römer é um conjunto de prédios da Prefeitura construídos entre os séculos XV e XVIII, que precisaram ser reconstruídos após a Segunda Guerra Mundial.

Os edifícios tipicamente alemães são um dos principais cartões-postais de Frankfurt.

No centro da praça situa-se a linda Fonte da Justiça, construída em 1543.

img_7375
Fonte da Justiça na Praça Romerberg

Dica: Se quiser comprar souvenirs, esse é o lugar!

2 – VISITAR A CATEDRAL DE FRANKFURT

A gótica Catedral de Frankfurt (Dom Sankt Bartholomaus) é a mais famosa da cidade!

img_7392
Catedral de Frankfurt

Construída no século XIV, foi lá que ocorreram diversas coroações imperiais entre 1562 e 1792.

Apesar do incêndio que arruinou todo seu interior e dos bombardeios que destruíram tudo ao seu redor, ela saiu quase que intacta da Segunda Guerra Mundial.

img_7386
Foto na entrada da Catedral que mostra a região toda bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial

Se quiser ver Frankfurt do alto, encare os 300 degraus da sua torre que tem cerca de 90m de altura!

3 – VER DE PERTO UM DOS MONUMENTOS HISTÓRICOS MAIS IMPORTANTES DA CIDADE

A Igreja Protestante de São Paulo (Paulskirche) foi construída entre 1789 e 1833 na Paulsplatz e por volta de 1848 se tornou edifício do primeiro Parlamento eleito de forma democrática.

img_7395
Paulsplatz

Como aconteceu com praticamente todas as outras construções da cidade, foi destruída durante a Segunda Guerra e depois reconstruída. Foi reinaugurada em 1948, ocasião do centenário do Parlamento de Frankfurt.

img_7398
Igreja de Sao Paulo

Apesar do nome de igreja, hoje em dia funciona apenas como um espaço de exposições e eventos.

4 – SABER MAIS SOBRE A HISTÓRIA DE FRANKFURT

Pra conhecer um pouco mais sobre Frankfurt, a sugestão é visitar o Museu de História da Cidade (Historiches Museum Frankfurt).

img_7406
Museu de História de Frankfurt

A coleção do museu é super extensa e apresenta de tudo um pouco sobre a vida em Frankfurt: fotografias, pinturas, artes gráficas, móveis, moedas, brinquedos e por aí vai…

5 – PASSEAR PELO RIO MAIN

O rio Meno, ou Main em alemão, corta toda cidade de Frankfurt. Se o tempo estiver bom, vale a pena dar uma volta por suas margens e observar o pessoal que mora na cidade correndo ou andando de bicicleta, ou simplesmente a paisagem.

Se preferir, uma opção é fazer um passeio de barco que sai do lado da ponte Eiserner Steg. Os passeios duram 1 ou 2h e é uma oportunidade pra quem quer admirar todo o skyline de Frankfurt e com informações sobre diversos bairros e pontos turísticos da cidade.

img_7411
Passeio de barco pelo Rio Main
img_7461
Rio Main

6 – CRUZAR A PONTE DE FERRO DOS APAIXONADOS

A Eiserner Steg é uma ponte de ferro para pedestres que cruza o rio Main.

img_7407
Ponte Eiserner Steg

Foi eleita pelos apaixonados como a ponte para declarar o amor eterno, onde os casais escrevem seu nome num cadeado, o prendem na estrutura da ponte e depois jogam a chave no rio. Não sou fã dessa prática, mas o visual fica lindo…

img_7433
Ponte dos “cadeados” de Frankfurt

Ao cruzá-la, chegamos ao último item da nossa lista e o mais gostoso…

7 – PROVAR A COMIDA LOCAL NUM RESTAURANTE TIPICAMENTE ALEMÃO

Do outro lado da ponte Eiserner Steg está um dos maiores e mais antigos bairros de Frankfurt. O Alt – Sachsenhausen é também considerado o bairro bôemio da cidade e conhecido pelo vinho de maça (Apfelwein).

Nós fomos andando pelo bairro pra ver se achávamos algum restaurante interessante, daí decidimos recorrer ao App Foursquare, que sempre nos ajuda a encontrar bons lugares pra comer.

Fomos parar então num restaurante centenário, super escondido e mais tipicamente alemão impossível, o Kanonesteppel (End.:Textorstraße 20, 60594).

O restaurante existe desde 1906 e foi a experiência mais prazerosa da nossa rápida passagem por Frankfurt. Ao entrarmos sentimos que todo o restaurante de repente parou e olhou pra gente…rs, a impressão era de que os clientes (aparentemente todos locais) estavam imaginando como havíamos achado o restaurante!

img_7442
O restaurante centenário Kanonesteppel

De cara adoramos o lugar! Atendimento super simpático, menu em inglês e muitos senhorzinhos almoçando por lá, inclusive muitos estavam compartilhando mesas e conversando entre si.

De cara pedimos o tal vinho de maça, o Apfelwein, que deixou a garçonete – uma senhora que parecia amiga de todos os clientes do restaurante – muito feliz! rs Depois reparamos que absolutamente todos no lugar estavam bebendo o mesmo.

img_7436
Apfelwein

Os pratos escolhidos foram um joelho de porco para o Diogo acompanhado com batatas assadas, que de tão grande que era atraiu mais uma vez olhares curiosos pra gente…rs

img_7438
Joelho de porco

Eu fiz uma escolha vegetariana e provei um prato bem típico da cidade, o Frankfurt Green Sauce, que são batatas e ovos cozidos servidos com um molho de ervas.

img_7437
Frankfurt Green Sauce

Pra fechar provamos uma sobremesa também a base de maça, o Apple Fritters, servido com sorvete de baunilha.

img_7446
Apple Fritters

Das 4h na cidade ficamos cerca de 1h30 nesse restaurante, já que estava um mega frio na rua e lá dentro mais confortável impossível! Super recomendamos!

DICAS PRÁTICAS

COMO IR DO AEROPORTO AO CENTRO DA CIDADE:

  • Táxi: cerca de 20 minutos (depende do trânsito);
  • Trem S-Bahn: cerca de 25 minutos. O trem sai do Terminal 1B do aeroporto e é preciso descer na estação Hauptwache, uma importante área de compras da cidade que pode ser também uma opção de passeio.
mapa-aero-pro-centro
Mapa: Aeroporto Frankfurt – Romerberg (centro histórico)

COMO IR DA ESTAÇÃO CENTRAL DE TREM AO CENTRO DA CIDADE:

  • A pé: é a melhor forma porque aí já vai se familiarizando com a cidade e conhecendo um pouco mais de Frankfurt pelo caminho. A caminhada dura cerca de 20 minutos.
mapa-trem-pro-centro
Mapa: Estação Central de Trem – Romerberg (centro histórico)

 

Dica: Na estação central de trem tem um guarda-volumes pra guardar suas malas e não ter que ficar carregando pela cidade. O guarda-volumes pequeno (cabe duas malas carry-on) custa 4 euros.

img_7468
Guarda-volumes na estação Central de Trem

Gute Reise!!! 😉

img_7434
Skyline de Frankfurt
img_7452
A cidade estava linda no outono, apesar do frio…

Melissa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s