Burano: Um dos lugares mais coloridos do mundo

A 11km de Veneza situa-se a bucólica ilha de Burano, uma tranquila vila de pescadores famosa por sua renda e casinhas coloridas.

img_5826
O incrível reflexo das casinhas coloridas de Burano nos canais

Não tínhamos muito tempo em Veneza, apenas 2 dias, mas ainda assim quisemos aproveitar para conhecer as ilhas de Murano e Burano, que junto da ilha de Torcello são as mais importantes da Lagoa de Veneza.

img_5833
A bucólica Burano

Confesso que apesar de ter visto fotos lindas de Burano, achava que o ponto alto do passeio seria a ilha de Murano, pela famosa fabricação de vidros. Porém, não foi bem assim…

Gostamos de Murano, mas ela tem ares de Veneza, parece até uma réplica!

Já Burano, ganhou nossos corações por sua autenticidade, tranquilidade  – apesar do turismo – e sobretudo por sua simplicidade!

img_5774
Simplicidade da vida em Burano

Dizem que os primeiros ocupantes da ilha foram provavelmente os romanos, porém a ilha só ganhou relevância no século XVI quando as mulheres começaram a fazer belas peças de renda (conhecidas como “punto in aria”- ponto no ar) que passaram a ser exportadas por toda Europa.

Apesar do declínio da atividade por volta do século XVIII, ainda hoje há várias lojas de rendas na ilha e tem até um museu sobre o assunto, o Museo del Merletto (Museu da Renda), que fica na praça principal de Burano, a Baldassare Galuppi.

Porém, cá entre nós, o que atrai a maioria dos turistas à Burano não são as famosas rendas, mas sim as casinhas coloridas, que é a característica mais forte da ilha!

img_5824
Cortadas por canais e mega colorida

As casas são pintadas de cores vibrantes e bem diferentes, pois o Governo achava que assim seria mais fácil delimitar as propriedades, inclusive são eles que determinam a cor que poderá ser utilizada pelo morador, de acordo com cada região da ilha.

img_5844
Burano

Porém, a lenda diz que foram os pescadores de Burano que tiveram no passado a iniciativa de pintar suas casas, para que quando retornassem de um longo período no mar pudessem avistá-las e reconhecê-las de longe, mesmo com névoa!

img_5791
Uma casa mais fofa que a outra…

Apesar de haver certa produção de máscaras venezianas na ilha, os 3.000 habitantes de Burano vivem basicamente da pesca, do comércio local e do turismo. 

img_5853
Turismo em Burano

Se resolver almoçar ou jantar em Burano, saiba que o forte são obviamente os frutos do mar e o prato mais famoso é o risotto de gò, onde o caldo usado para fazer o arroz é extraído do gò, um peixe típico da região.

Quanto as atrações, além do museu da renda, outro ponto turístico da ilha é a torre torta da Igreja de São Martino, que abriga o sino. É super inclinada e tem o apelido de “torre bêbada”!

img_5849
Torre torta da Igreja São Martino (esse ângulo não favoreceu…kkk)

Mas o mais gostoso mesmo é caminhar pelas ruelas de Burano e apreciar as casas simples e coloridas, que geralmente tem roupas estendidas na janela, bicicletas na porta, gatinhos na janela…

É uma ilha com ares de interior, dá vontade de morar por lá um tempinho! rs

Faça como sugerimos em Veneza, fuja das ruas mais movimentadas e explore as ruelas vazias, foram os momentos que mais gostamos em Burano!

Como chegar?

Existem empresas que organizam passeios pelas ilhas ao redor de Veneza, mas é tão simples e prático ir até elas de vaporetto, que essa é minha sugestão!

O vaporetto é o ônibus aquático que funciona em Veneza e nas demais ilhas da lagoa, há diversas linhas e por isso é preciso somente se atentar se está indo ao lugar correto antes de embarcar. Fique tranquilo, pois é bem sinalizado. Saiba mais aqui sobre o vaporetto!

De Veneza até Burano são cerca de 45 minutos de vaporetto e se quiser conhecer ainda Murano e Torcello reserve no mínimo 4h no seu roteiro.

O que vale ressaltar é que a saída de vaporettos das ilhas é constante, portanto, você pode fazer as visitas sem pressa, no seu ritmo.

img_5775
Um charme de lugar!

Clique aqui para conferir o post “O que fazer em Veneza: 17 sugestões para o seu roteiro”.

Ciao 😉

Melissa

 

 

Anúncios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *