Numa viagem a Paris será inevitável não descobrir lindos jardins, pois existem inúmeros na cidade!
Nas minhas andanças pela Cidade Luz sempre acabo descobrindo alguns que são um pouco mais escondidinhos, por isso vou compartilhar aqui com vocês 5 jardins “secretos” que ganharam meu coração!
1 – UM JARDIM ULTRA MEGA SECRETO! (MEU PREFERIDO)
Ouvi falar uma vez do jardim Saint-Gilles-Grand-Veneur e logo tratei de ir dar uma conferida pessoalmente.

Confesso que se eu não tivesse o endereço, jamais encontraria esse jardim. Ele fica super escondido numa ruela do 3ème e na entrada há um portão com uma placa informando que ali é uma propriedade privada.
Porém, para nossa sorte, ele fica aberto para visitação durante o dia (horários abaixo).
O jardim é super charmoso, repleto de roseiras e com vista para uma mansão do século XVII.

Onde fica: 12 rue Villehardouin – 75003. Aberto durante a semana das 8h as 19h30 (inverno fecha as 17h) e aos finais de semana das 9h as 19h30 (inverno fecha as 17h).
2 – UM JARDIM NO MEIO DO SENA
Apesar do jardim da Square du Vert-Galant estar localizado no meio do Sena, bem na pontinha da famosa Île de la Cité e embaixo da Pont Neuf, muita gente não visita esse cantinho verde da capital. Talvez porque a entrada para o jardim seja um pouco escondidinha…

A praça foi construída em homenagem ao rei Henri IV e suas aventuras amorosas, que apesar da idade avançada, tinha inúmeras amantes. Daí o nome Vert-Galant: galanteador!
O jardim é super concorrido para fazer piqueniques durante o verão, pois de lá o visual do Sena com os barcos passando ao lado é incrível.

Onde fica: Place du Pont Neuf – 75001. Aberto diariamente das 9h as 19h30.
3 – UM JARDIM EM HOMENAGEM À ANNE FRANK
A apenas 3 minutos a pé do Complexo Pompidou situa-se o Jardim Anne Frank. Ele fica escondido numa rua sem saída e é uma graça.
Foi inaugurado em 2007 em homenagem à Anne Frank, jovem alemã de origem judaica, vítima do Holocausto. Saiba mais sobre ela no post sobre Amsterdã!

Anne escreveu um diário durante a Segunda Guerra Mundial, período em que ficou escondida com a família num esconderijo. Em algumas passagens do diário ela cita uma castanheira que via pela janela do local, mas há alguns anos essa árvore foi derrubada, pois apodreceu.

Para homenagear a jovem, foi plantada na entrada do jardim uma castanheira!!!
Já no pátio central do jardim há um pomar e lindos pergolados, perfeito para descansar e renovar as energias!


Na última parte do jardim fica um playground para as crianças.

Onde fica: 14 Impasse Berthaud – 75003. Aberto diariamente das 10h as 20h.
4- UM JARDIM NÃO TÃO SECRETO ASSIM, MAS APAIXONANTE!
O jardim da Square Saint-Lambert, no 15ème, ocupa uma vasta área onde funcionava no passada as usinas de gás de Vaugirard.

Foi construído em 1933 e é contornado por lindos imóveis típicos dessa mesma década.

Há algumas opções de brinquedos para as crianças, como mesa de ping-pong e teatro de marionetes. Perfeito para um piquenique ou simplesmente descansar num dos diversos bancos ao som da enorme fonte d’água que fica num canto do jardim.

Como ele é grande, não é assim dos mais secretos, porém dependendo da rua em que você estiver contornando o jardim, pode não se dar conta da beleza que aquele espaço guarda (foi omeu caso!), pois algumas árvores ao redor são mais altas.
Conheci super por acaso recentemente e me apaixonei!

Onde fica: 2 rue Jean Formigé – 75015. Aberto diariamente das 8h as 21h30.
5 – UM JARDIM SECRETO MEGA ARBORIZADO
O jardim da Square Maurice-Gardette é incrível! Tem muitas plantas e árvores realmente majestosas!

Foi construído em 1872 em homenagem à Maurice-Gardette, resistente da Segunda Guerra Mundial e conselheiro municipal do bairro, que morreu fusilado em 1941.
Vale a pena percorrer todo jardim para encontrar o coreto construído em 1899 e uma estátua de bronze, Le Botteleur, obra do artista Jacques Perrin.

Tem também diversas opções de brinquedos para as crianças!

Onde fica: 2 rue du Général Blaise – 75011. Aberto diariamente das 9h as 17h45.
Profitez bien! 🙂