8 curiosidades sobre a Catedral Notre Dame de Paris

A Catedral Notre Dame de Paris é uma das mais antigas da França.

img_5268
Notre Dame de Paris

Sua construção em estilo gótico foi iniciada em 1163 na Île de la Cité, ilha onde a cidade de Paris foi fundada em 52 a.C.

img_3765
Notre Dame – Île de la Cité

Muitos mistérios envolvem essa catedral, que é um dos monumentos mais visitados da França.

1 – No século XII, o bispo de Sully decidiu que Paris precisava de uma catedral. Foi iniciado então o projeto da Notre Dame de Paris, cuja construção demorou quase 200 anos. Ficou pronta somente em 1345.

img_5256
Notre Dame de Paris

2 – A “Porta do Diabo” é uma das lendas mais conhecidas e também mais interessantes da catedral.

img_5251
“Porta do Diabo”

Um jovem artesão parisiense, chamado Biscornet, foi encarregado pela fechadura e decoração em ferro forjado de uma das portas laterais da catedral, que recebeu o nome de Santa Ana.

Diz a lenda que diante da dificuldade que estava encontrando na realização desse trabalho, Biscornet invocou o Diabo e pediu sua ajuda em troca de sua alma. Quando ele finalizou o trabalho, foi muito elogiado e promovido a mestre no ramo. Porém, logo em seguida foi encontrado morto em sua cama em estranhas condições.

Até hoje os especialistas não conseguem explicar como Biscornet conseguiu fazer um trabalho tão primoroso!

3 – Durante a Revolução Francesa, as 28 estátuas da Galeria dos Reis que representam personagens bíblicos foram decapitadas, isso porque os revolucionários acreditavam na época que elas representassem os reis da França.

img_5253
Galeria dos Reis – 28 estátuas de personagens da Bíblia

As tais cabeças decapitadas podem ser vistas no Musée National du Moyen Âge, que faz parte da nossa lista de “9 museus em Paris que não podem ficar fora do seu roteiro”.

4 – Após a Revolução Francesa, a Catedral Notre Dame de Paris ficou muito danificada.

Além de várias esculturas terem sido destruídas, não sobrou também nenhum vitral nas janelas. Foi quando em 1787 o escritor Victor Hugo, autor do romance “O Corcunda de Notre Dame”, lançou uma campanha para que ela fosse restaurada. 

As estátuas decapitadas da Galeria dos Reis foram substituídas por réplicas, assim como alguns vitrais.

img_1294
Vitrais – Notre Dame de Paris

5 – Por falar em Victor Hugo, todo mundo conhece a história do “Corcunda de Notre Dame”, um homem corcunda que mora e trabalha na torre da Catedral Notre Dame de Paris e se apaixona por Esmeralda, uma cigana.

Clique aqui pra conferir mais detalhes sobre a subida às torres da Notre Dame de Paris.

img_1312
Vista do alto da Notre Dame de Paris

O que nem todo mundo sabe é que o autor do romance se inspirou num dos escultores da catedral para criar o personagem Quasímodo, um homem corcunda que trabalhou lá por volta de 1820 durante um projeto de restauração do monumento.

img_5855
Lateral da Catedral Notre Dame de Paris – Square Jean

6 – A Catedral de Notre Dame de Paris já foi palco de passagens históricas muito importantes para a França. Foi lá, por exemplo, que Joana D’Arc, figura importante da Guerra dos Cem Anos, foi beatificada em 1909.

 Um dos momentos mais marcantes na catedral foi a coroação do Imperador Napoleão Bonaparte em Dezembro de 1804, que envolve algumas histórias super curiosas. Uma delas é a de que Napoleão não queria ser coroado pelo Papa, presente na cerimônia, pois ele queria deixar claro que seu Governo representava o poder supremo na França e não a Igreja.

Dizem que ele então se levantou e se coroou e na sequência coroou Joséphine. Testemunhas disseram que o Papa ficou surpreso, imóvel e se recusou a abençoar a cerimônia.

img_5218
Interior Notre Dame de Paris

Dica: Quando for ao Louvre, não deixe de conferir o quadro “A coroação de Napoleão e da Imperatriz Joséphine na Catedral de Paris em 1804”. O Imperador mandou o pintor fazer algumas modificações curiosas na pintura pra favorecer sua imagem…rs.

Saiba mais na nossa lista “10 obras para conhecer no Louvre”.

7 – O Tesouro ( Trésor) da catedral guarda verdadeiras relíquias, entre elas manuscritos medievais, objetos e relíquias religiosas, como por exemplo a Coroa de Espinhos de Cristo e um pedaço da cruz na qual foi crucificado. O Rei Luís IX comprou essas relíquias por um preço exorbitante na época.

img_5239
Entrada para o Tesouro (Trésor) na Catedral Notre Dame de Paris

A Coroa de Espinhos só pode ser vista pelos fiéis na primeira sexta-feira de cada mês as 15h e as sextas-feiras santas das 10h as 17h.

8 – Em frente a catedral, na Praça Parvis, situa-se o marco 0 da cidade, marco geográfico que determina o km 0 de todas as estradas que saem da cidade, servindo portanto de referência para calcular as distâncias entre Paris e as demais cidades francesas.

img_5257
Marco Zero em frente a Notre Dame de Paris

Diz a lenda que quem quiser voltar pra Paris um dia, deve pisar no marco zero pra dar sorte…não custa né?! rs

DICAS ÚTEIS

Onde fica: Rue du cloître Notre-Dame (Estação de metrô mais próxima: Cité – linha 4 ; RER C – estação: Saint-Michel-Notre-Dame).

Horário para visitação: A catedral abre todos os dias do ano. De segunda a sexta-feira das 8h as 18h45 e aos sábados e domingos das até as 19h15. Visita GRATUITA.

Clique aqui pra descobrir outras atrações gratuitas em Paris.

Para visitar o Tesouro (Trésor): De segunda a sábado das 9h30 as 18h e aos domingos das 13h30 as 18h. Valor: 5 euros (2016).

Audioguias: É possível alugar um audioguia (tem em português) para fazer uma visita comentada de 35 minutos, que inclui a visita ao Tesouro. Valor: 5 euros (2016).

Clique aqui para obter mais informações sobre a Catedral Notre Dame de Paris.

Para subir nas torres da Catedral:

Funciona das 10hs às 17h30 de 01.10 à 31.03; das 10hs às 18h30 de 01.04 à 30.09 (até as 23hs às sextas-feiras e sábados  dos meses de Julho e Agosto). A entrada é permitida até 45min antes do fechamento. Valor: 10 euros (2016).

Atenção: A fila para subir às torres fica na lateral direita da Catedral e não há entrada prioritária com o Museum Pass. Como a fila costuma ser grande, é importante chegar cedo para não esperar muito.

Clique aqui para obter mais informações sobre as Torres da Notre Dame.

 

Anúncios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *