14 coisas que amo fazer em Paris

Paris era meu sonho de consumo, uma das cidades que eu mais queria conhecer no mundo. Quando vim pra cá pela primeira vez já foi pra morar, imagina meu choque?!

Há mais de um ano e meio morando aqui, ainda me considero uma super turista, tento conhecer o máximo de coisas possíveis e desfrutar de tudo que a cidade tem a oferecer. E olha que tem coisa viu?!

Como várias outras grandes cidades, Paris é para ser visitada e revisitada sempre, afinal é impossível conhecer tudo numa única visita.

Por isso listei aqui 14 coisas que amo fazer na cidade pra inspirar quem vier a Cidade Luz! 

1 – COMER AS PÂTISSERIES

Louca por doce que sou, Paris é um prato cheio!

img_4604
Crepe doce da Breizh Café

Ao contrário das sobremesas brasileiras, as pâtisseries francesas são bem menos doces. No início eu achei estranho, mas confesso que hoje até prefiro assim!

O que mais gosto são as éclairs, não só as das pâtisseries renomadas, mas de qualquer lugar. Nunca comi uma ruim! rs A massa é sempre super leve!

img_7919
Éclair da L’Éclair de Génie – Framboesa e maracujá

Quanto aos clássicos macarons, só passei a gostar depois de provar o de chocolate com maracujá da Pierre Hermé!

img_1632
Macaron chocolate com maracujá da Pierre Hermé

Clique aqui pra conferir algumas coisinhas gostosas pra comer em Paris!

2 – OUVIR MÚSICOS DE RUA

Adoro quando estou passeando e de repente me deparo com um músico de rua 🙂 Dependendo do lugar (e do talento do artistas…rs) o momento se torna mágico.

3 -PASSEAR ÀS MARGENS DO SENA

Depois da Torre Eiffel o que mais gosto de contemplar na cidade é o rio Sena.

img_4827
Fim de tarde no Sena

Passear por ele, especialmente num fim de tarde com por-do-sol é incrível. Também adorei o passeio de barco no anoitecer!

img_3590
Sexta-feira a noite (verão) às margens do Sena

Uma curiosidade: Você sabia que no Sena há várias casas-barco? Não é coisa só de Amsterdã não…rs Onde tem vários é entre a Pont d’Iéna e a Pont Bir-Hakeim, pertinho da Torre.

img_7802
Casa-barco no Sena

4 – DESCOBRIR PROGRAMAS/LUGARES FORA DO CIRCUITO TURÍSTICO

Como viemos para Paris somente por 2 anos (mais ou menos), apesar de ser tempo suficiente para conhecer bem a cidade, não dá pra relaxar muito, afinal de contas o tempo passa voando!

Por isso tentamos aproveitar bem os finais de semana em que estamos na cidade e descobrir lugares fora do circuito turístico, além dos pontos turísticos básicos – que diga-se de passagem, são inúmeros!

Adoro por exemplo a Promenade Plantée, jardim suspenso numa antiga estrada de ferro do 12ème, ruas charmosas como a Villa Léandre em Montmartre e a Rue Crémieux no 12ème, jardins secretos como o Jardin Saint-Gilles-Grand-Veneur, a Grande Mosquée de Paris, a galeria de arte 59 Rivoli e por aí vai…a lista é longa!

5 – VER PARIS DO ALTO

Adoro ver a cidade do alto porque além dos telhados serem um charme, gosto de ficar procurando e reconhecendo os cartões-postais da cidade.

img_1048-pano
Vista da loja de departamento Printemps Maison

Meus lugares preferidos: Arco do Triunfo e Catedral de Notre Dame.

A primeira vez que vi Paris do alto foi do Arco do Triunfo, o dia estava lindo e foi quando me dei conta da perfeita simetria da cidade!

img_29231
Vista do Arco do Triunfo

A única vez que subi nas torres da Catedral de Notre Dame foi num dia lindo e gélido de fevereiro, aproveitando que minha irmã tinha vindo me visitar!

Achamos emocionante estar no topo da Catedral, ver toda Ilê St-Louis e Ilê de la Cité (onde a cidade começou) ao som do sino da Catedral, que é tão emblemática!

Confira aqui outras opções de lugares pra ver Paris do alto.

6 – FAZER PIQUENIQUE (SEMPRE QUE O TEMPO PERMITE)!

Depois de uns 3 meses morando em Paris me dei conta do quanto eles amam fazer piquenique e do quão pouco eu tinha feito antes de vir pra cá! rs

Quando a primavera chega e o tempo vai melhorando, corre todo mundo pro sol pra fazer piquenique, seja num jardim, num parque, às margens do Sena ou do Canal Saint Martin, em qualquer lugar que dê pra sentar e comer!

Meu lugar preferido pra fazer piquenique é às margens do Sena, mais precisamente no Quai de la Tournelle, de onde dá pra ver a Catedral de Notre Dame.

img_8638
Quai de la Tournelle (na foto: 0 Sena tinha alagado e o nível da água ainda estava baixando)

Clique aqui pra conferir outras sugestões de lugares pra fazer piquenique.

7 – ADMIRAR A TORRE EIFFEL

Sempre tive vontade de conhecer Paris e adorava desde sempre a Torre Eiffel! Imagina a minha felicidade quando vim morar aqui?

img_4836
Torre Eiffel

Ela é minha vizinha (literalmente!) e a vejo todo dia 🙂 Não canso de tirar fotos, fazer vídeos, até hoje parece um sonho!

Clique aqui se quiser saber 13 curiosidades sobre a Torre Eiffel.

8 – FLANAR PELO MEU BAIRRO PREFERIDO: SAINT GERMAIN DES PRÉS

Flanar, palavrinha que uso muito aqui em Paris!

Sabe aquela coisa de andar sem pressa e contemplar tudo pelo caminho? Fácil em Paris, né?!

img_4872
Saint Germain des Prés

As vezes eu estou atrasada indo pra algum lugar, mas quando me dou conta já desacelerei o passo e estou tirando foto de alguma coisa…rs

Onde mais gosto de flanar é no meu bairro preferido, o Saint Germain des Prés!!! Eu adoro o Quartier Latin como um todo (região que engloba os arrondissements 5 e 6), mas o 6ème é meu xodó!

img_7993
Saint Germain des Prés

As ruas estreitas de paralelepípedos, as lojinhas interessantes (lá fica uma loja linda do “Pequeno Príncipe”), os cafés charmosos e cheios de histórias…

Cada vez que vou lá acabo descobrindo alguma coisinha nova 🙂

9 – DESCANSAR NO JARDIM DE LUXEMBURGO

Acho esse jardim um sonho! Adoro passar horas lá sentada num banco ou nas cadeiras verdes ao lado do lago.

O parque é bonito em qualquer época do ano, mas acho que na primavera ele consegue ficar ainda mais incrível, fica todo florido!

img_4534
Jardim de Luxemburgo na primavera

 

10 – COMER BAGUETE

É tipo pâtisserie aqui, não tem ruim! (verdade seja dita: as vendidas nos mercados não são tão gostosas!)

Se deixar eu compro uma baguete por dia, mas tento me controlar e comprar só de vez em quando…rs

img_3223
Melhor baguete de Paris 2016

A baguete é um negócio sério por aqui, tem até concurso anual pra premiar a melhor. Clique aqui e confira o item 7 da lista pra ver qual foi a boulangerie ganhadora de 2016.

11 – VISITAR MUSEUS E PARTICIPAR DE EVENTOS CULTURAIS

Confesso que em São Paulo eu não ia muito a museus, mas é incrível, é só sair da nossa própria cidade que nos jogamos em todos os programas turísticos e culturais, não é?!

Desde que chegamos aqui, aproveitamos a gratuidade dos museus no primeiro domingo de cada mês e dos diversos programas culturais (saiba mais aqui!)!

Adoramos visitar os diversos museus de Paris, desde os mais famosos até aqueles mais simples e escondidinhos! Meus preferidos: L’Orangerie, Musée d’Orsay e Rodin! Veja aqui quais são os museus imperdíveis em Paris.

É um hábito agora fazer programas culturais 🙂 Espero fazer o mesmo quando voltar pra São Paulo!

12- BATER PERNA NO MARAIS

O Marais é um dos bairros mais descolados e agitados da capital francesa!

A maioria dos comércios não funcionam na cidade aos domingos, mas lá sempre há bastante coisa aberta, por isso está sempre mais cheio aos finais de semana.

Tem tanta coisa pra fazer no bairro, que a gente pode ir quantas vezes for e sempre vai descobrir algo novo.

Lá ficam museus famosos como o do Picasso, o Pompidou e o Musée de la Chasse et de la Nature, mas além desses há vários outros menores e gratuitos, como o apartamento de Victor Hugo na linda Place des Vosges, o Musée Cognacq-Jay, o Musée Carnavalet que conta a história de Paris, o Memorial de la Shoah que é um museu sobre o Holocausto e muito mais…

Lá também tem uma concentração absurda de lugares pra comer coisas gostosas: Profiterole Chérie, Méert, a melhor galette da vida na Breizh Café, o delicioso falafel do L’As du Fallafel,  a lista é infinita…rs

Além disso tudo, lá tem lojas super interessantes e descoladas, como por exemplo a Merci.

13 – LEVAR OS AMIGOS PRA TIRAR FOTO NA VARANDA DA PONT BIR-HAKEIM

Da varanda da Pont Bir-Hakeim se tem um dos melhores ângulos pra tirar foto da Torre Eiffel. Não é à toa que sempre tem casais de noivos fazendo ensaio fotográfico lá!

img_3069
Noivos fotografando na varanda da Pont Bir-Hakeim

Sempre que os amigos vem nos visitar, faço questão de levá-los até lá, adoro ver a reação deles 🙂

img_4334
Amigos queridos na varanda da Pont Bir-Hakeim

Definitivamente meu lugar preferido pra tirar foto com a torre de fundo!

img_6365
Eu na Bir-Hakeim 🙂

Está na minha lista de 12 programas clichês obrigatórios em Paris! 

14 – PASSEAR PELA ÎLE SAINT-LOUIS

A pequena e pacata Île Saint-Louis está situada no centro de Paris, ao lado da famosa e agitada Île de la Cité onde fica a Notre Dame.

Me apaixonei por ela logo de cara, acho que justamente por ela ser tão tranquila em meio a toda agitação dos bairros no seu entorno.

Lá vale a pena passar na Maison Berthillon, sede de uma das sorveterias mais tradicionais de Paris, entrar nas lojinhas e sentar no Quai d’Orléans pra contemplar o Sena.

E você, o que mais gosta de fazer em Paris ou gostaria de fazer na cidade? Deixe seu comentário…

Bisous 🙂

Melissa

Anúncios

1 Comment »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *