O que não falta em Paris são lindas áreas verdes, que vão desde pequenos jardins até grandes parques. A maioria dos turistas acaba descobrindo principalmente as áreas verdes mais centrais ou famosas, como o Jardin des Tuileries, o Jardin du Luxembourg e o Jardin des Plantes.
Agora se você tiver tempo e interesse em conhecer parques fora do circuito turístico, frequentados sobretudo por quem mora na cidade, confira nossa lista com 5 incríveis sugestões:
1 – PARC DES BUTTES CHAUMONT
Esse parque está situado numa colina do 19ème arrondissement, comprada pelo Estado em 1864 à pedido de Napoleão III, que queria transformá-la num suntuoso jardim.

Com cerca de 25 hectares, é uma das maiores áreas verdes de Paris e definitivamente meu parque preferido na cidade.

Do alto do parque se tem uma vista incrível de Paris, especialmente da região de Montmartre.

Ao longo do gramado os visitantes estendem suas toalhas e fazem piquenique, enquanto as crianças brincam de rolar morro abaixo. Outras atrações para a criançada são: brincar nos balanços, se refrescar nas fontes d’água e passear de pônei.
O parque abriga também um lago artificial, grutas, cascatas d’água e uma ponte suspensa.
Se não quiser fazer piquenique, a sugestão é dar um pulo no bar “Rosa Bonheur”, onde há opções de lanches e drinks.

Perfeito para ver Paris do alto e para relaxar/passear durante horas.
Onde fica: 1 rue Botzaris, 75019. Estações de metrô mais próximas: Botzaris e Buttes Chaumont – Linha 7B. Aberto diariamente das 7h as 21h. Gratuito.
2 – PARC MONCEAU
Esse pequeno parque no 8ème arrondissement é um dos mais elegantes de Paris.

Cercado por prédios luxuosos e antigas mansões, esse oásis de tranquilidade em meio a cidade reserva lindas surpresas, como um pequeno lago, ruínas de uma arcada renascentista, diversas esculturas e uma grande variedade de pássaros.

Há uma área de brinquedos dedicada às crianças.
É perfeito para ler um livro!
Onde fica: 35 Boulevard de Courcelles, 75008. Estação de metrô mais próxima: Monceau – linha 2. Aberto diariamente das 7h as 21h. Gratuito.
3 – PARC DE LA VILLETTE
Esse é o maior parque urbano cultural na cidade de Paris, que mescla natureza, arquitetura moderna, playgrounds, espaços de atividades para crianças e adultos, teatros e espaços culturais.
O parque é cortado pelo canal d’Ourcq, que pode ser melhor observado do alto das pontes que permitem atravessar de um lado ao outro do parque.

A programação do parque é vasta durante todo o ano, porém é no verão que ela fica mais intensa. Há diversos ateliês destinados a adultos e crianças, além de sessões de cinema ao ar livre.

Dentro do complexo fica a Cité des Sciences et de l’Industrie, que é um museu de ciências enorme, incrível especialmente para as crianças.
Agora se você gosta de música, esse parque é um prato cheio. Além do The Zénith de Paris, casa de shows com uma programação bem bacana, há também a Cité de la Musique (Cidade da Música) onde fica o moderno prédio da Filarmônica de Paris e o Museu da Música.

Perfeito para quem adora programas culturais e música!
Onde fica: 211 Avenue Jean Jaurès, 75019. Estações de metrô mais próximas: Porte de Pantim – linha 5 e Porte de la Villette – linha 7. Aberto diariamente das 6h a 1h. Gratuito. Os museus e atrações culturais são pagas, veja aqui a programação completa.
4 – PARC DE BERCY
No século 13, Paris abrigava uma das maiores vinícolas da Europa! Foi sob o reinado de Louis XIV que o primeiro depósito de vinho na cidade foi aberto, marcando assim o início de três séculos de atividade ininterrupta.
No século XX a atividade começou a perder força e no local onde funcionavam os depósitos foi construído o Parque de Bercy, repleto de jardins e fontes.
Para perpetuar esse passado, há alguns quadros entre o Parque de Bercy e o Bercy Village, que falo mais abaixo, onde estão expostas fotos da época em que ainda funcionava o depósito de vinhos. Além disso, foi plantado um vinhedo no parque, sob responsabilidade da Prefeitura de Paris. Perfeito para uma caminhada!

Preste atenção também no chão, onde ainda há o trilho do trem que transportava a carga do depósito!

Se quiser comer algo ou fazer comprinhas, não deixe de ir em Bercy Village, que fica ao lado do parque. Adoro esse lugar!
Onde fica o parque: 128 Quai de Bercy, 75012. Estação de metrô mais próxima: Cour Saint-Émilion – linha 14. Aberto de segunda a sexta-feira das 8h as 20h30 e aos finais de semana das 9h as 20h30. Gratuito.
Onde fica o Bercy Village: Cour Saint Emilion, 75012. As lojas funcionam de segunda a sábado das 11h as 21h. Os restaurantes ficam abertos diariamente das 11h as 2h.
5 – PARC MONTSOURIS
Assim como o Parc des Buttes Chaumont, o Montsouris foi construído a partir de um plano de Napoleão III, que tinha a intenção de construir um parque em cada ponto cardeal de Paris.
Para o projeto do Parc Montsouris, ele se inspirou nos jardins londrinos, mais modernos na época, onde pessoas de todas as classes sociais se reuniam para socializar e relaxar.

O parque é o lugar preferido de descanso dos estudantes da vizinha Cidade Universitária, e abriga árvores centenárias, esculturas e vastos gramados.
No período de verão acontecem concertos de música. É incrível para fazer piquenique!
Onde fica: 2 rue Gazan, 75014. Estação de metrô mais próxima: Glacière – linha 6. Aberto de segunda a quinta das 7h as 21h30, as sextas-feiras das 7h à meia-noite, aos sábados fica aberto 24h e aos domingos das 12h as 21h30. Gratuito.
2 comentários Adicione o seu