5 parques em Paris fora do circuito turístico

O que não falta em Paris são lindas áreas verdes, que vão desde pequenos jardins até grandes parques. A maioria dos turistas acaba descobrindo principalmente as áreas verdes mais centrais ou famosas, como o Jardin des Tuileries, o Jardin du Luxembourg e o Jardin des Plantes.

Agora se você tiver tempo e interesse em conhecer parques fora do circuito turístico, frequentados sobretudo por quem mora na cidade, confira nossa lista com 5 incríveis sugestões:

1 – PARC DES BUTTES CHAUMONT 

Esse parque está situado numa colina do 19ème arrondissement, comprada pelo Estado em 1864 à pedido de Napoleão III, que queria transformá-la num suntuoso jardim.

IMG_0997
Vista do Parc des Buttes Chaumont

Com cerca de 25 hectares, é uma das maiores áreas verdes de Paris e definitivamente meu parque preferido na cidade.

IMG_1009
Parc des Buttes Chaumont

Do alto do parque se tem uma vista incrível de Paris, especialmente da região de Montmartre.

IMG_1011
Parc des Buttes Chaumont

Ao longo do gramado os visitantes estendem suas toalhas e fazem piquenique, enquanto as crianças brincam de rolar morro abaixo. Outras atrações para a criançada são: brincar nos balanços, se refrescar nas fontes d’água e passear de pônei.

O parque abriga também um lago artificial, grutas, cascatas d’água e uma ponte suspensa.

Se não quiser fazer piquenique, a sugestão é dar um pulo no bar “Rosa Bonheur”, onde há opções de lanches e drinks.

IMG_1004
Bar “Rosa Bonheur” no Parc Buttes Chaumont

Perfeito para ver Paris do alto e para relaxar/passear durante horas.

Onde fica: 1 rue Botzaris, 75019. Estações de metrô mais próximas: Botzaris e Buttes Chaumont – Linha 7B. Aberto diariamente das 7h as 21h. Gratuito.

2 – PARC MONCEAU

Esse pequeno parque no 8ème arrondissement é um dos mais elegantes de Paris.

IMG_4500
O elegante Parc Monceau

Cercado por prédios luxuosos e antigas mansões, esse oásis de tranquilidade em meio a cidade reserva lindas surpresas, como um pequeno lago, ruínas de uma arcada renascentista, diversas esculturas e uma grande variedade de pássaros.

IMG_4501
Parc Monceau

Há uma área de brinquedos dedicada às crianças.

É perfeito para ler um livro!

Onde fica: 35 Boulevard de Courcelles, 75008. Estação de metrô mais próxima: Monceau – linha 2. Aberto diariamente das 7h as 21h. Gratuito.

3 – PARC DE LA VILLETTE 

Esse é o maior parque urbano cultural na cidade de Paris, que mescla natureza, arquitetura moderna, playgrounds, espaços de atividades para crianças e adultos, teatros e espaços culturais.

O parque é cortado pelo canal d’Ourcq, que pode ser melhor observado do alto das pontes que permitem atravessar de um lado ao outro do parque.

la villette canal
Parc de la Villette – Canal d’Ourcq

A programação do parque é vasta durante todo o ano, porém é no verão que ela fica mais intensa. Há diversos ateliês destinados a adultos e crianças, além de sessões de cinema ao ar livre.

IMG_7131
Parc de la Villette no verão

Dentro do complexo fica a Cité des Sciences et de l’Industrie, que é um museu de ciências enorme, incrível especialmente para as crianças.

Agora se você gosta de música, esse parque é um prato cheio. Além do The Zénith de Paris, casa de shows com uma programação bem bacana, há também a Cité de la Musique (Cidade da Música) onde fica o moderno prédio da Filarmônica de Paris e o Museu da Música.

IMG_7167
Cité de la Musique

Perfeito para quem adora programas culturais e música!

Onde fica: 211 Avenue Jean Jaurès, 75019. Estações de metrô mais próximas: Porte de Pantim – linha 5 e Porte de la Villette – linha 7. Aberto diariamente das 6h a 1h. Gratuito. Os museus e atrações culturais são pagas, veja aqui a programação completa.

4 – PARC DE BERCY

No século 13, Paris abrigava uma das maiores vinícolas da Europa! Foi sob o reinado de Louis XIV que o primeiro depósito de vinho na cidade foi aberto, marcando assim o início de três séculos de atividade ininterrupta.

No século XX a atividade começou a perder força e no local onde funcionavam os depósitos foi construído o Parque de Bercy, repleto de jardins e fontes.

Para perpetuar esse passado, há alguns quadros entre o Parque de Bercy e o Bercy Village, que falo mais abaixo, onde estão expostas fotos da época em que ainda funcionava o depósito de vinhos. Além disso, foi plantado um vinhedo no parque, sob responsabilidade da Prefeitura de Paris. Perfeito para uma caminhada!

IMG_3271
Vinhedo no Parque de Bercy

Preste atenção também no chão, onde ainda há o trilho do trem que transportava a carga do depósito!

IMG_3274
Trilho do trem que transportava a carga do depósito de vinhos

Se quiser comer algo ou fazer comprinhas, não deixe de ir em Bercy Village, que fica ao lado do parque. Adoro esse lugar!

Onde fica o parque: 128 Quai de Bercy, 75012. Estação de metrô mais próxima: Cour Saint-Émilion – linha 14. Aberto de segunda a sexta-feira das 8h as 20h30 e aos finais de semana das 9h as 20h30. Gratuito.

Onde fica o Bercy Village: Cour Saint Emilion, 75012. As lojas funcionam de segunda a sábado das 11h as 21h. Os restaurantes ficam abertos diariamente das 11h as 2h.

5 – PARC MONTSOURIS 

Assim como o Parc des Buttes Chaumont, o Montsouris foi construído a partir de um plano de Napoleão III, que tinha a intenção de construir um parque em cada ponto cardeal de Paris.

Para o projeto do Parc Montsouris, ele se inspirou nos jardins londrinos, mais modernos na época, onde pessoas de todas as classes sociais se reuniam para socializar e relaxar.

montsouris
Parc Montsouris

O parque é o lugar preferido de descanso dos estudantes da vizinha Cidade Universitária, e abriga árvores centenárias, esculturas e vastos gramados.

No período de verão acontecem concertos de música. É incrível para fazer piquenique!

Onde fica: 2 rue Gazan, 75014. Estação de metrô mais próxima: Glacière – linha 6. Aberto de segunda a quinta das 7h as 21h30, as sextas-feiras das 7h à meia-noite, aos sábados fica aberto 24h e aos domingos das 12h as 21h30. Gratuito.

 

Anúncios

2 Comments »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *