Os campos de lavanda da Provence na França

Sempre tive vontade de conhecer os famosos campos de lavanda da Provence, região que fica no sudeste da França.

Queria ver de perto àquela imensidão roxa e sentir seu famoso e intenso aroma doce.

Existem vários circuitos para explorar os campos de lavanda da região, sendo que os dois mais famosos são o Luberon e o Plateau de Valensole.

IMG_0608
Campo de lavanda em Plateau de Valensole

O Luberon é o mais concorrido pelos turistas, já que lá se tem vista dos campos de lavanda com a Abadia de Sénanque ao fundo. Algumas cidades ao redor: 4km de Gordes; 50 km de Avignon; 80 km de Aix-en-Provence.

Nós optamos por outro circuito famoso, o Plateau de Valensole, onde além dos campos de lavanda, há também campos de girassóis e trigo.

IMG_0646
Campo de girassóis em Plateau de Valensole

Fomos em meados de Julho e percebemos que alguns campos já não tinham mais lavanda…começei a ficar desesperada! rs Então resolvemos parar na pequena cidade de Valensole, onde nos informaram no Office de Tourisme que o melhor seria seguir pela estrada D6 – sentido Manosque.

Algumas cidades ao redor de Valensole: 21 km de Manosque; 18 km de Puimoisson; 70 km de Aix-en-Provence. Fica próximo ao lindo Parc du Verdon.

Nessa parada na cidade de Valensole, aproveitamos para provar um sorvete de Lavanda!

Confesso que fiquei um pouco reticente em provar, afinal meu olfato associa lavanda sobretudo à produtos de limpeza…rs Mas uma vez na região da lavanda, resolvi me arriscar…

IMG_0683
Sorvete de lavanda em Valensole

Não é horrível, mas também não é bom…valeu a experiência! Se ficar na dúvida em experimentar, a dica é pedir para provar na colher antes de escolher definitivamente o sabor!

Para conferir outros roteiros dos campos de lavanda da Provence, clique aqui: Les routes de la lavande

Como visitar?

O ideal é visitar de carro, para ter liberdade de escolher as estradas e parar nos campos que tiver vontade. As estradas por lá são super tranquilas e há diversas pequenas cidades caso queira parar para comer ou tirar dúvidas sobre a região.

IMG_0643
Campo de girassóis em Valensole

Se preferir não dirigir, as agências de turismo da região oferecem diversos passeios organizados para conhecer os campos de lavanda.

Quando ir?

A época ideal para fazer esse passeio é entre final de junho e início de Agosto, quando os campos estão floridos. Por conta das mudanças climáticas, eventualmente em alguns anos os campos podem demorar mais para florescer e as colheitas podem também acontecer antes…difícil saber!

Sendo assim, o mais garantido é visitar a região no mês de Julho.

IMG_0607
Campo de lavanda em Plateau de Valensole

Onde ficar?

Essa decisão é muito pessoal, já que há diversas pequenas cidades na região e outras maiores um pouco mais afastadas.

Uma cidade interessante e que está próxima desses dois circuitos mais famosos é Aix-en-Provence.

IMG_9508
Aix-en-Provence

Conhecida como “cidade das águas”, essa cidade universitária tem inúmeras fontes de água e casarões antigos, que dão um charme especial para a cidade.

IMG_9503
Aix-en-Provence

O centro antigo é ótimo para bater perna, pois há muitas lojas, restaurantes, sorveterias…

Uma opção é ir até Aix-en-Provence de trem de alta velocidade – TGV (3h de Paris) e lá alugar um carro para explorar a região ou contratar passeios organizados nas agências locais.

Quer saber tudo sobre a Provence?

Para pesquisar meu roteiro de viagem pela região conferi diversos blogs de viagem (como sempre!!! rs), e o que mais gostei foi o Destino Provence. Se quiser saber mais detalhes e muitas dicas da região, recomendo que verifiquem o blog!

Anúncios

2 Comments »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *