Sempre tive vontade de conhecer os famosos campos de lavanda da Provence, região que fica no sudeste da França.
Queria ver de perto àquela imensidão roxa e sentir seu famoso e intenso aroma doce.
Existem vários circuitos para explorar os campos de lavanda da região, sendo que os dois mais famosos são o Luberon e o Plateau de Valensole.

O Luberon é o mais concorrido pelos turistas, já que lá se tem vista dos campos de lavanda com a Abadia de Sénanque ao fundo. Algumas cidades ao redor: 4km de Gordes; 50 km de Avignon; 80 km de Aix-en-Provence.
Nós optamos por outro circuito famoso, o Plateau de Valensole, onde além dos campos de lavanda, há também campos de girassóis e trigo.

Fomos em meados de Julho e percebemos que alguns campos já não tinham mais lavanda…começei a ficar desesperada! rs Então resolvemos parar na pequena cidade de Valensole, onde nos informaram no Office de Tourisme que o melhor seria seguir pela estrada D6 – sentido Manosque.
Algumas cidades ao redor de Valensole: 21 km de Manosque; 18 km de Puimoisson; 70 km de Aix-en-Provence. Fica próximo ao lindo Parc du Verdon.
Nessa parada na cidade de Valensole, aproveitamos para provar um sorvete de Lavanda!
Confesso que fiquei um pouco reticente em provar, afinal meu olfato associa lavanda sobretudo à produtos de limpeza…rs Mas uma vez na região da lavanda, resolvi me arriscar…

Não é horrível, mas também não é bom…valeu a experiência! Se ficar na dúvida em experimentar, a dica é pedir para provar na colher antes de escolher definitivamente o sabor!
Para conferir outros roteiros dos campos de lavanda da Provence, clique aqui: Les routes de la lavande
Como visitar?
O ideal é visitar de carro, para ter liberdade de escolher as estradas e parar nos campos que tiver vontade. As estradas por lá são super tranquilas e há diversas pequenas cidades caso queira parar para comer ou tirar dúvidas sobre a região.

Se preferir não dirigir, as agências de turismo da região oferecem diversos passeios organizados para conhecer os campos de lavanda.
Quando ir?
A época ideal para fazer esse passeio é entre final de junho e início de Agosto, quando os campos estão floridos. Por conta das mudanças climáticas, eventualmente em alguns anos os campos podem demorar mais para florescer e as colheitas podem também acontecer antes…difícil saber!
Sendo assim, o mais garantido é visitar a região no mês de Julho.

Onde ficar?
Essa decisão é muito pessoal, já que há diversas pequenas cidades na região e outras maiores um pouco mais afastadas.
Uma cidade interessante e que está próxima desses dois circuitos mais famosos é Aix-en-Provence.

Conhecida como “cidade das águas”, essa cidade universitária tem inúmeras fontes de água e casarões antigos, que dão um charme especial para a cidade.

O centro antigo é ótimo para bater perna, pois há muitas lojas, restaurantes, sorveterias…
Uma opção é ir até Aix-en-Provence de trem de alta velocidade – TGV (3h de Paris) e lá alugar um carro para explorar a região ou contratar passeios organizados nas agências locais.
Quer saber tudo sobre a Provence?
Para pesquisar meu roteiro de viagem pela região conferi diversos blogs de viagem (como sempre!!! rs), e o que mais gostei foi o Destino Provence. Se quiser saber mais detalhes e muitas dicas da região, recomendo que verifiquem o blog!
gostaria de um site para encomendar um passeeioaos campos de lavanda
Olá Osvaldina, uma sugestão para fechar passeios para visitar os campos de lavanda é o escritório de turismo da cidade de Aix-en-Provence. Eles têm uma agenda anual com passeios que são disponibilizados para explorar a região, confira as datas nesse link: http://www.aixenprovencetourism.com/en/things-to-do/explore/tours-in-provence/ Espero que a dica te ajude😉 Abraços, Melissa.