Visita a macabra Capela de Ossos: bate-volta a 1h de Praga

Já ouviu falar de uma cidade que se chama Kutná Hora? Eu nunca tinha ouvido falar…até o momento em que começamos a pesquisar o que tinha de interessante pra fazer nos arredores de Praga.

Descobrimos que em Sedlec, subúrbio de Kutná Hora, há uma Capela um tanto quanto macabra, a Capela de Ossos, decorada com os restos mortais de mais de 40.000 pessoas e que atrai anualmente milhares de turistas.

IMG_2919
Interior da Capela de Ossos

Você deve estar se perguntando…Mas como surgiu essa capela tão inusitada?

Foi o seguinte. Por volta de 1400 resolveram construir uma Igreja Católica em estilo gótico no centro de um antigo cemitério.

IMG_7135
Igreja onde fica a capela subterrânea de ossos

Durante a escavação para realização dessa construção, foram descobertas diversas covas coletivas e então tiveram a ideia de criar uma capela subterrânea para ser utilizada como ossário.

Reza a lenda, que após 1511, a tarefa de exumar os esqueletos e empilhar seus ossos na capela, foi dada à um monge cego.

Verdade ou não, o fato é que o lugar estava uma bagunça e assim permaneceu até 1870, quando a família Schwarzenberg adquiriu um monastério na região e identificou que os ossos dessas 40.000 estavam largados em criptas.

A família então contratou um artesão local, Frantisek Rint, para organizar o lugar. O resultado foi surpreendente: ele decorou toda capela com os ossos, que se transformaram em lustres, quadros e outros objetos de decoração.

IMG_7161
Até o altar da Capela é adornado com ossos…

Segundo o artesão, a intenção dessa decoração peculiar era para que os visitantes da capela lembrassem sempre de sua condição mortal, de que não é possível fugir da morte…

IMG_7170
Assinatura do artesão feita na parede com ossos humanos, claro…

É verdade que assim como a maioria dos outros turistas, fomos à Kutná Hora atraídos por essa visita inusitada à Capela de Ossos, mas acabamos descobrindo muitas outras coisas interessantes por lá, a começar pela história incrível de riqueza e destruição que aconteceu na cidade.

IMG_7279
Kutná Hora

Kutná Hora teve ser surgimento registrado por volta do século XI, quando lá foi fundado o Monastério Cistercience. Inclusive, é daí que vem o nome da cidade, pois Kutná Hora em tcheco quer dizer “montanha encapuzada”, fazendo alusão a presença dos monges que moravam na região.

Já por volta do século XIII, foram descobertas nessa montanha grandes minas de prata. Era tanta riqueza, que Kutná Hora competia com Praga pela liderança econômica, política e cultural do país.

Um dos vestígios desse passado de glória é a Igreja de Santa Bárbara, Santa dos mineiros.

IMG_7192
Igreja de Santa Bárbara

Feita toda de pedra em estilo gótico, a Igreja começou a ser construída no século XIII e só foi concluída seis séculos depois.

IMG_7250
Igreja de Santa Bárbara

No teto da Igreja há os nomes das famílias que contribuíam financeiramente com as obras de construção e revitalização e nos quadros laterais são relatadas histórias importantes sobre o trabalho árduo dos mineiros e da cidade.

O entorno da igreja tem um visual lindo, tanto que foi escolhido como uma das locações para o filme “Os 3 mosqueteiros”.

IMG_7248
Locação do filme “Os 3 mosqueteiros”

Em frente à Igreja fica a Ponte da Via Barboská, que assim como a Ponte Carlos de Praga, expõe ao longo de sua extensão diversas esculturas.

De lá e dos terraços ao lado da ponte, se tem uma bonita vista da cidade.

IMG_7230
Vista do terraço em frente a Igreja de Santa Bárbara

O declínio de Kutná Hora começou quando houve uma inundação irreversível na principal mina de prata.

Daí pra frente a situação da cidade foi ladeira abaixo… Grande parte da população morreu vítima da peste negra ou da guerra dos 30 anos e em 1770 aconteceu um incêndio que devastou a cidade quase por completo.

Apesar de todos esses acontecimentos trágicos, muitas construções foram preservadas. Em 1995 Kutná Hora foi inscrita como patrimônio mundial da Unesco e é bastante interessante descobrir suas vielas e prédios tão bucólicos e cheios de histórias.

Para chegar em Kutná Hora, demora cerca de 1h de trem partindo de Praga.

Para sugestões do que fazer em Praga, clique aqui.

Você pode comprar diretamente o bilhete e ir por conta própria ou contratar um tour guiado.

IMG_7301
Campos de canola no trajeto até Kutná Hora

Nós preferimos ir com um tour e foi a melhor decisão.

A guia era ótima, tivemos acesso à diversas curiosidades interessantes ao longo do passeio e eles se encarregaram de tudo, inclusive do transporte da Capela de Ossos até a Igreja de Santa Bárbara (cerca de 2 km – subida).

Não foi uma visita corrida e na volta, pra não perdermos tempo, eles também providenciaram transporte do alto do morro até a estação de trem.

Há várias empresas que oferecem esse tour, mas a que utilizamos e recomendamos é a Discover Prague Tours. O passeio dura cerca de 7h (tem pausa para almoço num restaurante de comida típica), não é muito cansativo e pelas fotos e histórias dá pra perceber que é incrível, não é mesmo?

IMG_7283
Kutná Hora

 

Anúncios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *