5 dicas preciosas de como economizar dinheiro em Paris

Sim, Paris é de fato uma cidade muito cara, uma das mais caras do mundo! Mas calma, se você está com viagem marcada para a Cidade Luz e está com o orçamento mega apertado, vou te dar algumas dicas preciosas de como economizar e ainda assim se divertir bastante nessa cidade, que é uma das mais lindas do mundo!!!

DICA 1 – ADQUIRA O PARIS MUSEUM PASS

O Paris Museum Passacesso à mais de 50 museus e monumentos, que incluem todos os cartões-postais famosos da cidade. É possível adquirir o passe de 2, 4 ou 6 dias consecutivos.

paris-museum-pass
Tipos e Paris Museum Pass

Portanto, se você quer se jogar nos museus e monumentos, essa é uma ótima alternativa para economizar, não só dinheiro, mas também tempo, já que em quase todas as atrações não é preciso enfrentar fila com o Museum Pass.

Para realmente ser uma opção vantajosa, é preciso que você defina antecipadamente quais são os museus e monumentos que quer visitar durante sua estada na cidade, e na sequência faça um roteiro bem elaborado, considerando a proximidade das atrações e sendo realista em relação ao seu preparo físico, porque acaba sendo uma verdadeira maratona.

Valores do Paris Museum Pass (2016):

2 dias consecutivos – 48 euros

4 dias consecutivos- 62 euros

6 dias consecutivos- 74 euros

Pra terem uma ideia, minha irmã veio pra cá no início do ano e queria fazer uma viagem mais econômica. Sugeri pra ela algumas atrações e chegamos a conclusão de que o passe de 4 dias era o ideal. Se ela tivesse tido feito todas as atrações sem o passe (inclusive Castelo de Versailles), teria gasto cerca de 102 euros (40 euros de economia).

A maneira mais prática de adquirir o Paris Museum Pass é direto na bilheteria do primeiro museu ou monumento do seu roteiro. Nas demais atrações é só mostrar o passe, que é super prático, já que nele vem impresso todas as informações de dias/horários de funcionamento e endereço das atrações participantes.

DICA 2 – APROVEITE OS PROGRAMAS GRATUITOS 

Caminhar pelas ruas e parques de Paris já é um super programa gratuito, mas além disso, existem diversos museus e locais interessantes pra você descobrir na cidade que são gratuitos. Confira nosso post com a lista de alguns Programas Gratuitos em Paris.

IMG_3051
Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris – Ano todo gratuito (exposições permanentes)

Se você estiver em Paris no primeiro domingo de qualquer mês, ainda poderá tirar proveito nesse dia para visitar gratuitamente diversos museus. Clique aqui para conferir a lista desses museus.

Ao longo do ano também acontecem diversos eventos gratuitos na cidade, como o Festival de Música em 21 junho (Fête de la Musique), a Noite Européia de Museus (Nuit Européenne des Musées) em maio e o Nuit Blanche no início de outubro. Confira aqui o calendário completo de eventos gratuitos em Paris ao longo do ano.

É preciso ficar atento para aproveitar todas essas oportunidades!

DICA 3 – FAÇA MUITOS PIQUENIQUES

Sempre que o tempo permite os franceses estão fazendo piquenique. Aos finais de semana acaba sempre sendo algo mais elaborado, um piquenique com toalhas etc..mas na correria da semana, muita gente improvisa e compra na hora do almoço um lanche e suco no mercado e senta num gramado qualquer pra aproveitar a hora do almoço no sol.

IMG_9166
Almoço improvisado nos jardins do Palais Royal

Por isso, aproveite e faça como os franceses. Além de economizar dinheiro, você irá passar um bom momento! Clique aqui para ver nossa lista de lugares para fazer piquenique em Paris.

DICA 4 – PEÇA O PLAT DU JOUR NOS RESTAURANTES E UNE CARAFE D’EAU

Não dá para viver dias a base de lanche, então aqui vão duas dicas importantes para ajudar a economizar quando for ao restaurante.

Pra começar, ao invés de pedir uma garrafa d’água que custa algo em torno de 4 euros, peça uma carafe d’eau (fala-se “carráfdô”), que é uma jarra com água da torneira. Sim, a água da torneira em Paris é potável! E não fique com vergonha de pedí-la no restaurante, é super comum e praticamente todo mundo pede.

Escolha o Plat du Jour (Prato do dia) ou a formule, que é entrada + prato ou prato + sobremesa ou entrada + prato + sobremesa.

IMG_4877
A famosa “Formule”

Fique atento, sempre que o restaurante tiver cardápio físico e essas opções de pratos escritas na ardoise (quadro escrito com giz), as opções da ardoise são mais em conta.

IMG_4874
Exemplo de ardoise em restaurante com os preços dos pratos

Outra informação importante é que na maioria dos restaurantes, o menu do almoço costuma ser mais barato do que o do jantar. Portanto, se estiver a fim de ir num restaurante mais especial (leia-se caro), tente ir no almoço.

Outra coisa é que o menu do almoço durante a semana costuma ser mais barato do que o menu do final de semana, portanto vale a pena conferir no site do restaurante que quer conhecer se há essas diferenças de valor.

DICA 5 – AVALIE QUAL É O TIPO DE BILHETE DE TRANSPORTE PÚBLICO MAIS VANTAJOSO PRA VOCÊ

Dependendo da quantidade de dias que ficar em Paris, da localização de onde estará hospedado e das atrações que irá visitar, podem ter modalidades de bilhetes de transporte que serão mais ou menos vantajosas pra você.

Os valores variam bastante, por isso é importante se informar antes e analisar qual opção sai mais em conta pra você!

Clique aqui pra conferir todos os detalhes no Post “Transporte em Paris: qual é o bilhete mais vantajoso pra você?”

Leia também:

+ 5 dicas preciosas de como economizar dinheiro em Paris

Boa viagem 🙂

Melissa

Anúncios

5 Comments »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *