15 cantinhos de São Paulo que vão roubar seu coração! Apaixone-se pela cidade…

É com muito orgulho que publico o primeiro post colaborativo do Listas de Viagem, pois além de ser uma lista de programas para fazer em São Paulo, cidade em que nasci e que morei praticamente a vida toda, ele foi feito com muito carinho por uma expert em Sampa, a Sandra Palheta (veja a bio dela no final do post).

Já incluí várias sugestões dela na minha “listinha de coisas para fazer em São Paulo” pra quando eu voltar pro Brasil.

1  – PARQUE IBIRAPUERA

É disparado o meu lugar preferido de Sampa, o Ibira é nossa praia, lugar cheio de vida, verde, esporte, saúde e passeio. Aqui se compra água de coco com cartão de débito, do jeito que os paulistanos gostam.

20160101_143531
Parque do Ibirapuera_Foto: San Palheta

Adoro seus grafites, seus museus (MAM, Museu Afro, Bienal), o jardim japonês, o viveiro Manequinho Lopes, os bambus da Serraria, as quadras de basquete, o parquinho, praça do Porquinho e Auditório Ibirapuera.

De dia e de noite as pessoas praticam esporte, tem pista de bike, tem skate, patins, pista de corrida, equipes de treino de corrida e funcional.

Se você tiver só um dia livre em Sampa, minha dica é passar o dia inteiro no parque, dá pra fazer e ver muito coisa bonita e ter um dia sensacional.

2 – AVENIDA PAULISTA

Ah a  Paulista… Aqui é a cara de São Paulo, seus prédios altos, os executivos e executivas andando rápido pra não perder tempo, tem turista, tem hippie, tem protesto, tem mendigo, tem de um tudo. É aqui que as coisas acontecem.

O bom mesmo é ir andando da estação Brigadeiro até a estação Consolação pra passear e ver a avenida, fazendo pequenas paradas pra ver suas curiosidades.             

Não dá pra deixar de visitar na Paulista a Casa das Rosas, tem um jardim lindo, aproveite pra almoçar por lá com um bom vinho.  Na Casa das Rosas sempre tem uma exposição legal, aproveite e faça um tour pela casa.

Não dá pra deixar de ir também no Itaú Cultural e visitar a coleção Brasiliana, uma coleção permanente sobre o Brasil Colônia.

20160112_185335
Itaú Cultural_Foto: San Palheta

Continue andando até a estação Consolação, passe no Reserva Cultural e conheça o espaço, sempre com ótimos filmes estrangeiros. Ao lado, aproveite para tomar um sorvete no Bacio de Latte, no Top Center.

Vá em direção ao MASP e se tiver tempo, não deixe de conhecer o museu. O acervo é maravilhoso, tem Monet, tem Manet, tem Picasso, tem Van Gogh. Por incrível que pareça, tem muito paulistano que nunca entrou no Masp, o que é uma lástima!

FB_IMG_1463437154247
Masp_Foto: San Palheta

Quando sair do Masp, desça a rua lateral e aproveite pra conhecer o Mirante 9 de julho e tomar um café, o lugar é recém inaugurado, é  bem charmoso e vale a pena a visita.

Ainda em direção à estação Consolação, visite o Conjunto Nacional, explore o espaço e  conheça a Livraria Cultura.

FB_IMG_1463436356713
Conjunto Nacional_Foto: San Palheta

Continue até a Rua da Consolação e aproveite pra conhecer a Passagem Literária e o Cine Belas Artes e termine seu dia com um drink no Riviera Bar.

Um dia na Paulista dá pra se fazer muita coisa e é diversão garantida.

3 – SALA SÃO PAULO 

Pense num lugar lindo e cheio de música. Sim esse lugar existe e se chama Sala São Paulo.

Aproveite as Matinais aos domingos, concertos gratuitos da Osesp. É uma experiência maravilhosa e  única. Escutar esses concertos naquele lugar tão bonito, dá até vontade de chorar.

Se sua passagem for rápida pela cidade, veja a agenda da Sala São Paulo e não perca essa experiência.

4 – CENTRO HISTÓRICO

O Centro é antagônico, é lindo, mas ao mesmo  tempo é triste. A arquitetura é linda, mas a quantidade de moradores de rua nos faz pensar que queremos uma São Paulo mais humana e menos opressiva. Mas não deixe de visitar o Centro, pois vale muito a pena!

Comece pela praça da Sé, a Catedral da Sé é linda e aproveite para visitar a Cripta com horários para visitação agendados. 

Na frente da praça  vá visitar o Solar da Marquesa de Santos, o Pátio do Colégio, marco zero de São Paulo e vá no incrível café no jardim do Patío.

Siga em direção ao Mosteiro São Bento e faça um pit stop no Café Girondino para o almoço.

Para a sobremesa, vá conhecer a Casa Mathilde e suas  iguarias portuguesas. Aproveite para descer a rua Libero Badaró e conhecer o Edifício Martinelli, a vista do alto é maravilhosa, fica a dica!

Aproveite também para conhecer o Prédio dos Correios (sempre tem uma exposição interessante) e a Praça das Artes. 

20160125_105647
Prédio dos Correios_Foto: San Palheta

Vamos ocupar o Centro de Sampa, o Centro é lindo e é tão nosso! 

5 – RUA AUGUSTA/ OSCAR FREIRE

Aqui a coisa é glam, moderna e cool! Temos a Augusta – lado centro (cool e alterna) e Augusta-lado jardins (hype e chic). Eu gosto das duas! O que divide um lado do outro é a Avenida Paulista.

Comece pelo lado Centro e aproveite pra bater perna, ver as lojinhas alternas, o Calçadão Urbanóide, o Cine Espaço Itaú, as galeriazinhas e o restaurante indiano Gopala Hari, delicioso e num preço justo. 

Do lado Jardins, bata perna para conhecer suas lojinhas cools (eu adoro a El Cabriton, loja de camisetas bem bacana). Siga até a Oscar Freire, que é a 5ª Avenida Paulistana, toda charmosa e cheia de estilo, vá e marque sua presença e aproveite para conhecer a pracinha Oscar Freire e a loja da Melissa.

20160514_155351
Oscar Freire_Foto: San Palheta

Aproveite também para bater uma fotinho no mural do Kobra do Einstein.

IMG_20160227_171632
Mural do Kobra – Einstein_Foto: San Palheta

6 – BECO DO BATMAN

O Beco é um labirinto de ruas grafitadas na Vila Madalena, lindo de se ver!

São grafites de vários artistas brasileiros e recentemente tem também um grafite do Ron Wood dos Rolling Stones. É um passeio legal para se tirar várias fotos.

Aproveite para passear a pé pelas ruas da Vila Madalena. Não deixe de visitar o Armazém da Cidade aos finais de semana,  com jazz ao vivo e artesanato.

Outro lugar delicioso ali do lado é a Queijaria, vale a pena levar um queijo nacional delícia!

7 – PRAÇA DOM GASPAR

Minha dica é pegar o metrô Anhangabaú e dar uma volta pela praça. Aproveite para conhecer o Paribar ou curtir um samba ao vivo nos barzinhos da praça com uma feijuca.

IMG_20151128_181318
Praça Dom Gaspar_Foto: San Palheta

Vale a pena também conhecer a Galeria Metrópole e dar uma olhada no terraço que tem vista para a Avenida São Luís, é lindo de se ver. Se estiver por lá no fim da tarde, vale a pena conhecer o Mandíbula pra tomar um café a tarde ou pra ouvir um bom rock and roll à noite.

IMG_20160131_111939
Vista da Galeria Metrópole_Foto: San Palheta

Ali por perto também, tem o COPAM, que vale a visita para conhecer uma das obras do Niemeyer e aproveitar pra tomar uma caipirinha deliciosa de tangerina no Bar da Dona Onça. 

IMG_20160513_193547
COPAM_Foto: San Palheta

8 –  BIXIGA – PRAÇA DOM ORIONE 

Esse tradicional bairro italiano é delicioso para se conhecer uma cantina e se deliciar com as massas e vinhos.

IMG_20160403_012901
Bairro do Bixiga_Foto: San Palheta

Todo ano em agosto tem a tradicional festa italiana da Achiropita, onde se vende comida italiana de rua.

img1440988314672
Bixiga – Festa da Achiropita_Foto: San Palheta

Vale a pena ir de domingo e dar uma volta na praçinha onde acontece uma feirinha de antiguidades. Não deixe de visitar a Igreja Nossa Senhora Achiropita, é muito linda! 

9 – CENTRO CULTURAL SÃO PAULO – JARDIM SUSPENSO 

Amo esse lugar! É uma concentração de arquitetura, arte e cultura, tudo junto! Tem espaço livre pra estudar, pra comer e um jardim suspenso lindo com vista para a cidade.

FB_IMG_1458854065737
Jardim suspenso CCSP_Foto: San Palheta

Sempre tem alguma exposição de arte, um showzinho ou cinema ao ar livre. Lugar delícia pra se fazer um picnic ou simplesmente passear. Lá você vai ver também muita gente fazendo aula de dança ao ar livre, é um barato ficar assistindo.

10  – LIBERDADE

A Liberdade é vermelha e japonesa! A concentração de imigrantes japoneses e asiáticos fica lá. Você pode ficar impressionado que muita gente não fala sequer português por lá, até nas bancas se vê os jornais em japonês.

Além da concentração de restaurantes japoneses que você tem que ir,  tem também lojas incríveis com  artesanato japonês, futons, roupas e lojinhas que tem de um tudo. Pra quem adora uma bugiganga, lá é o lugar.  De domingo, tem a feirinha, aproveite para ir cedo, pois fica lotada.   

20160213_170257
Liberdade_Foto: San Palheta

11 – PARQUE DA INDEPENDÊNCIA – IPIRANGA 

Passeio imperdível para quem mora na cidade e pra quem não mora! O lugar representa a independência do Brasil proclamada por D. Pedro I em 7 de setembro de 1822.

O  parque é lindo e o jardim foi inspirado no jardim do Castelo de Versailles, um encanto só! Aos finais de semana, a turma dos skatistas se reúne por lá para aproveitar a inclinação da pista do parque, muito divertido de se observar.

Uma pena que o Museu do Ipiranga esteja fechado para reforma, mas ainda assim, é possível visitar o Monumento à Independência do Brasil, onde há o mausoléu com os restos mortais de D. Pedro I e D. Amélia e a  Casa do Grito. Aos domingos há também uma feirinha de comidinhas.   

12 – FEIRA DA PRAÇA BENEDITO CALIXTO 

Passeio para se fazer em família! Acontece todo sábado das 9:00 às 19:00 em Pinheiros. Aqui você encontra muita coisa retrô, móveis, telefones, máquinas fotográficas, roupas de brechó, artesanato, enfim é uma feirinha de rua cultural e artística cheia de charme!

Imperdível assistir um show de chorinho e ir na praça da alimentação, cheio de quitutes deliciosos! Vale a pena comer o típico pastel de feira com garapa.

Ao redor da praça, é possível se visitar também galpões de artesanatos, com ares mais modernos e menos retrô que os da feira.

13 – GALERIA DO ROCK 

Para os amantes de música, aqui é o lugar para se comprar vinis, cd´s, camisetas, bonecos geeks, etc. É uma passeio para todos as tribos do gênero musical e não só de rock, lá você vai encontrar tanto o pessoal do Heavy Metal, como o pessoal que faz rastafari e tatoos. Dá de um tudo!! rs

A Galeria fica Localizada entre a Rua 24 de Maio, 62 e o Largo do Paissandu (Avenida São João), Centrão. Além do prédio ser lindo, de uma arquitetura espetacular, que até parece uma onda, você tem uma vista espetacular da cidade com vista para o Largo do Paissandu,  o que já vale o passeio!

Além disso, você ainda sai de lá com muita coisa boa, cada vez que eu vou lá, saio mais pobre, é muito vinil legal!

14 – SESC

Aqui o passeio é aproveitado muito pelos locais, mas deve ser visitado também pelos turistas. O Sesc – Serviço Social do Comércio, é um projeto cultural, artístico e desportivo bancado por contribuições das empresas privadas.

Em São Paulo são 36 unidades. Há programas para todas as idades, então pode e deve ser feito em família. Os meus preferidos são o Sesc Pompéia, Vila Mariana, Pinheiros e Belenzinho. A arquitetura desses prédios já vale a visita! São lugares para se ler em paz, comer uma comidinha num preço justo, para se ver alguma exposição, peça de teatro ou show. 

15 – RUA AVANHANDAVA

Rua mais linda essa!  Obrigada Walter Mancini por ter nos proporcionado esse pedacinho de São Paulo tão charmoso. Conhecer um dos restaurantes da família Mancini é obrigatório. Além de provar aqueles pães italianos, queijos,  massas e vinhos maravilhosos,  o passeio na rua é uma delícia. À noite, fica ainda mais bonito com as luzinhas nas ruas.

É isso pessoal, espero que tenham gostado e principalmente: aproveitem o que Sampa tem de melhor!

IMG_20160312_174749

Bio San Palheta

Natural de Dracena-SP. Já morei em Recife-PE, Natal/RN e San Diego -CA. Atualmente moro em São Paulo. De segunda à sexta sou advogada, aos finais de semana sou turista na minha própria cidade. Coleciono cangas das praias que já visitei, cartões postais e cartões de aniversário. Meu hobby é escrever sobre Sampa no instagram sptoursherewego. Missão: fazer a listinha dos meus lugares preferidos de Sampa e compartilhar com vocês. Meu lema: Não é preciso tirar férias para passear, aproveite sua própria cidade

ENDEREÇOS:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s