12 programas clichês obrigatórios em Paris

Já me deparei com diversas matérias propondo programas alternativos aos turistas para fugir dos clichês de Paris. Eu mesma já escrevi ao longo desse primeiro ano de vida do blog vários posts com dicas inusitadas e programas diferentes em Paris.

O que eu acho mais interessante numa viagem é justamente fazer passeios que fujam do óbvio e descobrir os programas dos locais, mas como vir pra Paris pela primeira vez e ignorar os programas óbvios? Impossível.

Por isso, recomendo que na sua primeira visita à cidade luz, se jogue em todos os programas clichês e seja FELIZ!!!

1 – ASSITIR AO PÔR DO SOL DO ALTO DA TORRE EIFFEL

O maior clichê de todos, como ignorá-lo ?

Sou apaixonada pela Torre Eiffel, tenho centenas de fotos com ela e confesso que prefiro vê-la de qualquer ângulo ao invés de subi-la, isso porque acho lá em cima um “pouco” tumultuado.

Descubra 13 curiosidades sobre a Torre Eiffel.

Entretanto, como não subir em um dos principais cartões postais do mundo? Já que é pra subir, aconselho ir no entardecer, o visual é lindo e em seguida você consegue apreciar a cidade toda iluminada!

Clique aqui para obter mais informações sobre a Torre Eiffel.

Confira o post 10 lugares para ver Paris do alto.

2 – VISITAR O LOUVRE

O museu do Louvre é um dos maiores e mais famosos museus do mundo, e por isso é importante reservar pelo menos uma manhã ou tarde inteira no seu roteiro para percorrer o museu. E vá ciente de que sairá de lá sem conhecer tudo, é muita coisa pra ver!

Você pode baixar gratuitamente o App Musée du Louvre para auxiliar sua visita.

Se não tiver muito tempo pra visitar o Louvre, descubra quais são as obras mais imperdíveis.

thumb_IMG_6916_1024

Claro que uma foto clássica segurando a pirâmide não pode ficar de fora do passeio!

thumb_IMG_1459_1024

3 – FAZER UM PASSEIO DE BARCO NO RIO SENA  

Depois da Torre Eiffel, o que mais gosto em Paris é o rio Sena, e um passeio de barco por ele é imperativo.

Eu tinha lido em algum blog de viagem que o passeio era mais interessante à noite para ver os monumentos iluminados, e realmente foi lindo. Porém,  fiz esse mesmo passeio num outro dia no entardecer e achei o visual ainda mais bonito!

Eu fiz os passeios com a empresa www.vedettesdeparis.com

Uma outra empresa grande aqui é a www.bateaux-mouches.fr

4 – PASSEAR PELO JARDIN DES TUILERIES 

O Jardin des Tuileries é o mais antigo e mais importante de Paris.

Ele fazia parte do Palácio de Tuileries, uma antiga residência real. Hoje é um lindo jardim que vai do Louvre até a Place de la Concorde, repleto de esculturas, dois museus (Jeu de Paume e L’Orangerie), um lago e diversas atividades para a criançada, especialmente durante os meses de verão quando é montado um parque de diversões.

thumb_IMG_7656_1024

5 – TIRAR UMA FOTO NA PONT BIR-HAKEIM COM A TORRE EIFFEL DE FUNDO

Essa charmosa ponte em estilo art noveau foi construída entre 1903 e 1905 para substituir uma passarela do século XIX.

A ponte tem um viaduto de metrô (linha 6 – liga as estações Passy e Bir-Hakeim, de onde se tem uma vista linda do Sena e da Torre Eiffel) e já foi cenário de filmes como “Último tango em Paris” e “A Origem”.

Da varanda da ponte se tem uma vista espetacular da Torre Eiffel, onde você sempre encontrará casais de noivos fazendo ensaio fotográfico.

thumb_IMG_6369_1024

6 – VISITAR O LINDO MUSÉE D’ORSAY

Localizado ao longo do Sena, em frente ao Jardim des Tuileries, o museu se estabeleceu na antiga estação ferroviária Orsay, um edifício construído para a Exposição Universal de 1900 e é simplesmente maravilhoso. Só o prédio já valeria a visita.

O Musée d’Orsay abriga cerca de 4.000 obras de arte moderna e possui o mais rico acervo impressionista do mundo, com obras de mestres como Monet, Renoir, Degas, Van Gogh e outros.

thumb_IMG_1215_1024

Clique aqui para obter mais informações sobre o Musée d’Orsay

7 – BATER PERNA PELA CHAMPS-ÉLYSÉES E CONTEMPLAR O ARCO DO TRIUNFO

Considerada pelos franceses como a avenida mais bela do mundo, a Champs-Élysées é palco dos principais acontecimentos da vida francesa.

Ela começa na Place de la Concorde e termina na Place Charles de Gaulle, onde fica o Arco do Triunfo. Você pode percorrê-la toda a pé, ou descer na estação de metrô George V, já próxima ao Arco.

thumb_IMG_0173_1024

O Arco do Triunfo foi construído em 1806 a pedido de Napoleão Bonaparte e tinha como objetivo glorificar o exército francês, que na época fazia campanhas vitoriosas por toda Europa.

Seu papel simbólico foi confirmado após a Segunda Guerra, quando as tropas vitoriosas passaram marchando sob o arco.

IMG_4188_1024

Muita gente não sabe, mas é possível subir no topo do Arco do Triunfo. Para chegar lá é preciso fôlego, afinal são 234 degraus. Mas vale muito a pena, do alto se tem uma linda vista da cidade, especialmente no entardecer!

thumb_IMG_1223_1024

Clique aqui para obter mais informações sobre o Arco do Triunfo

8 – CONHECER O CABARÉ MAIS FAMOSO DO MUNDO

O Moulin Rouge, famoso cabaré da cidade e no passado frequentado por diversos artistas, é um dos símbolos mais famosos de Montmartre.

Foi fundado em 1889 e ficou famoso pelos ousados espetáculos com dançarinas pouco vestidas. A casa ainda apresenta espetáculos e os valores variam de 87 à 420 euros.

Se você não estiver disposto a desembolsar esse dinheiro, não deixe de pelo menos tirar uma fotinho na frente do cabaré mais famoso do mundo. Uma curiosidade: o Moulin Rouge é o maior consumidor de champagne do mundo!

thumb_IMG_1696_1024

Clique aqui para obter informações sobre os espetáculos do Moulin Rouge.

9 – CONHECER AS GALERIES LAFAYETTES 

Nascida em 1912, a Galerie Lafayette Paris Haussmann é o templo de compras símbolo de Paris.

Lá você encontra as novas tendências de moda e as grandes marcas de luxo, além de muita gente, especialmente grupos enormes de turistas chineses.

No 6 andar você encontra diversos itens de papelaria, livraria e uma loja de lembrancinhas que são um mimo.

thumb_IMG_1656_1024

Mesmo que você não esteja interessado em compras, vale a pena a visita ao prédio, que tem uma linda abóbada central em vitral e um terraço, no qual pode descansar e contemplar Paris por outro ângulo.

thumb_IMG_9279_1024

Clique aqui para obter mais informações sobre as Galeries Lafayettes.

10 – VISITAR A NOTRE DAME DE PARIS 

A Catedral de Notre Dame é um marco tão famoso da cidade quanto a Torre Eiffel.

Recebe anualmente cerca de 10 milhões de pessoas, ansiosas para contemplar seus vitrais, descobrir seus tesouros, apreciar sua arquitetura, subir em suas torres e conhecer melhor sua história. Não se assuste com o tamanho da fila, costuma andar rápido.

thumb_IMG_1290_1024

Vale muito a pena subir no terraço da Notre Dame, confira fotinhos aqui.

11 – SUBIR NA BASÍLICA DE SACRÉ-COEUR

Localizada no alto da colina de Montmartre, a Basilique de Sacré-Coeur ou Basílica do Sagrado Coração, é um dos monumentos mais visitados da França.

Do alto da basílica conseguimos ver toda Paris, e é esse panorama que atrai também boa parte dos turistas.

thumb_IMG_1728_1024

12 – VISITAR O CASTELO DE VERSAILLES E SEUS JARDINS 

Inicialmente Versailles era o alojamento de caça de Luís XIII. Em 1661, Louis XIV, o « Rei Sol » decidiu transferir a corte para lá, objetivando isolar a nobreza e os ministros, sem deixar de observar a capital Paris.

Ele contratou os maiores arquitetos da época e transformou o local num monumento luxuoso, que é imenso e extremamente impressionate. O palácio foi sede do poder até 1789, quando ocorreu a revolução francesa.

thumb_IMG_6038_1024

Nos meses de primavera e verão, os jardins ficam floridos e acontece o espetáculo Les Grands Eaux Musicales. Ao longo do imenso jardim você vai descobrindo as diversas fontes e cascatas d’água ao som de música barroca. Imperdível!

thumb_IMG_6095_1024

Aproveite também para visitar o Petit Trianon, local adotado por Maria Antonieta para se refugiar do burburinho do castelo (2km de distância).

No entorno do Petitt Trianon, fica o Hameau de la Reine, que possui um lindo lago, esculturas, casas em estilo normando, animais, hortas, jardins, onde Maria Antonieta passeava com seus filhos e desfrutava da natureza.

thumb_IMG_7579_1024

Clique aqui para obter mais informações sobre o Castelo de Versailles. 

Bonne promenade!

Bisous, Melissa 🙂

Anúncios

2 Comments »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *