15 coisas para fazer em Barcelona

Cosmopolita, com uma beleza arquitetônica singular, localizada às margens do Mediterrâneo, Barcelona é simplesmente uma cidade apaixonante, daquelas que nos conquistam logo de cara e nos fazem sonhar em passar uma temporada por lá!

IMG_0405

Conheça nesse post 15 coisas para fazer na capital da Catalunha…

1 – FAZER UMA VISITA GUIADA NA SAGRADA FAMÍLIA 

A mais diferente das igrejas da Europa, o Templo Expiatório da Sagrada Família é a maior obra do grande arquiteto Antoni Gaudí, e por isso mesmo é o monumento mais visitado da Espanha.

É um projeto inovador, audacioso, como tudo que vemos de Gaudí, e por isso mesmo fazer uma visita guiada no local é imprescindível para compreender todos os detalhes!

Foi um dos lugares que mais gostei na cidade e quero voltar lá um dia, seja para acompanhar o andamento das obras ou após 2026 para vê-la pronta… 

Para saber mais sobre a Sagrada Família: http://www.sagradafamilia.org/

2 – VISITAR O PARC GUELL 

O parque, considerado patrimônio da humanidade pela Unesco, foi projetado inicialmente para ser um condomínio de 60 casas para as famílias burguesas de Barcelona.

Tal projeto foi idealizado pelo conde Eusebi Guell e projetado por Gaudí, mas não foi um sucesso, pois os ricos da cidade achavam o local afastado e pouco urbanizado. Após a morte do conde, o empreendimento foi vendido para a Prefeitura da cidade, que resolveu fazer um parque.

Mesmo sendo um pouco afastado, vale a pena a visita, lá de cima se tem uma vista linda da cidade! 

Para saber mais sobre o Parc Guel: http://www.parkguell.cat/en/

3 – FAZER UMA VISITA GUIADA AO PALAU DE LA MÚSICA CATALANA 

O Palau de la Música Catalana é a única sala de concertos modernista Patrimônio da Humanidade.

O arquiteto responsável por essa maravilha é Domènech i Montaner e o resultado é uma sala super moderna e criativa, repleta de esculturas, vitrais e mosaicos coloridos.

O destaque é a abóbada invertida de vitrais que remete ao sol, rodeada por anjos e elementos da natureza.

Para saber mais sobre o Palau de la Música Catalana: http://www.palaumusica.cat/ca/

4 –MONTJUIC E A FONTE MÁGICA 

A colina de Montjuic tem 213m de altura e constitui a maior área de lazer de Barcelona, onde é possível visitar museus, galerias de arte, parques de diversão e o complexo olímpico.

É um ótimo lugar para apreciar a vista da cidade e assistir ao pôr-do-sol. Uma das atrações mais famosas de Montjuic é o show da Fonte Mágica na Plaça d’Espanya, que acontece durante o ano todo com espetáculos de luz e música.

5 – VISITAR AO MENOS UMA CASA PROJETADA POR GAUDÍ 

Mesmo que você não esteja muito familiarizado com o trabalho de Antoni Gaudí, numa visita rápida a Barcelona vai se deparar com tantas obras marcantes desse gênio da arquitetura, que logo vai estar reconhecendo seus trabalhos só de olhar.

Na avenida Passeig de Gràcia, muito próxima uma da outra, podemos encontrar a Casa Batlló e a La Pedrera/ Casa Milà, ambas lindas e com detalhes surpreendentes, bem característico do estilo gaudiano.

6 – FAZER UM FREE WALKING TOUR PELO BAIRRO GÓTICO 

O bairro gótico guarda vários segredos, que podem passar facilmente desapercebidos se você não for uma pessoa muita observadora ou curiosa.

IMG_0240
Colunas do Templo de Augusto

Nós andamos bastante pelo bairro, mas foi fazendo um Free Walking Tour que conhecemos de fato mais da história desse bairro histórico, o lugar onde nasceu Barcelona.

IMG_0279
Plaça de Sant Felip Neri com as marcas nas paredes da explosão que sofreu em 1938 durante a Guerra Civil. Nessa praça também foram gravados diversos filmes, como Perfume e Vicky Cristina Barcelona.

Por isso, prepare-se para encontrar diversos vestígios de construções romanas e medievais e se deparar com praças incríveis!

IMG_0229
Ponte que liga o Palau de la Generalitat e a Casa dels Canonges: reza a lenda que se você não tiver tocado uma escultura de tartaruga na cidade, ao passar por debaixo da ponte terá má sorte. Porém, se tiver passado a mão numa tartaruga, deve passar por debaixo da ponte de costas e terá sorte…kkk
IMG_0203
Plaça Reial com suas luminárias feitas pelo gênio Gaudí, seu primeiro trabalho na cidade
IMG_0257
Ruínas das muralhas romanas na Plaça Ramón Berenguer el Gran

Na frente da CaTedral de Santa Cruz e de Santa Eulália há vários guias que fazem o Free Walking Tour, a gente resolveu ali na hora e participou de um grupo que ia começar.

IMG_0265
Fizemos o tour com essa moça de guarda-chuva verde da Clubbers Tour Barcelona, foi ótimo!

Se gostar muito de história, pode ser interessante também dar um pulinho no Museu de História de Barcelona, que fica ali também no bairro.

7 – PASSEAR PELO EL BORN 

O El Born, bairro localizado no coração de Barcelona se destaca pelo labirinto de ruazinhas, repletas de restaurantes charmosos e artistas de rua. 

IMG_5907

Um ótimo lugar para flanar sem destino e se deliciar com as surpresas que surgem a cada esquina.

IMG_0396

8 – COMER MUITAS TAPAS ACOMPANHADAS DE SANGRIA 

Essa é uma experiência gastronômica que não pode ficar de fora do seu roteiro em Barcelona.

Como são servidas em pequenas porções, você pode experimentar várias tapas, acompanhadas da tradicional sangria, bebida composta de vinho, pedaços de frutas, suco e algum licor, ou alguma das diversas variações da receita.

IMG_0158
El Nacíonal é um ótimo lugar pra provar tapas, há vários restaurantes!

As minhas tapas preferidas em Barcelona são as bombas picantes e as batatas bravas!

IMG_0148
Bomba picante

9 – PROVAR OS CHURROS NA TRADICIONAL XURRERIA TREBOL 

Uma comida típica do inverno em Barcelona são os churros fininhos e sem recheio servidos com um delicioso chocolate quente.

Um dos lugares mais tradicionais para provar essa delícia é a Xurreria Trebol, que foi fundada em 1955. Além do tradicional churros sem recheio, você pode saborear churros com recheios variados.

Para mais informações: http://www.churreriatrebol.es/

10 –CONHECER A “COPACABANA” DE BARCELONA 

Barcelona tem 10 praias e a Barceloneta é a de maior fama internacional.

A praia é parada obrigatória para aproveitar um belo dia ensolarado junto ao Mar Mediterrâneo, tomar um drink no fim da tarde, fazer um passeio de bike ou apenas passear pela orla.

11 – PASSEAR NO PARC DE LA CIUTADELLA 

É uma das principais áreas verdes da cidade, foi construído para a Exposição Universal de 1888 e inspirado no Jardim de Luxemburgo parisiense.

O grande destaque é um pequeno lago com uma fonte monumental, construída pelos melhores escultores da época. É um lugar agradável para passear tranquilamente, alugar um barquinho, fazer um piquenique ou simplesmente contemplar a natureza.

12 – PROVAR O CHOCOLATE DA LENDÁRIA GRANJA M. VIADER

A história da Granja M. Viader começou em 1870 no mesmo endereço onde se encontra hoje, na estreita viela “d’en Xuclà”, no animado bairro de Raval.

IMG_0182
Eles mantém a fachada antiga do lugar, uma graça!

O lugar que começou como leitaria, expandiu seus negócios ao longos dos anos, mas preservou seu charme de tempos passados. É hoje um dos cafés mais antigos de Barcelona!!!

IMG_0178
A história da Granja M. Viader pelas paredes

O artista Picasso era um frequentador assíduo do lugar, ia pra tomar chocolate quente, que é o carro-chefe deles. Inclusive, a Granja M. Viader é a criadora da Cacaolat, uma marca de chocolate super famosa na Espanha.

IMG_0180
O famoso Cacaolat

Por todos esses motivos, claro que você vai encontrar outros turistas por lá, mas ainda há muitos locais que fazem compras ali! Foi a melhor descoberta que fiz na minha segunda passagem pela cidade, super recomendo!

IMG_0172
Granja M. Viader
IMG_0174
Não deixe de pedir alguma coisa com queijo…esse pão com queijo derretido nunca vai sair da minha cabeça, delicioso!!! rs

13 – COMER NO MERCADO LA BOQUERIA

Inevitavelmente você vai passar pela rua Ramblas em Barcelona, a rua mais turística da cidade. Quando estiver por lá, aproveite pra entrar no Mercado La Boqueria, um mercadão bem interessante e ótima opção pra comprar umas tapas ou fazer lanche rápido.

Se gostar muitos de mercadões, aproveite pra passar depois no Mercado Santa Caterina, próximo à Catedral de Santa Cruz e de Santa Eulália. Tem menos opções de coisas pra comer na hora, mas é também interessante.

IMG_0263
Mercado Santa Caterina

14 – FAZER BATE-VOLTA PARA O FERRARI LAND

Para os que adoram carros e diversão, vale a pena fazer um bate-volta para o Ferrari Land, um parque temático da marca italiana que foi inaugurado recentemente (Abril/17).

WhatsApp Image 2017-06-06 at 11.18.03

Entre as 11 atrações espalhadas em 70 mil metros quadrados de parque, destaca-se a Red Force, montanha-russa mais alta e rápida da Europa.

Ela vai de 0 a 180km/h em apenas 5 segundos e leva os visitantes a 112m de altura!

 

15 – PROVAR CREMA CATALANA

Muito se discute sobre a origem do crème brûlée da França e da crema catalana, pois como ambos são muito parecidos, até hoje rola aquela velha discussão de quem teria copiado quem.

Divergências a parte, apesar de muito semelhantes há uma diferença entre a versão francesa e a catalã, não sei bem dizer o quê, mas algo no sabor e na textura.

IMG_0400
Crema Catalana caseira do Restaurante/Bar/Café Santa Maria del Mar em El Born

Eu não tenho um preferido, gosto das suas versões. Pra chegar as suas próprias conclusões, não deixe de provar a crema catalana em Barcelona, já que é uma sobremesa muito famosa da culinária deles.

Buen viaje!

Melissa 🙂

Anúncios

1 Comment »

  1. Amore lindo meu sonho de um dia conhecer as obrad de Guadi. Faltou as obras de Modigliani rs… Bjs adorri seu roteiro de viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *